O QUADRAGÉSIMO PRIMEIRO DIA…

O fim de semana promete, pois o jogo de sexta contra a equipe de Vila Velha, o CETAF, mexe com as cidades limítrofes, com suas torcidas apaixonadas, e pelo fator mais instigante, a imperativa necessidade do CETAF vencer para obter a classificação aos play off da Liga. Nossa equipe já afastada da fase semi final, deseja encerrar sua participação apresentando um basquete de qualidade, demonstrado nas últimas partidas duramente disputadas, como fator determinante para a próxima temporada.

No treino matutino muitos desfalques, todos baixados ao fisioterapeuta por força dos duros embates sofridos nas duas últimas partidas, com  Minas e Brasília. Foi um treino que intitulo de Academia do Arremesso, onde corrigimos as falhas mais comuns nos arremessos da maioria dos jogadores, vitimas de um trabalho de base deficiente e pouco detalhista. É uma atividade de sintonia fina daqueles pequenos, e até imperceptíveis detalhes que alteram, e muito, a precisão dos arremessos, gerando insegurança e falhas, com grande prejuízo para toda a equipe.

No treino da tarde, após a exibição do vídeo do jogo com Brasília, o trabalho ganha em empenho e dureza, quando em meia quadra vamos às minúcias do nosso sistema de ataque, contestado todo o tempo por uma defesa linha da bola implacável, onde “o deixar as jogadas darem certo”, cedem espaço às antecipações, retomadas, bloqueios e duras disputas pela bola, que são fatores básicos às melhorias ofensivas, pois originam novas e diferentes ações, somente perceptíveis e factíveis sob intensa ação defensiva.

E as defesas revezando marcações individuais e por zona, com empenho máximo, leva toda a equipe a explorar as possibilidades que o sistema ofensivo possa oferecer, aumentando-as na medida em que a leitura dos comportamentos defensivos se tornem comuns e seletivas.

O treino se encaminha para seu final, quando para alegria geral determino que o mesmo, por 10min seja estendido por toda a quadra, comportamento pouco usual em nosso trabalho, aceito por todos, mas deixando uma pontinha de vontade pelo tradicional “campo inteiro”.

Amanhã, véspera do grande desafio, treinos específicos serão desenvolvidos, sempre voltados à excelência de um sistema que une a equipe em torno de um objetivo comum, jogar da melhor maneira possível o grande jogo.

Amém.



2 comentários

  1. Gil Guadron 27.03.2010

    Estoy siguiendo la evolucion de su trabajo con la mayor atencion, y le felicito por la extraordinaria aportacion tecnico-tactica- metodologica que usted esta haciendo en beneficio de basquetbol brasileño.

    Esperemos que muy pronto pueda colocar en su mas que leida pagina, un partido de su equipo, para la difusion bajo su orientacion, de su innovativo sistema de juego.

    La foto que ilustra este articulo subraya la importancia que usted le da a la practica cotidiana de los — fundamentos del basquetbol –, los que deben ser practicados diariamente en cualquier momento de la temporada, sin interesar la edad o nivel basquetbolistico.

    Felicitaciones.

    Gil

  2. Basquete Brasil 28.03.2010

    Querido Gil, você sempre me apoiando, o que é uma grande felicidade para mim.Incrível Gil, mas aos setenta anos estou dirigindo de novo, e agora é que me vejo fora de um sonho, apalpando uma realidade que supunha bem longe de mim.E tenho trabalhado muito, até mais do que recomendaria a idade.Mas enquanto a maquina funcionar vou levando.Prometo a você que nesta semana coloco os videos no blog, que sâo muito dificeis de renderizar, pois em HD, e meu equipamento nâo suporta grandes formatos. Mas vou conseguir, pois é o fator que determinará o pleno conhecimento do que estamos realizando. Dê um abração na Luisa, e outro saudoso para você. Paulo..

Deixe seu comentário