SERÁ?

Numa recente declaração ao jornal O Globo, o técnico da seleção brasileira masculina “crê que, apesar dos desfalques, o elenco tem uma base experiente: Valtinho, Nezinho, Marcelinho, Marcelo Huertas e Alex, com a qual é possível lutar pelo ouro”. Caramba, que virada sô!! Para quem tinha convocado somente dois armadores, Nezinho e Huertas, o que caracterizaria jogar com somente um armador puro, já que Marcelinho e Alex sempre foram considerados por ele como alas-armadores, a “sugestão” neneziana sobre o Valtinho mudou o conceito de armação da equipe radicalmente, pois os cinco mencionados jogadores passaram a ser a “base experiente da equipe”. Base, se bem entendo, é aquela que joga e lidera uma equipe dentro de quadra, e pelo que constatamos pela relação final para o Pan, três são armadores e dois alas-armadores, dos quais, três estarão certamente no quinteto base, situação tática que caracterizou as quatro equipes finalistas no recém findo campeonato nacional. As duas outras posições serão escolhidas dentre o batalhão de cinco pesos pesados convocados e já efetivados na equipe. Dois alas puros completam o plantel, os dois Marcos.

Como vemos, tratava-se de uma seleção convocada e possivelmente escalada para dar continuidade ao sistema tradicional de um só armador, dois homens altos trombadores e intimidadores, e dois alas arremessadores. A entrada de mais um armador de peso na relação final, alterou o projeto de continuísmo da “filosofia” implantada, ou pelo menos, arrefeceu sua integral utilização, dando a todos aqueles que ansiavam algo de novo um tênue alento de que a entrada de mais um armador, propicie maior qualidade nos fundamentos, e conseqüente otimização técnico-tática. Afinal de contas, e segundo afirmação do próprio técnico, trata-se de jogadores que constituem “a base experiente da equipe”. Estou realmente curioso para saber em que vai dar tal convocação, que fere frontalmente certos princípios arraigados dentro da comissão técnica, e que encontraram em dois deles algumas reavaliações quando dirigiram suas equipes de clubes no recém findo nacional, onde se utilizaram de dois armadores.

Como mais este fator do check list apresentado pelo Nenê foi atendido, resta-nos a expectativa de presenciar e testemunhar mais um remake de técnico à serviço de craque, que desde já organiza e relaciona a lista daqueles que estarão no Pré-Olimpico, no qual os restantes itens serão devidamente preenchidos.

Os dois jogos contra o Uruguai ganham enorme importância, não pelo jogo em si, mas pela averiguação do que pretende estabelecer a comissão quando divulga a agora existente “base experiente da equipe”, leve por sinal, em contraste com o batalhão de lutadores de sumo no banco. E aja banco para resistir a tanto peso…

PS- Check List publicado em 24/06/2007.



4 comentários

  1. Henrique Lima 07.07.2007

    Caro Professor Paulo Murilo,
    quando Nene entra com as pranchetas
    para assumir a equipe ??! [risos]

    Grande visão deste Nene né ?

    Abraços !!

  2. Basquete Brasil 08.07.2007

    Caro Henrique,ele já assumiu,basta ver o comportamento da comissão no jogo de ontem,com assistentes calados e claramente constrangidos.Temo que não dê boa coisa.Um abraço, Paulo Murilo.

  3. Clovis 10.07.2007

    Mudando um pouco o tom irônico de ambos!!!

    Parece-me que Nenê vai conseguir modelar a seleção de uma forma que eu também acho ideal… Com dois Alas-Pivôs, dois armadores e um ala-armador!!!

    A seleção ganha em velocidade, inteligência e naum perde sua força de garrafão, com dois alas-pivôs do porte de Nenê e Varejão, além de Splitter e JP Batista advindo do banco!!!

    E se não estiver enganado essa é sua tese de jogo e estilo para nossa seleção, não é Professor Paulo???

    Assisti ao jogo hj do Brasil, naum me agrada muito o banco dessa seleção que vai disputar o PAN!!! Nezinho é ridículo, Huertas falta ritmo de jogo, Jonathan é uma nulidade, os dois PIVÔZÔES RESERVAS(CAIO e RAFAEL), são muito limitados e inexperientes, o Marcus Vinícius nem entra, não posso comentar nada dele!! Lula e os assistentes naum sabem fazer a rotação de acordo com o andar da partida!!!

    Mas o que me alenta é VALTINHO, com sua inteligência para armar, ALEX, com seu jogo aguerrido e o ótimo jogo de costas para a cesta de JP BATISTA… Além do bom chute de Marcelo Machado, quando bem municiado e no momento devido, e por fim a boa evolução de MURILO!!!

    Pro Pré-Olímpico, esses 5 tem vaga garantida pra mim, chuntamente, com Nenê, Varejão, Splitter, Guilherme, Marquinhos e Leandrinho!!!

    E Professor Paulo, vamos ver se o LULA consegue enxergar o que quase todos veêm!!! Defesa bem postada e veloz, que conduz ao jogo de transição que o BRASIL tanto adora!!!

    Um abração!!!

  4. Basquete Brasil 10.07.2007

    Caro Clovis,acabo de postar o artigo de hoje,são23:50hs,e acesso o seu comentário, juro ser essa a verdade.E o que vemos? Duas posições conflitantes e também convergentes.A diferença é o posicionamento,vamos assim conceituar,sócio-político-
    técnico.Você,com toda a euforia e força da juventude,do amor ao jogo bem jogado.Eu,curtido pela luta permanente,muitas vezes inglória,mas com o mesmo amor manifestado por suas posições.Uma única e decisiva diferença,o tempo,desigual,mais curto para mim,mais extenso para você.Tempo que define posições,anseios, sonhos,realizações.e por que não,
    fracassos e perdas.Tenho-o mais exigente,crítico e pouco tolerante.
    O tem você mais elástico,
    aventureiro e exploratório.Ambos são importantes,pois são a base da vida,o fio condutor.Ambos temos razão,e provavelmente também não a teremos.Em toda e qualquer discussão existem as duas verdades que se defrontam, e também uma terceira,a verdadeira.Busquemo-la. Um abraço, Paulo Murilo

Deixe seu comentário