MELHOR?

DATA-FRASE:

“Você tem que se cercar de gente melhor que você, porque assim você será melhor que eles”.

Ary Vidal

Assim se inicia a última postagem do excelente site Databasket, com uma frase profundamente controvertida de um técnico que marcou época no nosso basquetebol, sendo inclusive um dos mais laureados. Sua colocação nos leva de imediato a três possíveis indagações: Cercando-se politicamente, tecnicamente ou intelectualmente?

Politicamente é o que vemos hoje em dia, não só no esporte, mas nas atividades em geral. Vivemos a era do QI, do quem indica, na qual os valores por mérito atingiram os mais baixos índices de que se tem notícia em nossa sociedade. Estudar, pesquisar, trabalhar duro de sol a sol, tem muito menor importância do que se cercar de influências e próceres políticos, muito mais interessados em auferirem lucros, de preferência de fundos públicos, do que se dedicarem a causas de somenos importância, como por exemplo, educação. Ao nos cercar de pessoas com melhores influências e conhecimentos políticos, ultrapassaremos os mesmos nos seus nichos profundamente enraizados?

Tecnicamente, como num processo osmótico têm-se a impressão de que o simples fato de cercar-nos aos nossos pares, nos seriam transferidos conhecimentos, experiências, vivências, estudos e pesquisas, tão dolorosas quanto o largo, inescrutável e distante horizonte que nos separam de seus nem sempre ansiados resultados. Seria como se adquiríssemos tais e tantos conhecimentos pelo simples fato de nos cercarmos de quem sabe e os dominam mais do que nós. Mas a que ponto tal ação nos dotaria de tanto saber? Por imitação, ou pela aplicação pura e simples de tais conhecimentos sem maiores e cansativas elucubrações?

Intelectualmente, ao nos cercarmos de pessoas mais preparadas, não necessariamente melhores do que nós, e nos ombrearmos com as mesmas pelos valores culturais, educacionais, filosóficos, existenciais e até científicos, teremos como meta os ultrapassar, ou somarmos aos seus esforços para a melhoria e o engrandecimento da sociedade em que todos nós vivenciamos nossa falibilidade humana? Qual a importância de se mostrar melhor do que todos, o que é uma quimera, quando seus esforços somados aos demais poderiam atingir patamares realmente importantes?

Creio, honestamente que o importante técnico poderia mudar algumas palavras, conotando-as à uma premente necessidade que os nossos jovens precisam adquirir em suas caminhadas para um futuro pouco promissor, porém repleto de esperanças e desejos. A necessidade de se cercarem de pessoas mais cultas do que eles, para juntos, num processo evolutivo, atingirem a excelência, fator básico no progresso de qualquer nação que se considere séria.

Sugiro então uma frase: “Você deve se cercar de pessoas mais cultas, a fim de que juntos todos possam evoluir”.

Amém.



Deixe seu comentário