O QUADRAGÉSIMO QUARTO E QUINTO DIAS…

Como somente hoje reassumi a equipe, pois havia me deslocado ao Rio logo após nossa vitoria contra o CETAF para assuntos inadiáveis, a equipe treinou ontem sob o comando do assistente Washington, que manteve a rotina de treinos a que nos dedicamos desde que assumi o comando da equipe. Hoje, a rotina dos fundamentos foi mantida pela manhã, com a ausência de alguns jogadores em tratamento de persistentes lesões, que somente serão corrigidas ao final da temporada, onde o fator tempo contribuirá para a cura definitiva.

No treino da tarde algo de muito importante ocorreu, já que só pude contar com nove jogadores, o fato de poder estabelecer uma atividade coletiva adaptada àquela circunstância. Começamos com um exercício de coordenação entre armadores e pivôs móveis, onde o passe é o ponto central das ações estabelecidas de forma aleatória, onde a criatividade é seguidamente posta à prova.

À seguir uma atividade coletiva em meia quadra de 4 x 4 contra defesa individual e zona, em preparação ao exercício principal e de importância decisiva para o sistema adotado pela equipe, um 4 x 5, onde a velocidade nos passes e nos deslocamentos, a entrada e saída da bola do perímetro interno acelera ações e comportamentos, onde a leitura defensiva é essencial, em tudo compensando a pontual inferioridade numérica propositalmente estabelecida.

E a proposta seguiu animada e num empenho elogiável, onde 4 x 5 pouco diferia de um 5 x 5, exatamente pelo alto grau de entendimento e coordenação desenvolvido dentro e fora dos perímetros.

Ao encerrar o treino, conclamando os jogadores à luta para os jogos finais, e vendo nos semblantes de todos eles o comprometimento espontâneo e corajoso, tive a nítida certeza de que faremos belos e grandes jogos, onde as vitórias possíveis serão perseguidas com ardor e determinação, onde o dever deverá ser cumprido à risca.

E ao responder a um jornalista que insistia no fato de que a impossibilidade de classificação aos play offs em tudo alteraria a motivação dos jogadores para os dois jogos finais, respondi que esta situação já era manifesta desde os três últimos jogos disputados, dos quais vencemos dois, contra Brasília e CETAF, e que não seria diferente agora para os dois restantes, pois o que nos resta é a certeza de que formamos uma boa e competitiva equipe, que infelizmente não tem mais chances de classificação, mas está plena de força e de certeza em dias melhores, e por isso irá à luta até o final, com honra e dignidade.

Amém.



2 comentários

  1. Diego Felipe 31.03.2010

    Professor, olhando um site sobre basquete brasileiro e internacional, o ótimo http://www.basketbrasil.com.br , encontrei o ‘ranking de forças do NBB’… e olhei a análise do Saldanha da Gama.
    Se possivel, veja com seus próprios olhos:
    http://www.basketbrasil.com.br/colunas/ranking-de-forcas-nbb-17%C2%AA-semana-tres-brigam-pela-primeira-posicao
    É o seu compentente trabalho recebendo o mais que merecido reconhecimento!
    Abraços, Diego

  2. Basquete Brasil 31.03.2010

    Obrigado pela referência prezado Diego. Gostei imenso do ranking, até o imprimi. Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário