PAULO CESAR DA CUNHA MOTTA.
Paulo Cesar da Cunha Motta, foi meu aluno na Escola Carioca de Basquetebol, depois atleta na AA Vila Izabel, e mais adiante no CR Flamengo. De certa forma concorri para que cursasse a EEFD/UFRJ, mesmo sabendo que seu plano era a engenharia, onde sem dúvida teria carreira de sucesso, mas não tanto como a de Professor de Educação Física e Técnico Desportivo, no que realmente veio a se transformar, em décadas de laborioso e profícuo mister na nobre arte do ensino, influindo com seu preparo e absoluto talento sobre gerações de jovens estudantes/cidadãos.
Como jogador brilhou no CR Flamengo, nas Seleções Cariocas, Araçatuba (SP), na Seleção Brasileira Universitária na Universiade de Tóquio, como Técnico na Seleção Juvenil Feminina no Mundial de Moscou, e por muitos anos no Barra da Tijuca Basquete Clube em sua sede no Condomínio Riviera del Fiori, e como Professor no Colégio de Aplicação da UFRJ.
Éramos compadres, pois sou padrinho de seu filho Paulo Cesar, também jogador, e pai do hoje jogador do Flamengo Filipe Motta. que formavam uma tríade basquetebolista de altíssima qualidade. Discutiamos muito sobre a atualidade do basquetebol em nosso país, pensando sempre em auxiliá-lo em seu soerguimento, inclusive com alguns projetos, mas a vida e o destino assim não quis. Porém, de minha parte, e se saúde e força ainda se mantiverem em mim, darei continuidade aos nossos sonhos.
O Paulo se foi, deixando imorredouras saudades, e o legado de uma realidade de ações e intervenções do mais alto valor, de integridade, de seriedade, de preparo , conhecimento, ética, e acima de tudo, de um profundo amor a que se atirava com todas as suas forças na consecução de seus magníficos projetos, voltados a educação e a cidadania.
Hoje é um dia muito triste para mim, perdi um amigo querido e de fé.
Que os deuses o recebam com os braços estendidos, e quem sabe batendo uma bolinha com um verdadeiro mestre.
Amém.
Fotos – Arquivo pessoal.