O ENTER – SEIS ANOS DE BASQUETE BRASIL…

Seis anos atrás, 11 de setembro de 2004, às 4hs da madrugada, hesitei em dar um Enter, iniciando a saga do Basquete Brasil. Não por receio de não ser compreendido, ou mal compreendido, haja vista meus sempre contestados posicionamentos e pontos de vista, mas pelo forçado afastamento das quadras, pelo distanciamento movido pelas decepções e pelas injustiças cometidas com o basquete pátrio, pelo avesso sentimento ao que de pior vinha se apossando do comando do grande jogo nesse imenso e pobre país. Pensei muito, e considerei ser profundamente injusto guardar só para mim o pouco que sei e  amealhei pelas andanças da vida, sempre estudando, pesquisando, e trabalhando muito, dentro e fora das quadras, nas salas de aula, do primário à universidade, nos clubes, nas seleções, aqui e lá fora.

A primeira matéria ali estava, na brilhante tela já a algum tempo, como me enfrentando, mais um dos incontáveis desafios que enfrentei por toda a vida, ganhando e perdendo, mas sempre aprendendo, sempre transferindo o saber, sempre buscando novos rumos, novos desafios.

Fui a cozinha e peguei uma xícara de café, voltei ao escritório, e lá estava a página incólume, brilhando, e uma imagem me desafiando com um sorriso no canto da boca, olhando bem dentro de meus próprios olhos.

Não vacilei, e com firmeza e determinação dei o ENTER, e graças aos deuses nunca me arrependi de tê-lo feito.

Amém.



10 comentários

  1. Professor Paulo Murilo,

    A sua decisao foi sabia e acertada e todos nos podemos assim continuar a aprender com voce.
    Estou enviando abaixo alguns links sobre o Basketall em Bahrain:

    link para os melhores momentos de minha equipe campea de 2008
    http://www.youtube.com/watch?v=5VSYcwAXpJg

    Bahrain basketball highlights – ultima temporada:
    http://www.youtube.com/watch?v=5VSYcwAXpJg
    http://www.youtube.com/watch?v=kGdrKmA-7iE&feature=player_embedded

    Basketball mundial evoluindo e acredito ter contribuido para o desenvolvimento do basketball de Bahrain

    Ate breve.

  2. Luiz Eduardo 11.09.2010

    Bom dia professor.
    Se der , de uma olhada neste artigo. È simples mas acho que vai direto ao ponto que o senhor fala aqui.
    Abraços
    http://blogs.lancenet.com.br/andrekfouri/

  3. Henrique Lima 11.09.2010

    Professor Paulo,
    dia de semi final de Mundial, vespera da grande final !

    Dia melhor não tem para agradece-lo por tudo que faz por nós, técnicos jovens e ou amantes do jogo de basquetebol.

    Um espaço maravilhoso de discussão, de alto nível e com grandes aulas que o senhor e os outros Professores, cito aqui Gil e Walter Carvalho, trazem sempre neste espaço dos comentários, com reflexões que mudam toda uma visão e a forma de analisar o basquetebol.

    Eu, como principiante na beira da quadra, me sinto orgulhoso de poder le-los e claro, participar deste debate tão rico.

    Parabéns pelos 6 anos ! E que venham muito outros !!

    Um forte abraço Professor !

  4. Basquete Brasil 12.09.2010

    Walter, a caminhada até aqui foi bastante árdua, mas tem valido a pena, demais. Espero que ainda possamos avançar mais além, com bons conteudos e muito bom senso. Oa links ai estão para atestar aos jovens técnicos o bom basqete que se pratica do outro lado do mundo. Continue seu bom trabalho, e torço para que um dia o realize, com a sua competência e grande conhecimente, aqui no país.
    Um abraço, Paulo.

  5. Basquete Brasil 12.09.2010

    Como vemos Luiz Eduardo, aos poucos mais e mais vozes se juntam visando o progresso do grande jogo entre nós. E muitas mais se somarão à luta. E ai terá chegada a hora das grandes mudanças, das grandes decisões. E assim será. Um abraço, Paulo Murilo.

  6. Basquete Brasil 12.09.2010

    Obrigado Henrique pelo privilégio de contarmos com sua permanente presença e incentivo. Muito trabalho ainda nos espera, e quiça possamos desenvolvê-lo a contento para o futuro. Um abraço,
    Paulo.

  7. Jalber 12.09.2010

    Graças aos deuses e para a glória dos jovens técnicos ENTER!!!

    Amém

  8. Basquete Brasil 13.09.2010

    E que esses mesmos deuses não permitam que o DELETE seja nunca acionado, prezado Jalber. Continuemos a luta. Paulo.

  9. Victor Dames 22.09.2010

    Nunca é tarde para dar o verdadeiro reconhecimento aqueles que exercem a árdua tarefa de defender as trincheiras da independência de opiniões. Embora muitas vezes discorde da maneira como o senhor defende seu sempre firme entendimento, por vezes repetitivo, ei de reconhecer sempre a coesão que o sustenta, e o irretocável caráter que permite criticar aqueles que maculam “o grande jogo” (o senhor deveria patentear esta expressão, acho-a fantástica) com uma polida veemência. Parabéns por seu trabalho, Professor. Espero que ainda possamos ver frutos dele, num renascimento do ensino dos verdadeiros fundamentos do basquete, tal qual buscou fazê-lo no único trabalho seu que tive a oportunidade de acompanhar, ainda que a distância, no valente Saldanha da Gama. Abraços!

  10. Basquete Brasil 23.09.2010

    Victor, fico imensamente feliz e recompensado quando leio um comentario desse teor, critico e justo, transparente e democratico. A não concordância é um fator de equilibrio, de maturidade, de sabedoria. Saber concordar e discordar é uma arte maturada pelo tempo, pelo imponderável fator tempo, sempre em equilibrio com o respeito e a justa compreensão. Obrigado por sua inestimável presença nos comentários sobre o grande jogo(jamais patentearia a expressão por ser de todos nós, sua inclusive), e espero ter uma outra oportunidade( sei que praticamente impossivel…) para voltar a desenvolver um trabalho calcado nos fundamentos e em alguns sistemas inovadores.Se não for possivel, aqui estarei na trincheira de sempre, até que o corpo e a mente permitam. Um abraço, e mais uma vez, obrigado, Paulo.

Deixe seu comentário