MAGISTRAL DOCUMENTÁRIO…

O ano de 1959 foi marcante, principalmente pela definição do que planejava para meu futuro. Dois anos antes já dava os primeiros passos como técnico de basquete, na escolinha do Grajaú TC, e tendo terminado o segundo grau me habilitei ao vestibular de direito, sonho de meu velho e causídico pai, mas que sofreu um retardo pela convocação ao serviço militar no CPOR. Como o acesso ao oficialato da reserva me tomaria todos os fins de semana pelo prazo de dois anos, optei pelo serviço militar tradicional que me liberaria após 10 meses. E foi durante esse período que despertei para o magistério e a técnica desportiva como meta prioritária, embalado pela vitoria do nosso basquetebol, que sábado passado comemorou os cinqüenta anos da conquista do Mundial em terras chilenas, a qual acompanhei com incontido orgulho cívico e desportivo. No ano seguinte ingressei na ENEFD, atitude compreendida e aceita pelo meu pai, e nada aceito por minha mãe. E segui meu destino.

Hoje, revi o documentário da ESPN Brasil que me havia emocionado profundamente ontem, pois toda aquela realidade dos meus 18 anos, como num passe de mágica e sonho, renasceu com a força das grandes sensações e emoções guardadas no fundo da alma. Retornei no tempo através as imagens desbotadas daqueles grandes artistas do grande jogo, das musicas que nos embalavam, das histórias de sacrifícios e abnegação que serviram de base para a memorável conquista, mescladas por suas figuras atuais, encanecidas e sabias, plenas de exemplos e coragem. As recordações dos que já se foram, tocantes e sensíveis, emolduraram todo um brilhante trabalho de honesta e elucidativa pesquisa, num contraponto perfeito com aqueles que ai estão nos passando todo um universo de conquistas e trabalho honrado, como que indicando às novas gerações os caminhos à seguir. E que deverão fazê-lo, pois exemplos como estes dificilmente poderão encontrar, num tempo em que o individuo se perde numa globalização que nega o humanismo em prol de um pragmatismo absurdo e cruel.

Brilhante o documentário da ESPN Brasil, como também o foi o programa comemorativo da SPORTV com os grandes campeões. Pena que num circuito de televisão à cabo, longe da massa de jovens que por todo esse país clama por lideranças de fato, e não de falsos ícones e suas enganosas mensagens.

O documentário da ESPN Brasil deveria ser transformado em DVD e distribuído pelas escolas do país, assim como muitas de suas reportagens contidas nas Caravanas do Esporte, como temas de esclarecimento cultural para os nossos jovens, tão carentes de mensagens positivas e de esperança. E assim como a emissora se associou a uma empresa radiofônica em AM e FM, muito poderia ajudar a desenvolver o esporte educativo do país se fizesse o mesmo com uma emissora de canal aberto, ao menos na divulgação massiva de obras magnificamente acabadas como o documentário do Mundial 59.

Ainda profundamente emocionado, parabenizo a equipe produtora do documentário pela sua sensibilidade, domínio artístico e jornalístico, e profundo amor pelas conquistas magistrais do esporte brasileiro, assim como também parabenizo nossos grandes jogadores, pelo exemplo e o desprendimento que os premiaram como dignos e magníficos campeões mundiais.

A todos agradeço de coração.

Amém.



Deixe seu comentário