UMA SUTILEZA DO DESTINO…

  • Washington Jovem Alexandre. Ontem

Professor,

Agradeço por ter participado desse trabalho que o Senhor implantou aqui com a equipe do Saldanha da Gama, trabalho esse que levei para as categorias de base do clube, ensinando aos meninos uma nova forma de jogo, que a principio acharam estranho, mas, após a adaptação entenderam a forma de jogar. Hoje as equipes de base do clube jogam um basquete diferenciado, buscando a pontuação de 2 em 2 como o Senhor dizia sempre, e com muita “sutileza”, palavra essa que ficou gravada em minha memória. Obrigado pela experiência vivida, e pelo aprendizado que foi de muita valia para mim. Hoje essa forma de jogar é conhecida entre os meninos como sistema ” Paulo Murilo”. Um abraço e mais uma vez o meu muito obrigado professor. Do seu assistente técnico Washington Jovem

Recebi ontem esse comentário sobre o artigo “26/02/2010 – UMA DATA PARA RECORDAR…, do meu assistente técnico, e responsável pelas categorias de base do Saldanha da Gama, Prof. Washington Jovem, que me deixou imensamente feliz, pois reflete com exatidão o impacto positivo de um bom trabalho numa divisão principal, e sua estratégica influência nas divisões de base de uma modalidade de técnica refinada como o basquetebol. E se essa divisão principal pautar sua preparação básica nos fundamentos do jogo, mais ainda essa influência se caracterizará, pois estará exequibilizando todas as necessidades técnicas exigidas num sistema de jogo diferenciado pela participação equânime de todos os integrantes da equipe, dos armadores aos pivôs, onde as oportunidades técnico táticas são comuns a todos, num exemplo ímpar para os jovens que se iniciam.

O Washington foi um grande jogador no Espírito Santo, marcador implacável, e pontuador de primeira, e realiza um ótimo trabalho nas divisões de base do Saldanha, movimentando muitos jovens capixabas. Com essas credenciais, o diretor daquela que foi a franquia CECRE/Saldanha, Dr. Alarico Lima, me indicou o seu nome para assistir-me na direção da equipe principal, naqueles 49 dias que duraram nossa participação no NBB2, cuja história já foi amplamente discutida aqui no blog.

Creio ter custado um pouco ao Washington, dada às suas características combativas, captar meu aparente distanciamento naqueles momentos cruciais de uma partida tensa e disputada ponto a ponto, onde as tensões beiram a ruptura, onde equilíbrio e desequilíbrio compactuam um mesmo e tênue fio condutor, onde um erro, por simples que seja, fará pender o fiel da balança para um dos lados. Mas acredito o ter induzido a um raciocínio que prima pela lógica, o de que um jogo deve ser mental e meticulosamente metrificado em seus três quartos iniciais, a fim de que no quarto final o mesmo possa vir a fluir, lastreado por reservas técnicas, físicas e emocionais, acumuladas parcimoniosamente naqueles indefinidos e decisivos quartos.

E juntos pudemos testemunhar pequenas grandes conquistas, onde o duro trabalho e os sacrifícios conduziram aquela humilde equipe a um patamar respeitado e agora, pelas mãos do Washington, continuado.

Exatamente pela continuidade junto aos jovens daquele trabalho, creio ser eu a agradecer. Obrigado Washington,  seja feliz e vitorioso, você merece.

Amém.

PS- Foto de um treino de fundamentos com o Washington ao meu lado. Clique na foto duas vezes para ampliá-la.



6 comentários

  1. Gil Guadron 23.10.2010

    Paulo :

    Su presencia , aunque efimera como tecnico en el basquet brasileño ha dejado una huella importante, algo indeleble, pues señalo la ruta hacia la plularidad de la metodologia del — gran juego –.

    Hace muchismos años,viviendo yo todavia en El Salvador ( mediados de los años 70’s ) visitando a un extraordinario entrenador universitario estadounidence , despues de agradecerme el viajar tantos miles de kilometros para observar su trabajo me pregunto que cual era mi objetivo de la visita, le conteste que aprender basquetbol, mejorar mi capacidad como entrenador, entonces el me contesto que tan solo podria mostrarme –” su basquetbol y que esperaba que tomara algunas ideas que me ayudaran. Me asigno a uno de sus asistentes para que colaborara conmigo en todas las facetas del basquetbol que dicho entrenador propugnaba, poniendose el mismo a mi disposicion “–.

    Lo narro como ejemplo de humiladad, de colaboracion de este extraordinario entrenador norteamericano, caracteristicas que usted mi querido amigo tambien posee.

    Paulo, el crecimiento, la evolucion de nuestro deporte esta en la diversidad / divergencia de maneras de ver el fenomeno basquetbol.

    Usted a dado la pauta , la base del basquetbol es el dominio de los fundamentos, y de ahi cada entrenador interpreta la partitura , poniendole su sello personal al proceso metodologico.

    Paulo, su tarea como maestro continua vigente.

    Un abrazo de los grandes.

    Gil

  2. Basquete Brasil 24.10.2010

    Querido Gil, sempre com palavras de incentivo, de esperança, de amizade. Sei que de alguma forma produzi algo de valor para o nosso combalido basquetebol, e nada mais fiz do que reiterar os principios que norteiam o grande jogo, seus basicos fundamentos, e como você mesmo afiança, sua pluralidade técnico tática. Mas lá do fundo de minha alma emerge, incontido, o desejo de continuidade, mesmo que por mais uma temporada, não por afirmação pessoal, mas para culminar um processo realizado pela metade no NBB2. Sei da impossibilidade, mas sonho assim mesmo. Em breve você receberá o layout da nova pagina dedicada à Escola Carioca de Basquetebol, que se tudo vier a correr bem, a iniciaremos em janeiro, contando com você e o Walter.
    Um abração para vocês dois, carissimos amigos. Paulo.

  3. Gustavo Gama 09.11.2010

    Boa noite!

    Treinos basquete há 5 anos e recentemente tomei a decisão de me tornar um jogador profissional, e por isso alem de treinar 3 dias da semana no clube em que jogo eu to treinando mais 3 dias em casa para melhorar minhas jogadas. Tenho 15 anos, 1,65 metros e 60 kg, não tenho uma altura muito boa para o esporte, mas acho que consigo compensar tal fato. Jogo nas posições 1, 2 e 3 porem a que mais me identifico com e a 3, pois devido a muitos anos de treino já possua fintas rápidas, uma ótima bandeja e um bom arremesso de curta e media distancia, características que na minha opinião estão sendo desperdiçadas quando jogo de armador e raramente infiltro. Antes de postar minhas duvidas neste comentário gostaria de primeiro agradecer pelo blog e ao mesmo tempo parabeniza-lo pela ótima administração do mesmo, já que o blog me tirou muitas duvidas e se Deus qui ser ainda ira tirar muitas.

    Gostaria de exercícios para melhorar minha impulsão, pois como já disse minha altura e péssima para o esporte.

    Outra coisa que gostaria de me aprofundar mais e em melhorar os fundamentos de meu arremesso, que irei uma breve descrição: Já assisti o vídeo falando dos fundamentos do mesmo e não pude compreender muito bem, mas meu arremesso é o do tipo no qual o indicador fica no meio da bola e auxilia na direção da mesma. Tenho um aproveitamento melhor nos arremessos em que não pulo, e a bola sai de minha mão com pouco efeito (gira pouco). Gostaria de melhorar nos dois últimos aspectos que citei.

    Como já disse pratico basquete há 5 anos porem nesse ultimo veio sofrendo muito de câimbras. Quando tenho apenas o jogo pratico durante o treino quase não as sinto, porem quando tenho treino físico tenho que me segurar, pois não consigo dar meu máximo sem sentir aquelas fisgadas na perna, que em 90% dos casos e na panturrilha. Pensando em meu futuro gostaria de solicitar sua ajuda com tal problema, que tenho pesquisado muito na Internet porem nada se compara a opinião de um profissional.

    Meu ultimo pedido é que de alguma forma me de dicas para que eu melhore no esporte, principalmente para as posições 1, 2 e 3.

    Grato pela atenção.

  4. Thiago Nolasco 10.11.2010

    olá professor Paulo Murilo,meu nome é Thiago Nolasco,tenho virado um admirador seu nesses ultimos dias,vendo o seu blog.E bem estava a procurar um dominador da area de basquetebol. Gostaria de pedir conselhos para o senhor,pois sou novo ainda e me preparo dia após dia para me tornar um jogador de basquete profissional,tenho treinado muito desde treino físico aos fundamentos,tenho visto videos após videos sobre fundamentos muitos deles em inglês,pois falo para o senhor como é difi­cil achar um bom tecnico que domina o conhecimento do basquete ,principalmente em um país como esse que nÃo da valor a tal esporte. daqui a dois anos pretendo fazer peneira para clube,e o senhor não sabe o quanto eu amo e me dedico ao basquete,gostaria muito de me tornar um jogador profissional mesmo.Então gostaria de pedir conselhos ao senhor ,em fundamentos e o que eu poderia fazer para me preparar melhor tenho 1,80 M e atuo e atuo em todas as posições,atuo como pivo´ no time da escola,porém gostaria muito de ser armador,até porque eu tenho uma otima visão de jogo e controle de bola. Muito obrigado pela ajuda!Abraços

  5. Basquete Brasil 11.11.2010

    Prezado Gustavo, você aos 15 anos já apresenta situações de ordem técnica e física pouco comuns na sua idade, que deveria se caracterizar pelo progressivo aprendizado das bases do basquete. Claro que, a presença de um bom professor seria fundamental, pois o quadro de cãibras sucessivas demonstra uma situação de pré estafa motivado pelo errôneo treinamento, assim como sua indefinição quanto aos aspectos técnicos nos arremessos e na busca incorreta pela potência nos saltos.
    Com 1,65m você fatalmente tem de se dedicar a armação, onde seus atributos de finalizador tem de ser equilibrados com os de organizador da equipe, tornando-o efetivamente produtivo e participativo no esforço grupal.
    Sugiro que se dedique profundamente aos fundamentos, de drible, passes, fintas, marcação, sem muitas pretensões reboteiras, mas sem descuidar dos mesmos.
    Agindo dessa forma, com uma alimentação saudável, e respeitando os principios naturais, seu desenvolvimento se fará retilineo, equilibrado e coerente. Lá pelos 17-18 anos, com seu amadurecimento fisico e nervoso, as técnicas adquiridas se tornarão eficientes e produtivas. Basta ter paciência e trabalhar muito os fundamentos.
    Aqui no blog muitos são os artigos que falam e explicam os fundamentos. Percorra-os e tente acompanhá-los. Não são a solução definitiva, mas um bom começo de trabalho.
    Um abraço, e estou torcendo por você.
    Paulo Murilo.

  6. Basquete Brasil 11.11.2010

    Prezado Thiago,como na resposta que dei ao Gustavo, postada acima, me é extremamente dificil orientar efetivamente um jovem de quem não tenho contato e conhecimento algum. Sei do amor incontido pelo grande jogo que todos demonstram ter, mas em se tratando de formação a presença fisica é fundamental, não só pela técnica a ser ensinada em si, mas e basicamente, pelo contato pessoal que dimensiona a analise e os progressos na aprendizagem, tanto pelo incentivo presencial, como pela necessaria e inadiável correção dos erros.
    Como vê Thiago, seria desonesto gerar opiniões e soluções na ausência dos pontos acima mencionados. Por isso, sugiro a leitura dos artgos aqui publicados, como um roteiro a ser pesquisado e praticado, complementando os ensinamentos de seus professores, jamais os substituindo.
    Com talento, paciência e muito trabalho chegarão ao ponto desejado, você em particular. Desejo sucesso. Um abraço
    Paulo Murilo.

Deixe seu comentário