DE VOLTA AO TRABALHO…

E meu drama não terá fim, a não ser que eu volte a trabalhar ( me aposentei depois de 50 anos de labuta intensa) para sustar o leilão de minha casa no próximo dia 16, depositando em juízo a pretensa quantia condominal devida, condomínio este que jamais constou de minha escritura definitiva, como mencionei no artigo Minha Casa da semana passada. E quando digo trabalhar é porque não tenho tal quantia, e tampouco a possibilidade de um empréstimo bancário, pois ainda estou pagando o que fiz para as obras de contenção de uma ribanceira nos fundos do meu terreno. É um divida que pagarei até 2013 no Banco do Brasil.

Então, mesmo aos 70 anos, mas com uma saúde física razoável e mental excelente, tentarei voltar ao mercado de trabalho por onde me realizei por mais de 45 anos, o amado basquetebol, ou à lide universitária.

Tenho recebido muitos emails de apoio e amizade, alguns, inclusive, oferecendo-me quantias que pudessem ajudar no levantamento da injusta dívida, e que me comoveram às lágrimas. No entanto, ainda tentarei saldá-la com meu trabalho, se for contemplado com uma oportunidade de exercê-lo, quando um adiantamento permitiria o depósito em juízo, obstando o leilão, e cujo valor de 35 mil reais somente seria liberado para uma das partes ao final do julgamento de todos os recursos cabíveis e em andamento, inclusive no âmbito da justiça federal. Daí em diante cumpriria meu contrato pelo tempo usual, no qual saldaria a divida em parcelas mensais, e não perderia meu único bem, a casa de minha família.

Mas para tanto preciso de um trabalho, seja onde for, para a categoria que for, nem que nas fronteiras deste imenso país, e para o qual porei à disposição minha experiência, minhas qualificações, meu passado-presente honesto e profícuo, minha enorme e inamovível fé no mérito, que é conquistado pelo saber, pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho.

Esta é a verdadeira ajuda de que necessito para, por mais uma vez, superar as vicissitudes de uma vida que nunca foi fácil, mas da qual me orgulho desde sempre.

Agradeço àqueles que possam me destinar tal oportunidade, de coração.

Amém.

PS- Anexo um breve currículo.

– Licenciado em Educação Física pela EEFD/UFRJ em 1962

– Graduação em Técnica Desportiva (Basquetebol), pela EEFD/UFRJ em 1963

– Bacharel em Jornalismo Audiovisual pela ECO/UFRJ em 1975

– Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/RJ em 1975

– Doutorado em Ciências do Desporto pela FMH/UTL Lisboa em 1992

– Professor de Ensino Primário e Médio concursado no Rio de Janeiro e Brasília de 1963 a 1969.

– Professor Universitário Concursado da UFRJ/UFF/Faculdade Castelo Branco, e convidado da UERJ, de 1970 a 1997.

– Técnico de Basquetebol de todas as categorias masculinas e femininas de 1958 a 1998, em clubes, colégios e seleções do Rio de Janeiro e Brasília.

– Professor em Clinicas de Basquetebol em diversos estados do Brasil pelo DED/MEC, SESI e Federações Regionais.

– Idealizador e fundador das duas primeiras Associações de Técnicos de Basquetebol do país, a ANATEBA em1971, e a BRASTEBA em 1975.

– Técnico Emérito da FBERJ, aprovado em assembléia em 1976.

– Assessor da Vice-Presidência de Relações Interiores da CBB em 1975/77.

– Conferencista na Abertura do 3º Congresso Mundial de Treinadores de Língua Portuguesa, com o tema “ O técnico de Sucesso”, em Lisboa, 2009.-

– Editor desde setembro de 2004 do blog Basquete Brasil (www.paulomurilo.com).13062009009



7 comentários

  1. David Barros 11.10.2009

    Muitos passam por crises, da superação delas nasce uma pessoa muito melhor que a anterior.

  2. Basquete Brasil 12.10.2009

    Depende do preço a ser pago para superá-las prezado David.Muitas vezes ele está acima das possibilidades de um ser comum, premido pela injustiça e pela incúria. Nada pior do que o sentimento de impotência ante um designio espúrio e equivocado.Nem sempre a lei prima pela justiça, já que seara dos poderosos. Não vejo como uma pessoa possa melhorar pelo sofrimento desnecessario e cruel.
    Paulo Murilo.

  3. Basquete no Corredor Esportivo 12.10.2009

    Ás vezes passamos várias dificuldades no nosso caminho para chegar ao sucesso:

    Thomas Edson – Livros afirmam ter feito mais de 1.000 tentativas até descobrir a lâmpada: e hoje não nos imaginamos sem ela.

    Michael Jordan – Errou mais de 9.000 arremessos e perdeu mais de 300 jogos: e se tornou o maior jogador de basquete dos últimos tempos.

    Rubinho Barrichello – Precisou de 123 corridas até conquistar a sua 1ª vitória na Fórmula 1: o Rubinho é um exemplo de determinação e persistência.

    O seu sucesso é resultado de várias tentativas. Muitas vezes pensamos que fracassos não combinam com sonhos. Mas é aí, exatamente aí que você irá se aperfeiçoar. Mantenha-se firme e tenha certeza de que após algumas derrotas, voltarão a vir grandes conquistas.

  4. Basquete Brasil 13.10.2009

    Prezado editor,Edson, Jordan e Barrichello superaram obstáculos profissionais de monta, e admiravelmente venceram em suas profissões. Também venci na minha, sofrendo as mesmas privações e obstáculos. Mas perder um único bem que se possui de forma irregular e injusta coloca você em um outro patamar, o da sobrevivência.Esse é o real problema. Mesmo assim obrigado pelo apoio e pelos exemplos.
    Paulo Murilo.

  5. Do_sul 16.10.2009

    Boa noite Professor, apesar de não concordar com muitas de suas posições aqui. Inclusive a dupla armação. Gostaria de lhe desejar boa sorte na questão da sua casa e no seu retorno ao mercado de trabalho. Sem dúvida que se trata de um profissional mais que qualificado e que acrescenta muito onde quer que seja inserido e que tem muito a ensinar aos jovens. Acho que ainda podes dar uma grande cntribuição ao basquete nessa nova retomada que o grande jogo está tendo aqui no BR. Boa sorte e sucesso, rezarei para que tudo de certo na questão da sua casa.

  6. Basquete Brasil 16.10.2009

    Olha prezado….(gostaria imenso pronunciar seu nome)Do Sul, são sempre bemvindas discordâncias técnicas, profissionais, administrativas, etc, pois deflagram a boa discussão, o bom e evolutivo debate.
    Obrigado pelos votos de sucesso na luta pela minha casa, e já posso adiantar que com a ajuda e socorro de amigos de verdade pude contabilizar a quantia necessária à suspensão do leilão, assim como tenho de agradecer os votos de sucesso enviados por muitos desportistas leitores do blog.
    Quanto ao voltar à lide, só posso aguardar que alguma entidade se interesse em contratar um veterano de 70 anos que ainda ama profundamente o grande jogo.
    Um abraço, e obrigado, Paulo Murilo.

  7. Basquete Brasil 16.10.2009

    Em tempo prezado Do Sul, a seleção sub 17 feminina que irá ao Sul Americano selecionou em seu elenco final quatro armadoras, numa prova cabal de que o sistema único já encontra confronto direto com a dupla armação, e o mais importante, à nivel de seleção brasileira.Sem dúvida é um substancial progresso. Paulo Murilo.

Deixe seu comentário