UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA…

Houve um dia no ano de 1963, que em pleno maracanãzinho repleto de entusiasmados torcedores, conquistávamos o bi-campeonato mundial de basquetebol, numa final empolgante contra a equipe norte-americana. E na época, 25 mil eram os lugares nas arquibancadas e cadeiras daquele mítico ginásio, em vez dos atuais 15 mil lugares limitados pelo conforto dos assentos numerados.

Foi uma conquista memorável, mas que com o passar dos anos e das péssimas administrações encasteladas na CBB caíram no esquecimento. Mas nada poderá apagar a grande conquista, aquela que marcou o destino do grande ginásio que foi construído para o segundo campeonato mundial dez anos antes, em 1953.

Recentemente, o ginásio foi remodelado para os Jogos Pan-Americanos, para servir de palco ao voleibol e ao futsal no recém findo Mundial da modalidade, com a equipe brasileira se tornando campeã. Dois títulos mundiais afastados por 45 anos de existência, mas diferenciados na forma como serão lembrados.

O grande jogador Falcão inaugurará a calçada da fama perpetuando com seus pés o título conquistado de melhor jogador da competição, merecidamente aliás, mas que deveria ser antecedido pelas mãos de alguns dos grandes campeões mundiais de 1963, que tanto honraram as cores nacionais.

Trata-se de um ato de justiça e reconhecimento , que se não viabilizado, minimizará a conquista do futsal e de seu grande jogador, já que estabelecido à margem de uma amarga e indesculpável lacuna.

Que se faça justiça.

Amém.



13 comentários

  1. Roberto Lopes Bastos 21.10.2008

    Caro Paulo. Que ano maravilhoso para o basquetebol brasileiro,1963 Brasil Bi-campeão do mundo. Por que? O que foi feito até então? O que deixamos de fazer? O Brasil regridiu? Globalizado? Ditadura? Capitalismo? Socialismo? Pra mim ha sempre a sensação de ter perdido alguma cousa. A partir dos setenta anos,mesmo com ginastica e outros artificiois modernos,é complicado olhar para frente. Ainda hoje jogo uma pelada de baskete,e muitas vezes com sensação de um jovem, amador. Realmente devemos colocar as maos daqueles grandes atletas na calçada da fama. Um forte Abraço Roberto.

  2. Basquete Brasil 22.10.2008

    Prezado Roberto,o que aconteceu? Incompetência, má fé e a mais absoluta falta de credibilidade por parte da turba que se apossou do basquete brasileiro.Quanto aos nossos campeões mundiais,são meros detalhes nesse terrível jogo de poder.Um abraço,Paulo.

  3. Roberto Lopes Bastos 23.10.2008

    Caro Paulo: A foto que esta do lado de seu comentario mostra alem do Falcão as figuras ilustres do futsal. Vou citar apenas dois: Dr. Aesio de Borba e Dr. Alvaro Melo. Ambos de origem do grande jogo e CEARENSES Onde foi iniciado o futebol de salão. A contribuiçao do basquete ao futsal nome modificado pelo Dr Alvaro Melo, para dar- maior personalidade ao Futebol de salão. Tudo que poderia ser do Basketball aqui no ceará foi perdido para os outros esportes por falta de bons dirigentes. E continamos perdendo,aja visto o ,vechames e mais vechames que andamos passando pelo Brasil a fora. Passamos mais de 40 anos e ntre os 5 melhores do basquete em tododas as categorias dos campeonatos Brasileiros. Tempo bom, adianta lamentar o leite derramado? Sérá que voltaremos ha sermos o que fomos? Pergunta que deveria ser feita aos cearenses, mas dependemos tambem de uma vontade politica dos nossos politicos. UM ABRAÇO Roberto.

  4. Basquete Brasil 24.10.2008

    Prezado Roberto,acredito que possamos,não os políticos,reverter a situação falimentar do nosso basquete,e para isto urge a necessidade de não nos omitirmos em quaisquer circunstâncias que envolvam os assuntos federativos,clubísticos e escolares,para ao final alcançarmos o objetivo confederativo, num trabalho lento,seguro e transparente.Pode parecer um sonho, mas um sonho perfeitamente alcançavel.Um abraço, Paulo.

  5. Roberto Lopes Bastos 25.10.2008

    Caro Paulo. O que estamos precisando de imediato é um grade festival de Mini-Basquete. Com todos os estados Brasileiros perticipando. Patrocinado por todos os órgãos que trabalham com crianças.Presidende dos trabalhos: Paulo Murilo. O grande intelectual dos tecnicos de basquete do Brasil. Sem confete. Bolando os efeitos que podem surgir com a magnitude desta promoção. A Espanha é o grade modelo. Ultimos resultados; Olimpiadas seu time de basquete. So como sugestão, Tudo ficara a seu criterio. Um abraço Robero.

  6. Basquete Brasil 26.10.2008

    Prezado Roberto,pelos deuses, não me coloque neste patamar, sou um simples professor e um técnico dedicado,somente.A idéia do festival de mini-basquete é excelente,mas no plano estadual,já que deslocar pré-adolescentes pelo país não é boa política educacional.Seriam 27 campeões, seguindo rígidamente as regras do mini, as originais, onde o aspecto competitivo teriam as dimensões relativas às idades dos participantes.Competições nacionais só deveriam ser empreendidas acima das categorias sub-17, dada às dimensões do país. Infantís e infantos competiriam também em seus estados, juvenis em suas regiòes e acima dai nacionalmente. Esta politica qualificaria e desenvolveria o basquete regional,base do nacional.Mas são conjecturas, talvez um sonho, quem sabe, alcançavel…
    Mesmo assim, obrigado pelo seu apoio e pelo constante incentivo.um abraço, Paulo.

  7. Gil Guadron 26.10.2008

    Paulo:

    Como sempre os melhores desejos para voce.

    Recien regreso de “DePaul University Basketball Coaches Clinic” y converse con Coach Jerry Wainwright, entrenador del equipo masculino — entreno la Seleccion USA Sub-19 medalla de Plata en el Campeonato Mundial de 2007, y Tambien converse con Coach Doug Bruno, entrenador del equipo femenino — entreno la Seleccion USA Sub-19, campeona Mundial 2007.

    Ambos coaches nos permitiran asistir a observar sus entrenos durante su proxima estadia aqui en Chicago. De tal manera que si le sumamos los partidos a los que asistiremos, sera una estancia con mucho sabor a basquetebol.

    Le suguiero llege a Chicago el dia jueves temprano por la noche.Por favor llameme para ultimar detalles.

    O grande abraco.

    Gil

  8. Roberto Lopes Bastos 27.10.2008

    Caro Paulo: Fiquei curioso: A dimensão do pais atrapalha o desemvolvimento do basquete? A idade,tambem? Quado seria a hora de praticar basquete?O mundial de mini realizado na Espanha não foi bom?O que houve? Poderias me Informar? Sera apenas sonho educar ataves de pouca idade,depois de coordenado,etc..etc? Tenho tambem duvidas se devemos iniciar no basquete dando os fundamentos para valer ou apenas recreiando? Ou as duas cousas? São perguntas elementares,mais virão grandes respostas tenho certeza. Bom, finalmente,como nos ´professores mais velhos deveriamos abordar estes jovens? São curiosidades,bastante elementares mas que para mim tem um seguinificado incompreensivel. Até agora, antes de sua resposta. Um abraço Roberto.

  9. Gil, logo que eu esteja com as datas das apresentações da Andrea em NY te ligo para combinarmos a ida até Chicago, para nos fartarmos de tanto basquete. Um abração, Paulo.

  10. Basquete Brasil 28.10.2008

    Prezado Roberto, se você se reportar a um artigo que publiquei em dezembro de 2007-http://blog.paulomurilo.com/2007/12/11/convite-feito-convite-aceito/ ,entenderá as questões das distâncias e idades.Quanto às suas dúvidas sobre fundamentos/recreação, sabemos nós professores que ambos podem ser dados simultâneamente,afastando inclusive a competição precoce nessa idade formativa.O mini-basquete,que ainda hoje é mantido na Europa em seu formato original,propicia o desenvolvimento de todos estes princípios educativos, atendendo plenamente o desenvolvimento natural dos jovens.Aqui no Brasil,em algumas regiões desvirtuaram o jogo,transformando-o em competiçôes abertas, o que muito tem prejudicado a formação dos jovens envolvidos nas mesmas, principalmente quando defendidas por pais que alocam suas frustrações nos jovens filhos.Um abraço,Paulo.

  11. Fernando 29.10.2008

    Caro Profº Paulo Murilo

    As grandes dimenções de nosso país atrapalham que se possa fazer um campeonato de nivel nacional de mini-basquete.
    A idéia seria interessante por estado, um campeonato pela area do estado, além de mais facil de se realizar seria economicamente mais traqüilo.
    Gostaria de saber de você Profº como acha que seria possivel que se fizesse o grande esporte voltar a chamar a atenção de nosso povo.

  12. Basquete Brasil 31.10.2008

    Prezado Fernando,exatamente pela divulgação e realização de torneios,encontros e até competições com equipes de formação, como proposto no mini.Com uma base participativa,e de massa,teriamos o grande jogo de volta ao seu devido lugar.Investir em divisões superiores ,sem a base necessaria é chover no molhado.Essa é a minha certeza desde sempre. Um abraço, Paulo Murilo.

  13. […] 21/10/2008 publiquei o artigo – UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA- e vejo que a mesma foi feita, mesmo que em vésperas de uma eleição para o comando da […]

Deixe seu comentário