APLAUSOS AO BIS.

“É um grupo que não foi formado agora, vem sendo convocado a algumas temporadas, formando uma base bem sólida dentro da filosofia de trabalho da Comissão Técnica. Temos grandes jogadores que vestem com orgulho a camisa do Brasil e estão dispostos a representar muito bem o nosso país nos Jogos Pan-Americanos do Rio de janeiro e no Pré-Olímpico”.

“O Pan será muito importante para o Marcelinho. Ele é o único que pode ser tricampeão e ainda vai estar jogando em casa”.

“O Pan-Americano vai servir como preparação para o Pré-Olímpico, mas é claro que é uma preparação que tem uma importância muito grande”.

“O João Paulo está sendo observado há algum tempo e é um jogador muito forte, que pode ser um pivô de força, algo que todo time precisa”.

“O Paulão, por exemplo, é um jogador juvenil, mas que já treinou com o grupo. O Rafael jogou uma Copa América e o Caio foi até o Mundial”.

São declarações do técnico da seleção brasileira junto à imprensa logo após apresentar a lista de convocação para as duas competições. Na mesma, somente dois jogadores são armadores puros, sendo que os demais poderão ser adaptados como alas-armadores, assim como a maioria dos pivôs relacionados são da categoria “pivôs de força”, e não pivôs velozes e ágeis.

Conclusões- Teremos de volta a “filosofia” de uma comissão técnica derrotada e pior, prontinha para repetir os erros incomensuráveis de um passado bem recente. À começar pela manutenção dos cardeais, aqueles jogadores donos de posições indisputadas e porta-vozes de uma ética peculiar denominada “grupo fechado”, a tal base sólida mencionada pelo técnico chefe.

Em conformidade com a “filosofia” implantada e marmorizada, atuaremos com um só armador, treinado na arte dos sinais, emanados das coreografias mais do que manjadas do repertório técnico-tático repetitivo e de amplo conhecimento da mais simplória equipe que enfrentaremos, todas magistralmente desenhadas numa folclórica prancheta de triste e permanente presença. E no caso desesperado de atuarmos com dois armadores, testemunharemos adaptações sempre prontas a tropeçarem e atropelarem a bola no afã de exercerem sobre a mesma uma técnica que simplesmente desconhecem.

Entrementes, sequer foram relacionados, ao menos para um treinamento preliminar, um grupo de armadores que vêm apresentando excelentes performances em suas equipes, tais como o Fulvio, o Matheus, o Fred e até mesmo o veterano Helio, que na companhia de outro veterano, o ala Rogério, se encontram numa forma técnica apreciável. Mas claro, todos afinados com uma forma diferenciada de atuar contrastante com a retrograda “filosofia” da douta comissão.

Fica patenteada a continuidade da utilização de pivôs de força, situação antagônica às nossas tradições de velocidade e destreza, para as quais nossa biotipologia é tão bem direcionada, mas que não encontra eco no seio dos donos da verdade basquetebolística, sendo que alguns dos que integrarão a delegação final sequer entrarão em quadra, a exemplo do ocorrido no mundial passado. A atração exercida pela presença de massas físicas nos bate-bolas de apresentação, representam, como fetiches, uma atração incontrolada nessa comissão, que por conta disso deixam de fora jogadores que realmente representassem nossa real e indiscutível força.

Força esta que somente se faria presente se liderada por um técnico que representasse lidimamente uma forma de jogar que beneficiasse nossos valores e tradições, que se encaixam perfeitamente com o movimento inovador que vêm se antepondo ao modelo NBA no mundo, principalmente do lado europeu, e que é ferrenhamente defendido e empregado em nossas últimas seleções nacionais, com resultados deploráveis.

Enfim, testemunharemos mais uma etapa de desmando técnico, tático e ético protagonizado, não por uma comissão conivente com cardeais e aspirantes a títulos romarizantes, onde milésimos gols e tricampeonatos pessoais se antepõem aos verdadeiros objetivos concernentes a uma seleção nacional, mas sim a uma pseudo-liderança representada por uma entidade falida no âmbito técnico, e principalmente no administrativo, já que eminente e nefastamente política. Gol mil para o grego melhor que um presente, e sua comitiva de áulicos e incompetentes. Isso é Brasil.



8 comentários

  1. Daniela Mann 19.05.2007

    Passei para agradecer as palavras tão amáveis que tem deixado no amar-ela.
    Do fundo do coração, muito obrigada!

  2. Anonymous 21.05.2007

    Caro Professor

    Não dá mesmo para entender esta convocação de apenas 2 armadores, mais uma vez, em um grupo tão grande. Acho que as dificuldades irão começar nos treinamentos. Sem querer levar nenhuma “brasa para a minha sardinha”, mas por acompanhar de perto o jogador, já que o Valtinho não tem interesse em participar de seleção (ainda não consegui entender o porquê), acho que o Hélio da UNITRI merecia uma convocação junto com os demais que V. citou.
    Um abraço

    Reny Simão – Uberlândia-MG

  3. Basquete Brasil 21.05.2007

    Daniela,passar pelo seu site mesmo sendo de uma área tão diferente da minha é um real prazer.Continue com seu excelente trabalho.Um abraço,Paulo Murilo.

  4. Basquete Brasil 21.05.2007

    Caro Reny, não só o Helio,mas inúmeros outros sequer foram lembrados.Muitos dos relacionados são reservas em suas equipes lá fora,e não têm atuado da forma deslumbrante que apregoam.Marketing funciona dessa forma, pois alguns deles têm páginas próprias e profissionais de midia promovendo-os.Os daqui,por mais que se esforecem e batalhem na quadra não terão o apeal de jogarem no exterior.Dirigir “estrelas” internacionais gera prestígio,bem dentro das tradições caipiras.Vamos ver no que dá,apesar de sabermos o que dará.Um abraço,Paulo Murilo.

  5. Henrique Lima 21.05.2007

    Caro Professor Paulo Murilo ,depois de muito tempo retorno.
    IMPOSSIVEL nao se revoltar com a convocação.

    DOIS ARMADORES ?!?!

    N PIVOS IGUAIS ?!?!?!

    Putz … Brasil vai vencer quem assim no Pre Olimpico ??

    Que seleção do mundo joga com 2 armadores NA CONVOCAÇÃO !?!!?

    O coletivo vai ser interessantissimo.

    Machuca um armador vai entrar o Guerrinha para compor o treino.

    Que lamentavel.

    Abraço e estou estudando a proposta do senhor como coloquei por mail !

  6. Basquete Brasil 21.05.2007

    Prezado Henrique,a ânsia de liderar(?)”estrêlas” por parte dessa comissão é tão tocante,que se expõem ao ridículo de uma convocação fora de quaisquer padrões aceitáveis,e olha que não são tão “estrêlas” assim,existem controvérsias…Agora,
    fazer jogar em alto nível os muitos que aqui estão é outra conversa,pois talento diretivo e de liderança não se compra em venda de esquina.Mas isso é outra conversa.Um abraço,
    Paulo Murilo.

  7. felipe 22.05.2007

    Olá professor.
    Como ja havia recomendado o Henrique, vim ler o seu texto sobre essa lamentável convocação do Lula.

    Acho que o nosso tecnico não acompanhou a final do Paulista que foi de alto nível. Não pré-convocar o Fulvio é brincadeira, como armador puro prefiro muito mais ele do que o proprio Nezinho.

    O triste é que veremos mais uma vez o Leandrinho sendo utilizado como armador principal, Marcelinho com aproveitamento abaixo dos 35%, Guilherme não defendendo ninguém…E por fim o Brasil perdendo no final do jogo e a comissão dizendo que foi azar…

    abraço

  8. Basquete Brasil 22.05.2007

    Felipe,o pensamento é mais ou menos o seguinte:”não,dessa vez treinaremos mais do que jogaremos,praticaremos mais fundamentos,apérfeiçoaremos os arremessos,principalmente os lances-livres,e calaremos as bocas que nos criticam.Afinal,somos os melhores,os que sabem das coisas,e provaremos isso,eles vão ver!” Aí,meu caro,a realidade das aparições sob os focos das TVs,as entrevistas nos jornais,o faz de conta de alguns jogadores nos treinos e que se acham lideres,o despreparo técnico-tático ante a realidade internacional,o reinado da prancheta e do lapitopi caipira,sem que notem,os levarão perante a realidade mediocre de seus conceitos ufanistas.E tudo será como antes,ou pior.Não acredito em nenhum deles,o que é lastimável.Um abraço,Paulo Murilo.

Deixe seu comentário