OS VIGÉSIMO PRIMEIRO E SEGUNDO DIAS…

?

Ontem, segunda feira descansamos até o treino da tarde, quando efetuamos uma atividade de ajustes nos arremessos e discutimos os números do jogo contra o Paulistano, principalmente o elevado número de erros, 22, entre passes, andadas e perdas de bola, que devemos corrigir para o próximo jogo contra Franca na sexta feira.

Hoje, treinamos mais fundamentos e arremessos pela parte da manhã com a ausência de alguns jogadores que se encontram em trabalhos de recuperação física.

Na parte da tarde efetuamos um duro treinamento de formações de ataque contra defesa individual, trabalhando desde as posições iniciais dos pivôs móveis, até os deslocamentos em dribles dos armadores visando o ajuste síncrono com os deslocamentos dos pivôs, verdadeira sintonia fina entre estes dois segmentos aparentemente dissociados, mas que interagem permanentemente através passes e deslocamentos sem a bola de ambos. É a parte mais sensível do sistema ofensivo, necessitando de altos padrões de atenção e concentração dos dois segmentos, sem os quais se desconectam e se anulam.

A busca deste sincronismo é apaixonante, pelo fato de que é a porta de entrada da criatividade, da improvisação e da percepção do jogo quanto às ações defensivas dos adversários. Em outras palavras, induz à leitura do jogo pela constatação direta do comportamento defensivo, liberando as ações ofensivas compatíveis ao mesmo.

Amanhã daremos continuidade a estes ajustes, sem esquecer os sempre presentes fundamentos, ferramenta de trabalho de todos os jogadores, sem exceções.

Amém.



3 comentários

  1. Andre 03.03.2010

    Estive lendo pela primeira vez suas publicaçoes hoje e o senhor está de parabenss mesmoo, pois é um tecnico diferenciado conhecendo os detalhes do jogo e analisa muito bem as partidas, pode ter certeza que continuarei lendo seus artigos a partir de agora, e seja muito feliz em sua equipe. Assim como o senhor tambem tento sempre acompanhar muitos jogos de basquete, pois adoro esse esporte. Prazer em conhece-lo!

  2. Basquete Brasil 03.03.2010

    Andre, agora que você vem somar conosco o amor ao grande jogo, rumemos juntos de encontro ao soerguimento do mesmo em nosso país. Seja bemvindo. Um abraço, Paulo Murilo.

  3. Andre 04.03.2010

    com certeza Paulo! o basquete é realmente uma grande paixão e vamos sempre ama-lo. Outro abraço e tudo de bom!

Deixe seu comentário