UM PRESENTE GILIPOLLA…

Palavras do grego melhor que um presente ao programa esportivo da Sportv: “O técnico da seleção brasileira será um europeu, com um único e exclusivo motivo, que é levar a nossa equipe a classificar para a Olimpíada de Pequim. Esse treinador, além de trazer um pouco dos segredos do basquete europeu, não virá aqui para mudar a nossa maneira de jogar. O que ele vai fazer é implantar uma filosofia de jogo, um pouco mais de domínio de jogo que necessitamos em alguns momentos. Eu não tenho medo, primeiro por que vamos classificar, segundo, por que o presidente não é marcado por ir ou não às Olimpíadas. O presidente é marcado, pesado e avaliado por tudo que ele faz pelo basquetebol”.

Sabias e proféticas palavras, onde nas entrelinhas podemos vislumbrar algumas perolas da enganação crônica que acometeu essa administração caótica, e que raciocina segundo a premissa de que tudo sabe e domina do grande jogo, e que de nada valem e valerão quaisquer argumentos, por mais técnicos e embasados que sejam, para mover um milímetro sequer desse posicionamento que prima pela incoerência e até pela irresponsabilidade.

Ora, se o tal técnico, que segundo uma afirmação jornalística do conceituado site BBHeart, é o famigerado e controverso espanhol Manoel Comas, que já transitou pela quase totalidade dos clubes espanhóis, e alcunhado de “El Xerife”, bem poderemos imaginar qual a sua filosofia de trabalho, bastando nos reportarmos a uma matéria em um jornal espanhol (http://www.eldiariomontanes.es/prensa/20070219/deportes/manuel-comas-tilda-jugadores_20070219.html), para nos preocuparmos desde já pelo “pouco dos segredos do basquete europeu” que nos irá brindar, e pela afirmativa do presidente da CBB de que “ele não virá para mudar nossa maneira de jogar”. Lendo a reportagem espanhola, rotular seus próprios jogadores, publicamente, de “gilipollas” ( tontos, idiotas, estúpidos, cretinos, segundo o Dicionário Michaelis), já aufere um belo cartão de visitas para quem não mudará nossa maneira de jogar, e nos deixa curiosos se tentasse o contrário e não fosse, por exemplo, bem entendido e obedecido, de como alcunharia nossos craques? “Gilipollas”, poderia até ser e não dar em nada pelo desconhecimento da língua pela maioria, mas e o Spliter, aceitaria? E o grande Delfin, o Alex, o Guilherme, só para mencionar os cardeais, esqueci o Marcelo. Teria o Comas de escolher um termo mais conhecido, em português mesmo, como por exemplo…

Talvez ele nos ofereça um pouco mais de domínio de jogo que necessitamos em alguns momentos, os decisivos, aqueles que só são vencidos através da integração de princípios e cumplicidade moral e técnica entre jogadores e técnico, sem alcunhas e rótulos, aqueles mesmos que o transformaram no “xerife”, comandando um bando de “gilipollas”, para a gloria e êxtase do grego melhor que um presente, e sendo regiamente remunerado pelo dinheiro público de nossos impostos.

E no fim de tudo permanece uma indagação- Se não é para mudar nada em nossa forma de jogar, se é para trazer um pouco dos segredos do basquete europeu e com a incumbência de nos classificar para Pequim apesar de tanta economia de objetivos, afinal, o que vem fazer aqui? Desconfio que é para evitar o aparecimento de um NAF, segundo sua ótica racista, tão criticada e condenada pela imprensa de seu próprio país.

Qui venga el toro, desculpe, “El Xerife gilipolla”.

Amém.



3 comentários

  1. Anonymous 15.12.2007

    Parabens professor Paulo Murilo por suas colocações, poderiamos chamar o Grego de hoje em diante de GILIPOLLA, seria um nome mais adequado para ele, depois de tanta besteira que tem falado na imprensa parace até aquela mulher de um quadro humoristico da tv do fernandinho e da Ofelia, a Ofelia vem sendo muito bem interpretada pelo Grego precisa-se saber agora nesse embrolio da CBB que é o Fernandinho, será o Bob???, para mandar ele se calar e parar de falar asneira na imprensa isto depõe contra ele como dirigente e contra o basquete perante aos demais esportes.

  2. Basquete Brasil 16.12.2007

    Não espresso qualquer comentário ou resposta,por não saber a quem me dirigir.Isso posto,terei o imenso desprazer de retirar futuros comentários apócrifos, conforme venho postando em artigos passados.
    Desculpe,pode ter sido até esquecimento,mas darei prosseguimento ao acordado entre mim e os leitores.
    Paulo Murilo.

  3. Anonymous 16.12.2007

    Prof.Paulo Murilo, fui eu quem escrevi Gustavo Silva realmente esqueci de assinar.

    Gustavo Silva

Deixe seu comentário