COMEÇAR DE NOVO (OS TRÊS PRIMEIROS DIAS)…

Estou em Cabo Frio, e até hoje cedo afastado da internet pela incompatibilidade de meu laptop com a rede do hotel, sem a mais remota possibilidade de se darem bem.

Por isso, não tenho tido acesso ao blog nos últimos cinco dias, defasando-o lamentavelmente, no que peço sinceras desculpas.

E foi um dos jogadores que me propiciou a retomada do blog, ao me emprestar um Vivo 3G, que devidamente espetado me devolveu  o controle do mesmo.

E que formidável grupo de jogadores, que fazem de tudo para exequibilizar  sua equipe, desde a minha reserva no hotel, a alimentação de todos num restaurante conveniado, da reserva dos horários no ginásio municipal, até a manutenção de uma unidade de pensamento que une e fortalece a todos por um objetivo comum, o de disputar com orgulho e dedicação a Copa Brasil da região sudeste.

São onze ao todo, completando a equipe comigo na direção técnica, sem assistente, sem equipe de apoio, e contando com mais um abnegado na função de diretor plenipotenciário.

Realmente são um grupo carente de quase tudo, mas que retiram dessa situação anômala toda uma força contagiante e promissora, na qual creio estar inserido neste exato momento, e se me perguntarem seriamente- Como, e porque?-  só teria uma resposta convincente a dar – Por que me contagiei pela bela promessa que todos eles representam.

Treinamos duro a três dias, como sempre gostei de treinar, partindo dos fundamentos, os velhos, tradicionais, básicos e sempre esquecidos fundamentos, sim senhores mestres do grande jogo, fundamentos com jogadores adultos, alguns para lá de veteranos, alguns que nunca treinaram dessa forma, mas todos, respeitosamente imbuídos da dura e sacrificada proposta que propus, sem falsas promessas, sem pseudos enganos, mas plena de sinceras e bem vindas esperanças.

Pela premência de tempo, já que na próxima terça feira enfrentaremos o Macaé em seus domínios, e na quinta, o Tijuca em casa, fomos obrigados a saltar algumas etapas do plano inicial de treinamento, etapas estas que pretendemos retomar na semana do carnaval.

E como já tinha feito quando dirigi a equipe do Saldanha da Gama no NBB2, passo a partir de agora a relatar dia a dia todo o trabalho de formação, organização e treinamento dessa corajosa equipe de Cabo Frio, bela cidade litorânea de meu amado estado do Rio de Janeiro, como um preito de respeito aos jovens técnicos do país, tão sequiosos de aprendizagem, não aquela de 4 dias assistindo palestras e relatórios estéries, e sim acompanhando uma real e impactante experiência, da qual podem e devem participar sempre que desejarem, mesmo cercada de carências materiais e orçamentárias, mais plena de força e coragem de enfrentar o novo, o inusitado, com responsabilidade e conhecimento.

E fico a pensar seriamente ao me debruçar por sobre a bela Praia do Forte, do quanto de potencial existente nessas belas e ricas cidades da costa fluminense, poderia influenciar, desenvolver e soerguer o grande jogo em nosso país, tão carente de novos rumos, de novos e determinantes desafios.

Então, vamos à luta, e quem sabe…

Amém.

OBS-Foto do circuito inicial de fundamentos, e o treino em si.

Clique nas fotos para ampliá-las.



26 comentários

  1. Gil Guadron 28.02.2011

    Que alegria !!!! Usted de nuevo como entrenador ,profesor e instructor para el beneficio del basquetbol Brasileño.

    “Los fundamentos del basquetbol son los mismos para cualquier miembro del equipo. Estos nuncan cambian y a lo sumo son enriquecidos por la eterna evolucion del juego. El basquetbol es en ultimo analisis la manera en que los fundamentos son aplicados “.

    “Cada entrenador tiene su propia filosofia, pero los fundamentos son los mismos “.

    Holzman, Red ( 1973 )HOLZMAN’S BASKETBALL: Winning Strategy and Tactics. Pag. 1. The Macmillan Company , New York.

    ” El primer objetivo de cada entrenador deberia de ser el entrenar hasta lograr la ejecucion automatica de los fundamentos del basquetbol en los jugadores. El segundo objetivo es la continuacion natural del primero — integrar a los jugadores solidamente fundamentados en una unidad coordinada, en un equipo. Lamentablemente esas prioridades son a menudo , y de manera equivocada enfocadas a la inversa”

    ” Ningun sistema de juego sera efectivo al menos que esta basado en la solida ejecucion de los fundamentos “.

    Wooden, John ( 2006 ) John Wooden’s UCLA Offense. Pag. 164 .Human Kinetics,Champaign, IL.

    Abrazos.

    Gil Guadron

  2. Thiago Tosatti 28.02.2011

    Bom dia Professor!!
    Fico muito feliz em vê-lo treinando novamente uma equipe, muitas felicidades ao sennhor nesse desafio, e espero encontrá-lo no NBB da próxima temporada com sua equipe. Se for para ver uma equipe dirigida pelo senhor eu volto ao pedrocão. Que tudo corra bem para o senhor e seus atletas.
    Abraço, Thiago

  3. Ricardo/MS 28.02.2011

    Parabéns Professor! Fico feliz por você! Um grande abraço e boa sorte!

  4. Luiz Eduardo 28.02.2011

    Ótimo trabalho professor!

  5. Victor Dames 28.02.2011

    Pena que o trabalho começa com a competição em andamento, o que compromete o reaprendizado proposto pelo senhor, tendo em vista a pressão por resultados que se abate sobre a equipe. Mas tenho certeza que o senhor sabiamente saberá lidar com esse fator. Boa sorte!

    Abraços!

  6. Marcos Nunes 28.02.2011

    Me lembro do primeiro dia de treinamento com a equipe do Saldanha da Gama, em Vitória-ES, quando o senhor fez a mesma coisa. Eu estava presente no ginásio e à primeira vista estranhei muito. Jogadores de alto nível executando fundamentos? como se faz na base? Mas, depois que vi alguns tropeçando em cadeiras, ou executando mal alguns movimentos, vi que o senhor estava certo. Isso se confirmou, quando ao final do campeonato, arrancamos vitórias explêndidas das equipes de ponta (lembrando que o senhor assumiu a equipe na metade do campeonato, sem tempo para trabalhar).

    Abraços.

  7. Henrique Lima 28.02.2011

    Professor Paulo,

    muito bom trabalho e boa sorte nessa cidade tão linda e que gosto tanto !! Quantos bons momentos já tive em Cabo Frio !!

    Esranhei a sua ausência em seu blog, mas estarei aqui lendo e aprendendo mais sobre o jogo nessa nova trajetória !

    E parabéns Cabo Frio por contrata-lo. Foi a decisão mais inteligente desta equipe e que tenha paciência para ve-lo desenvolver os trabalhos !

    Um forte abraço !

  8. Fábio/SP 28.02.2011

    Prof. Paulo Murilo!

    Muita sorte para esta etapa desafiadora e extremamente interessante que se apresenta!

    Fosse em SP, me colocaria a disposição gratuitamente para auxiliá-lo e assim poder aprender, na prática, mais sobre o grande jogo.

    Quando puder, coloque vídeos destes exercícios com as cadeiras, dos circuitos tb, vai ser muito útil.

    Boa sorte em tudo aí em Cabo Frio, boa sorte aos jogadores todos tb.

    Se precisar de algo, conte comigo,

    Fábio/SP

  9. fernando 28.02.2011

    Prof. Paulo, um grande abraço, sou de SP, e morro de inveja das pessoas que tem o prazer e a honra de ver o seu trabalho acontecendo, sinceramente seria incrivel e um grande ganho poder ver imagens de seu treinamento, ou melhor do seu trabalho, mas fico aqui torcendo pelo seu sucesso.
    Também fico contente de ver quantos admiradores, pessoas que realmente gostam e entendem o basquete, torcem pelo senhor.
    Peço licensa para fazer um de acordo em cima da escrita de Marcus Nunes, e ainda salientar que infelizmente em nossa base (e estou falando de SP onde dizem ter o camp. de base mais competitivo)não se tem o cuidado com os fundamentos, garotos são lançados em movimentações repetitivas aonde a falta de criatividade e leitur de jogo se associam ao desrespeito a suas caracteristicas individuais, ex. assisti a um treino da cat. cadete, aonde nas movimentações, seguidamente acontecia de termos os pivos (garotos acima de 2,05) estavam fora do perimetro na posição de armadores e ala-armadores, e dentro do perimetro estavam o armador e o ala-armador com 1,73 e 1,88 respectivamente, e nestas movimentações, os jogadores tiravam os olhos do objeto maior de interesse, ou seja : a bola. Os tec. que estavam dando o treino tinham acabado de chegar do curso ministrado em SP, e que vem sendo ministrado pelo Pais.
    Mais uma vez meus parabens, dsculpe escrever demais, infelizmente não consigo ser sucinto, sigo sempre lendo seus artigos e quando for para felicita-lo ou colocar algo que acho ter relevancia coloco à sua apreciação, no mais sigo amando este esporte e aprendendo com suas aulas, obrigado,

  10. Felipe Diego 28.02.2011

    Professor Paulo Murilo, meus parabéns!!!
    Espero que o senhor consiga realizar um trabalho bom aí em Cabo Frio.
    E sempre o realizando com toda a inteligência que o senhor adquiriu nessa longa caminhada do basquete. Sempre o realizando com toda a dignidade que um homem altamente capacitado tem possibilidade de realizálo-lo. Sempre, acima de tudo, respeitando todos os jogadores, sem distinção, e não os enganando como acontece em muitas equipes do nosso querido esporte, mas sim corrigindo os erros de cada um, como um verdadeiro professor deve fazer.
    Para finalizar, pediria, humildemente, como forma de aprender um pouco mais, que o senhor postasse imagens e vídeos dos treinamentos, dos seus tão importantes e necessários circuitos.
    Um abraço, Felipe Diego.

  11. Clayton 28.02.2011

    Prezado Professor Paulo Murilo,

    Primeiramente lhe parabenizo pelo novo trabalho.
    Não estou acompanhando muito bem como está o andamento da Copa do Brasil, devido a correria de 2 empregos, sou de Sorocaba, e aqui pela 1ª vez está participando o time da cidade, o LSB, acredito que até já jogou contra o Cabo Frio, caso tenha jogo aqui em Sorocaba, com certeza irei prestigiar, e na medida do possivel gostaria de lhe conhecer pessoalmente.

    Um Grande Abraço!

    Clayton.

  12. Basquete Brasil 01.03.2011

    Olha Gil, creio que somente eu para encarar mais este desafio, já que os obstáculos são enormes. No entanto, o grupo de jogadores é bom, são dedicados e muito unidos, duas qualidades valiosíssimas para a formação de uma equipe promissora. O trabalho, por ser muito difícil, devido às limitações materiais, administrativas e econômicas, se torna instigante e realmente desafiador. Tentarei o maximo que puder, sem tréguas, e vamos ver até onde poderemos chegar. Torça por mim e pela equipe Gil, bem que estamos precisando. Um abraço, Paulo.

  13. Basquete Brasil 01.03.2011

    Prezado Thiago, vai ser muito dificil retornar ao NBB por um bom tempo, principalmente através e com a equipe que agora dirijo, pois são enormes os entraves logísticos para alcançar essa meta. Num prazo mais elástico, e muito bem planejado, poderemos lá chegar, como resultado de muito e muito trabalho. Trabalhemos então. Um abraço, Paulo Murilo.

  14. Basquete Brasil 01.03.2011

    Muito obrigado Ricardo, seu incentivo é valioso e muito bem vindo. Um grande abraço, Paulo Murilo.

  15. Basquete Brasil 01.03.2011

    Agradeço de coração seu apoio, Luis Eduardo, obrigado.
    Paulo Murilo.

  16. Basquete Brasil 01.03.2011

    Vejo coincidentemente repetido, como em Vitoria, esse meu trajeto pelo basquete de alta competição, Victor. E como bom competidor que aprendi a ser, encaro mais este desafio com confiança e destemor. Vamos à luta, limpa e justa. Um abraço, Paulo Murilo.

  17. Basquete Brasil 01.03.2011

    Verdade Marcos, repito o que apliquei em Vitoria, e repetirei sempre que assumir qualquer equipe, seja da base, seja da elite, pois sem os fundamentos do jogo, nada de substancial será alcançado no plano técnico tático, sequer no coletivo. Um abraço, e muito obrigado pelo seu incentivo. Paulo Murilo.

  18. Basquete Brasil 01.03.2011

    Sim Henrique, Cabo Frio é uma bela cidade, e merecedora de sua admiração e imorredouras lembranças. Terei muito trabalho por aqui, e espero que o mesmo possa vir ajudar a equipe a se destacar no campeonato, mesmo com a premência de tempo e das limitações materiais. Obrigado pela sua torcida. Um abraço. Paulo.

  19. Basquete Brasil 01.03.2011

    Bem sei que poderei contar com você, prezado Fabio, e que teria um imenso prazer em tê-lo ao lado me ajudando no preparo da equipe. Quem sabe isso não possa se materializar num breve futuro? Quanto a veiculação de imagens dos exercicios e circuitos, prometo que o farei ainda nessa fase inicial de preparo da equipe. Um abração, Paulo.

  20. Basquete Brasil 01.03.2011

    Olá Fernando, a cada comentário seu, mais me desaponto com a situação do nosso querido basquetebol. E talvez por este desapontamento permanente, é que sigo na luta, até quando a saúde fisica permitir. Mas peço para que você não perca nunca as esperanças em dias melhores, assim como eu, e quem sabe ainda vejamos o soerguimento do grande jogo entre nös. Um abração,
    Paulo.

  21. Basquete Brasil 01.03.2011

    Pode estar certo Felipe, de que tudo estarei fazendo para dignificar o grande jogo aqui em C.Frio, e somente ações extra quadra de carater administrativo poderá obliterar esse meu desejo. Se puder, materialmente falando, registrar em video treinos e jogos, pode aguardar a veiculação dos mesmos aqui no blog. Obrigado de coração, pelo permanente incentivo ao trabalho aqui desempenhado. Um abraço,
    Paulo Murilo.

  22. Jose Geraldo 01.03.2011

    Paulo Murilo é bom saber que temos de volta não apenas um técnico ou treinador, mas sim um professor que com seus conhecimentos pedagógicos, técnicos e humanistas sabe bem que o desafio vai muito além de resultados num jogo mas sim uma formação de pessoas para toda a vida. Forte abraço e muito boa sorte.

  23. Daniel 01.03.2011

    Professor Paulo Murilo, como admirador de basquete e do seu trabalho é possível durante o carnaval acompanhar um treinamento seu ai em Cabo Frio durante o carnaval?
    Desejo felicidade e sorte nesse novo desafio e nessa maravilhosa cidade que é Cabo Frio!!!

  24. Basquete Brasil 02.03.2011

    Prezado Clayton, também gostaria imenso de conhecê-lo pessoalmente, pois comungamos o amor ao grande jogo, e sem duvida, quando ai estiver para um jogo, ou uma visita, agendaremos um encontro movido a muita discussão sobre educação e desporto, basquetebol em particular. Um abraço agradecido pelo seu permanente incentivo.
    Paulo Murilo.

  25. Basquete Brasil 02.03.2011

    Amigo Zé, companheiro de longas lutas em prol do basquete, me parece que essa volta se configura de forma efêmera, lastimavelmente. O basquetebol de nossa terra ainda precisa trilhar um longo caminho para se soerguer, onde o respeito profissional e íntegro terá de prevalecer se almejarmos soerguer o grande jogo entre nós. Amadorismo e aventura terá de ter um definitivo fim. Não temos o direito de brincar de basquetebol. Um abração, Paulo.

  26. Basquete Brasil 02.03.2011

    Como afiancei num comentário acima, na continuidade do projeto, a inclusão de imagens dos treinamentos e jogos fariam parte do dia a dia do blog. No entanto…
    Me perdoe. Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário