COMO PERDER UM JOGO PRATICAMENTE GANHO?…

P1100980-001P1100981-001P1100983-001P1100987-001P1100990-001P1100991-001P1100999-001P1110019-001

Fácil, mantendo um maluco em quadra, simples assim…

O cara chuta 3/12 de três e 3/9 de dois, não importando o placar, arremete em velocidade até perder o domínio da bola e das…bandejas, defende, melhor, não defende no perímetro externo, não obedece táticas, mas, ora mas, pega rebotes, que foram 15 do total de 50 da equipe, porém algo que o Paulão e o Gerson poderiam igualar, fora o Wagner em alguns momentos. Sem dúvida alguma, o Tyrone atirou (ou arremessou, seria mais uma…) o jogo pela janela, sob o beneplácito de um técnico oscilando do enérgico ao raivoso, ou do  contemplativo ao ausente, e sempre de braços cruzados (mas aguardemos a quem vai responsabilizar pela incrível derrota…)…

Perdeu Mogi a enorme oportunidade de fechar a série e ir para a final, e agora, invertendo os papéis, Bauru, acredito, não deverá perder a grande chance, claro, se repetir durante todo o jogo os três minutos finais da segunda prorrogação, quando, por falta de chances e opções nas bolinhas, redescobriram que possuiam bons pivôs, principalmente o Murilo, que no frigir dos ovos, ganhou o jogo, enquanto seu companheiro de taboa (?) se consagrava com sua artilharia mambembe de três (4/11), para gáudio do técnico argentino, ou não, na futura convocação pré olímpica…

Por mais uma vez, ou milésima vez, perdeu o basquete nacional a barca do jogo coletivo, afogado pela hemorragia dos três, que alcançou neste jogo a absurda e indescritível marca de 27/71 tentativas, para 29/74 de dois pontos, numa convergência praticamente igual, mas que ironicamente apresentou um desfecho em duas bolas interiores na última prorrogação, e pela enxurrada de lances livres advindos da mesma situação, numa prova cabal do lamentável estágio que atravessa o grande jogo, insistentemente coisificado entre nós, teimosa e estupidamente…

Mas como a esperança é a última que morre, quem sabe em Bauru vejamos o renascimento do DPJ, do jogo inteligente dos pivôs, e dos longos  arremessos realmente executados pelos especialistas de verdade, e não os de ocasião, assim como defesas individuais e coletivas efetivas e técnicas, numa otimista previsão de jogos finais emocionantes, mas acima de tudo, técnicos e taticamente evoluídos. Torço por isso, enfaticamente…

Amém.

Fotos – Reproduções da TV. Clique nas mesmas para ampliá-las e acessarem as legendas.

Em Tempo – Foram cometidos 29 erros de fundamentos nesta partida de “alto índice técnico”, segundo os especializados, e logo após a partida culpados pela derrota foram identificados, segundo o espanhol, os árbitros. Legal, não?…

 



4 comentários

  1. Gil Guadron 18.05.2015

    LOS TURNOVERS, una estadistica importante.

    Gil Guadron

    Un ” turnover ” es una perdida de la posecion de lapelota causada por que — la accion defensive nos robo la pelota,, cometimos una falta ofensiva,una mal pase, una falta de — caminar –… y lanzar a la canasta en un tiro — de bajo porcentaje , o lanzado por quien no debe tomarlo.

    Se considera que uno de los objetivos de un equipo es limitar, disminuir el numero de “turnovers”…cometidos, y hacer aumentar los del rival.

    Diez “turnovers” se considera un numero elevado de errores…cometidos en un partido…

    Hay que — cuidar la pelota

    Paulo, su insistencia el — errors de fundamentos — es bien fundada.

    Cada entrenador deberia llevar la esatdistica de turnovers cometidos.

    Gil

  2. Basquete Brasil 19.05.2015

    Fundamentos Gil, palavrinha contestada, e até negada por muitos que lidam com a formação em meu país, lamentavelmente. Mas aos poucos vão aprendendo a valorizar as bases do grande jogo, que sei demorado, mas inevitável, claro, se pretendermos voltar ao nível que ostentavamos tempos atrás. Por isso, e pela certeza que tenho, continuo a luta daqui desta humilde trincheira, que alcançará no próximo artigo a marca de 1300 publicados. Bom isso, não Gil?
    Um abraço a você e a Luisa. Paulo.

  3. Marcelo 20.05.2015

    Eu vi esse jogo, excesso de ansiedade pra fechar o jogo?
    Realmente o Mogi não conseguiu outra jogada se não chutar de três(no final da partida), que pena, estava indignado também. E o Bauru começou a jogar no garrafão e venceu. Em alguns momentos da série eu vi o Mogi fazer um trabalho melhor com os pivôs.Faltou calma, se jogasse com os pivôs sofria umas faltas e poderia ganhar.

  4. Basquete Brasil 21.05.2015

    Pois é prezado Marcelo, vivemos uma realidade temerária quanto ao futuro do grande jogo entre nós, Se não houver uma competente sacudidela técnico tática, prevejo maus resultados em 2016, aqui, em nosso quintal.
    Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário