SISTEMAS I – DEFESA LINHA DA BOLA.

Inicio uma serie de artigos sobre sistemas de jogo, defensivos e ofensivos, que empreguei nas equipes que dirigi nos últimos 45 anos, esperando que sirvam de estudos e indagações, por todos aqueles que se interessam pela compreensão do jogo. A cada mês publicarei um artigo que poderão vir na forma de fótos, como esse primeiro, diagramas e vídeos. Espero que gostem.



21 comentários

  1. Fábio 10.05.2007

    Caro Prof. Paulo Murilo

    Muito interessante e rico o material que você está disponibilizando, muito obrigado por compartilhar o conhecimento técnico com todos (falo isso por ser um jovem técnico).
    As ilustrações e a narrativa esclarecem muitos detalhes importantes. Espero que dê prosseguimento com este tipo de artigo, saiba que é de extrema valia!
    Abraços

  2. Basquete Brasil 10.05.2007

    Fabio,que bom que você aproveitou bem o artigo.A cada mês publicarei um, e só não publico mais pela dificuldade em salvar os materiais(bastante degradados pelo tempo),e pela roteirização dos mesmos que denota muito tempo e atenção.Mas publicarei o total de dez artigos desta série.Divulgue os mesmos entre seus colegas, e enviem comentários para que todos possam discurtí-los.Um abraço,Paulo Murilo.

  3. Leandro Machado 11.05.2007

    ótima ideia!

    passar seus conhecimentos tecnicos atraves de imagens, fica muito mais facil de entender.

    Gostei muito deste primeiro artigo, deixa muito claro como funciona a defesa, você costuma falar em defesa linha da bola, mas nunca compreendi completamente, agora ficou tudo mais claro.

    Muito obrigado, por dividir seu conhecimento e estou ansioso pelos próximos artigos.

    Abraços

  4. Basquete Brasil 12.05.2007

    Prezado Leandro,não estou dividindo conhecimentos,e sim somando aos existentes em nosso país.Continuidade do saber é fator básico e obrigatório para o desenvolvimento.É o minimo que procuro fazer para que o basquete torne a voltar ao lugar que conquistou com muito trabalho e dedicação.Espero que muitos mais sigam nesse caminho.Um abraço,
    Paulo Murilo.

  5. Henrique Lima 21.05.2007

    Caro Professor Paulo,
    que excepcional este documento.

    Como faz para salvar isso,se é que pode por direitos autorais para o senhor ?

    Incrivel.

    Minha internet parece que voltou melhor,agora poderemos manter contato.

    Um forte abraço
    Henrique Lima Gonçalves

  6. Basquete Brasil 21.05.2007

    Caro Henrique,fico feliz com a sua receptividade.Use o material da forma que melhor lhe aprouver,copiando as fotos,imprimindo em papel,ou mesmo em CD ou DVD.E divulgue o artigo, e os que publicarei da forma que quiser.Utilizei e criei essas técnicas por longos anos, e sempre as divulguei nos muitos cursos que dei por todo o país e no exterior.Pena que não tive a possibilidade econômica de publicá-los graficamente, mas o farei em breve através o sistema SENAI, onde publicarei umas poucas centenas de livros, pagos por mim, e que colocarei à venda pelo site a prêço de custo.Precisamos divulgar o saber,é obrigação e dever de todo professor, o que muito me orgulho de ser.Obrigado pela sua atenção e prestígio.Um abraço,Paulo Murilo.

  7. Jalber Rodrigues 03.06.2007

    Professor Paulo,
    estive muito tempo na busca por um sistema de defesa que fosse interessante para a formação de atletas, que os dessem o verdadeiro sentido de defender, ajudar e se responsabilizar pelo seu atacante e o progresso da bola em direção à cesta. Esse sistema parece ser o caminho, mas eu posso começar a trabalha-lo em que categoria?!
    Meus alunos sempre me perguntam; “Professor quando vamos aprender a marcar por setor? E´mais Fácil”!! Eu respondo – “Quando vocês dominarem a individual”!!! mas sempre me pergunto – Como mostra-los que as grandes qualidades de um bom defensor passa pelo domínio da individual?!
    PS excelente material!!!

  8. Basquete Brasil 04.06.2007

    Jalber,vamos por partes.Defesa Linha da bola é um sistema,e como tal é para ser ensinado,treinado e aplicado por toda a equipe.Cada membro da equipe deve ser ensinado e treinado dentro dos principios básicos da defesa individual.Logo,o fundamento a ser desenvolvido e aplicado é o da defesa individual,com todos os seus preceitos e rotinas.Quando todos os jogadores estiverem suficientemente treinados no 1×1 clássico será o momento de se introduzir os principios que regem a DLB.O fator mais marcante desse tipo de defesa é o desenvolvimento progressivo da flutuação lateralizada,toda ela fundamentada na pratica exaustiva da visão periférica,e na anteposição sistemática às linhas de passes.A utilização das defesas por zona nessa fase de aprendizagem fará ruir todo e qualquer esforço para a compreensão da DLB,onde cada defensor marca um atacante com rigidez e dedicação,porém desenvolvendo o sentido de flutuação lateralizada sempre que necessário.Acredito,que a correta progressão didática aponte para a divisão infantil como possivel entrada do sistema.As divisões menores têm de se ater exclusivamente à defesa individual clássica,que por si só já é bastante dificil de ser assimilada.Com esses principios,se as defesas por zona somente fossem aceitas da categoria infanto em diante,muito melhorariamos nesse fundamento essencial.Em tese,são esses os pontos básicos que sugiro a você e a todos os técnicos iniciantes,para desenvolverem melhor seus trabalhos.Um abraço,
    Paulo Murilo.

  9. Jalber Rodrigues 04.06.2007

    Bom professor parece que estou no caminho certo, todas as categorias que trabalho uso a individual, e na progressão 1×1 2×2 e 3×3 ate chegar na individual clássica que era o produto final, ate conhecer a DLB com lateralização.
    Agora, todas as minhas categorias são de jogadores que estão iniciando o basquete, ( o trabalho com basquetebol na minha cidade começou a 1 ano, antes disso ninguem jogava ou treinava de forma sistematizada )mesmo o infanto , cadete e juvenil… o professor acha que devo manter o trabalho com a defesa individual, nas categorias maiores, e deixar o trabalho por zona depois que conseguir que eles assimilem a DLB?
    PS: Muito obrigado pela ajuda!!!! Só assim nos, iniciantes na arte de ensinar o basquete conseguiremos dar qualidade ao nosso trabalho. E são poucos os que se dispõem a nos ajudar!! OBRIGADO!!

  10. Basquete Brasil 04.06.2007

    Jalber,o caminho é este,vá em frente,mesmo que tenha de enfrentar alguns impasses e aparentes retrocessos.Ponha em mente que a função primordial das divisões de base é a formação,e se os títulos chegarem tanto melhor,mas não necessariamente primordiais.Um artigo que publiquei em 19/2/05,”Defender não é para quem quer….”,e a série “O que todo jogador deveria saber”em muito o ajudarão na caminhada.Coloque na realidade de seus jogadores a evidência de que só marca zona quem domina os princípios da individual.Entendido isso e aceito por todos,os progressos serão evidentes.Sucesso e muito trabalho.Um abraço,Paulo Murilo.

  11. Murilo 04.05.2008

    Muito boa essa iniciativa. É muito difícil achar material na internet com essa qualidade, tanto de forma quanto de conteúdo. Excelente material. Não sou técnico, nem nada… apenas um jogador de fim de semana em busca de aperfeiçoamento e mesmo assim tirei grande proveito do material.

  12. Basquete Brasil 05.05.2008

    Prezado Murilo,fiquei feliz com a sua receptividade ao artigo.Espero que obtenha melhoras em seu jogo.Um abraço,Paulo Murilo.

  13. karine 15.11.2008

    pow meu legal tudo isso o mundo do basquete amo muito esse esporte e muito especial pra mim pow escreva mas pra mim cintir minha emoção!!!
    beijinhos fique na paz!!!

  14. Basquete Brasil 16.11.2008

    Prezada Karine, publiquei ontem o artigo de numero 481,os quais dedico à sua emoção de admiradora do grande jogo.Leia-os aos poucos e devagar, e quem sabe muito de emoção poderá fluir. Sempre será uma honra tê-la como leitora. Um abraço, Paulo Murilo.

  15. Dani 03.07.2009

    Caro Paulo…

    Adorei sua iniciativa.
    Tudo ficou mais claro sobre basquete.Estava fazendo uma pesquisa da escola, consegui responder todas as questões graças a você
    Adorei(de novo) e espero ver mais artigos….

    Abraço

    Dani

  16. Basquete Brasil 04.07.2009

    Prezada Dani,obrigado por sua amável audiência, e prometo para muito em breve mais artigos técnicos, inclusive em vídeo.Um abraço,
    Paulo Murilo

  17. […] de forma plena e sem receios de passes em cobertura, já que a flutuação lateralizada os cobrem automaticamente. Se iniciarmos essas mudanças na seleção, fatalmente refletirá nas divisões de […]

  18. […] e paralelamente desenvolvi um sistema defensivo individual baseado na Linha da Bola, com as flutuações lateralizadas, jamais verticalizadas, como são utilizadas pelas equipes […]

  19. […] e aconselhei num recente artigo, e que mesmo carentes individualmente, passemos a defender na Linha da Bola, onde uma flutuação lateralizada compensa bastante falhas individuais, facilitando o […]

  20. […] e aconselhei num recente artigo, e que mesmo carentes individualmente, passemos a defender na Linha da Bola, onde uma flutuação lateralizada compensa bastante falhas individuais, facilitando o […]

  21. […] um pouco?), apresentando, talvez, a maior de todas as conquistas, defesas excepcionais, na linha da bola, e mesmo zonais de extrema eficiência, combatendo ferozmente os armadores, e contestando com ardor […]

Deixe seu comentário