O VIGÉSIMO NONO DIA…

Desde que aqui cheguei não havia enfrentado tanto calor e tanta umidade como hoje, transformando o pouco ventilado ginásio numa sauna insuportável. Mesmo sob essas condições realizamos um ótimo treino matutino de fundamentos e arremessos, com especial ênfase nos lances livres. Também procuramos acertar os pontos certos dos passes dirigidos aos pivôs em movimento, fator básico do sistema que utilizamos, onde a precisão dos mesmos é o objetivo maior a ser alcançado.

Sob uma temperatura mais amena, o treino do final de tarde foi muito proveitoso, intenso e exigente, quando detalhamos o ataque contra marcação por zona, pressão e individual, assim como, e concomitantemente, aprimoramos a defesa linha da bola. Como só estava instalada uma das tabelas, o ligeiro coletivo que encerra a fase que antecede um jogo oficial não foi realizado, mesmo assim, os jogadores  se sentiram satisfeitos com o trabalho. Amanhã bem cedo embarcamos para Bauru, de encontro, por mais uma vez, de um resultado que premie o enorme esforço de todos.

Sei das grandes dificuldades que enfrentaremos no interior paulista, mas, de acordo com as condições e atribulações por que passamos acredito seriamente que jogaremos muito bem, e constato isto admirando o enorme empenho nos treinos, onde sobram demonstrações na busca pelo movimento correto, pelo melhor passe, pela escolha e seleção do melhor arremesso, pelo incentivo de uns para os outros, antes, durante e depois das práticas realizadas. Aos poucos, mas seguramente, reencontramos o sentido de equipe, tão abalado pelos fatos ocorridos dias atrás. E vamos superá-los.

Serão jogos duríssimos, pois o final da classificação se aproxima com todas as equipes procurando e lutando pelas vagas no play off,  meta distante, mas não impossível para a nossa equipe.

E lá vamos nós, cheios de fé e a mais absoluta certeza de que o trabalho intenso e sacrificado nos dá a certeza de que estamos muito perto dos grandes resultados, apesar do descrédito de muitos, e das amargas situações porque temos passado.

Enfim, vamos a luta, vamos jogar o grande jogo como deve ser jogado.

Amém.



4 comentários

  1. Valerio 10.03.2010

    Professor, parabéns por estar no comando desta equipe.
    Garanto que com a sua experiência e conhecimento do esporte vcs farão jogos que mostraram mudanças na maneira de jogar do Brasil.
    Saudades do tempo de basqueteiro profissional!
    “Valerio, sempre em movimento, sempre em movimento!”
    Se pudesse estaria aí contigo dando o máximo pelo baloncesto!
    um abraço,
    Valerio

  2. Basquete Brasil 11.03.2010

    Que boa surpresa lendo você aqui no blog, Valerio. Se quiser é só pegar um avião e voltar um pouco no passado. Foi bom relembrar a boa equipe que tinhamos. Um abração, Paulo.

  3. Jônathas Waldhelm 11.03.2010

    Professor, eu torço muito para que o seu trabalho aí no Saldanha tenha continuidade e que o mais o cedo possível nós consigamos ver frutos do mesmo.
    De verdade, desejo todo sucesso a você e ao seus ideiais técnicos, táticos, psicológicos, etc., que comparados ao padrão atual nacional são extremamente inovadores e com certeza traria benefícios a qualquer equipe brasileira.

    Que o seu trabalho no Saldanha sirva de exemplo para outras equipes.

    Mas falando como torcedor, queria mesmo é ver o senhor treinando o Pinheiros… 😀

  4. Basquete Brasil 12.03.2010

    Prezado Jônathas, agradeço de coração seus votos de sucesso aos meus ideais técnico táticos. Quanto ao seu querido Pinheiros, temos de reconhecer que o mesmo está muito bem servido com a competência de um dos técnicos mais laureados no país. Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário