O VIGÉSIMO QUINTO DIA – O JOGO E SUAS VERDADES…

São 4 horas da manhã, penso muito no jogo, no que fizemos e trabalhamos, e mais ainda no que sofremos. Vacilo junto ao teclado de meu laptop, mas os dedos, como guiados por algo maior que minha vontade  treinada em relevar pequenos e grandes falhas humanas, escorregam para ele, e digitam o que deve ser digitado, orientados por uma mente que guardou um maravilhoso  ensinamento de uma saudosa e velha amiga, minha mãe, que dizia do alto de sua sabedoria- Paulo meu filho, ouça  tudo na vida, conselhos e sugestões, para ao final seguir a sua consciência, pois é perante ela que você terá sempre que responder.

Imaginem a situação de um técnico que até o domingo passado orientava uma equipe capaz de em 18 dias de treinamento técnico e físico intenso, ir a São Paulo e desenvolver um basquete de alto nível, contra equipes tradicionais , como Pinheiros e Paulistano, e jogar magnificamente, a ponto de se tornar o foco de interesse e atenção das demais equipes, da extensa e categorizada mídia alternativa e imprensa em geral, e ao voltar para mais uma semana de preparo, a fim do enfrentamento com Franca e Araraquara, se vê privada de cinco de seus melhores jogadores, por motivos extra quadra, exceto um que tem tido problemas com um filho recém nascido, e os demais envolvidos com sérios problemas financeiros motivados por um atraso no repasse de verba pública retida em canais administrativos, originando necessidades e premências em uma equipe profissional composta de homens, com as mesmas necessidades econômicas de um cidadão comum.  E por tudo isso nove treinos não contaram com a participação de todos, inviabilizando o reforço, o ajuste e a busca da sintonia fina dentro do sistema acabado de ser implantado, com suas novas propostas e situações inéditas.

E você assiste dois dos quartos iniciais razoavelmente equilibrados, dentro de um planejamento estratégico contra uma fortíssima equipe, mas já sentindo que o nível cairia irremediavelmente ante o inegável desentrosamento, fruto da ausência daqueles jogadores que não treinaram, mas que ante a esperança de ver suas situações resolvidas à curto prazo, participam, três deles, sendo que dois sequer trocam de roupa, de um jogo desigual para eles, e logicamente para toda a equipe.

E no terceiro quarto a hecatombe, na forma de 10 arremessos de três pontos quase seguidos sem as justas e devidas contestações motivadas por um desentrosamento progressivo e irremediável, pondo fim às ínfimas esperanças de reverter a partida., agora sob total domínio de Franca. Nada pode se antepor ao cansaço motivado pela ausência de preparo, não só físico e técnico, como, e principalmente o mental, e psicológico, e mais, de dois jogadores muito bons na marcação,  na semana do confronto. Numa divisão de elite 9 treinos fazem muita falta.

Mas quem está de fora critica o que vê, demonstra insatisfação pelo que não vê do tão prometido e inédito modo de jogar, incensado pelos que assistiram os jogos em São Paulo, repletos de novidades e novos conceitos para o nosso insosso basquete, e cuja apresentação deixa um que de decepção pairando no ar.

E com 30 pontos de vantagem( 15/28, ou 53,57% em arremessos de três), a ajustada e encaixada equipe de Franca chega ao final da partida com a tranquilidade daqueles que se prepararam melhor, sob o seguro manto de uma organização bem planejada, presente técnica e administrativamente, e por isso mesmo, justa e meritória cúmplice da vitória natural e incontestável.

Quanto a nós, que tratemos com urgência de sanar questões extra quadra, já que no interior da mesma resolvo eu os problemas( como manter a supremacia reboteira( 35/28), a seletividade nos arremessos de três( 10 tentativas no jogo), as finalizações possíveis de curta distância(21/51, ou 41,18%, razoável dentro das perspectivas do jogo), mantendo um percentual satisfatório nos lances livres(10/14 ou 71,43%), e com somente 6 erros cometidos, claro, se problemas exógenos não obliterarem nossa trabalhosa e esforçada busca pelo melhor caminho a ser trilhado pela equipe, além do meu próprio, nesta retomada corajosa e exigente, merecedora de apoio, respeito e acima de tudo consideração, na mesma proporção do que recebo e sempre recebi por mais de 50 anos dentro das quadras, como os calorosos votos de insistência e determinação dos dois Hélios, pai e filho após a partida.

Acredito que tudo, ou quase tudo, possa vir a ser resolvido na urgente brevidade que nos separa de hoje com a próxima partida, amanhã, domingo, contra Araraquara, quando poderemos retomar um caminho momentaneamente  interrompido, e sabendo de antemão o quanto nos custou e sem dúvida custará os nove treinos incompletos pela ausência de seus mais experientes jogadores, mas que no de logo mais possamos encontrar soluções emergenciais para os próximos e decisivos jogos que nos aguardam. Tentaremos todos dentro da quadra, onde as legítimas verdades acontecem, reencontrar as mesmas ou outras soluções que nos encheram de brio e determinação no belo giro pela paulicéia, mantendo minha palavra e comprometimento integral com a organização, e principalmente com os jogadores que a mim confiaram seus esforços e futuro, e que em uma única semana situa na seleção LNB da 18ª rodada dois jogadores, Lucas e Roberto, sendo que este o “dono da bola” na mesma. Além de sites e mais sites, inclusive o da própria liga enaltecendo o trabalho dos mesmos.

Que assim seja, sempre.

Amém.

Foto – LNB- Roberto o “dono da bola” da 18ª rodada do NBB2.



4 comentários

  1. Marcos 07.03.2010

    Olha Paulo, assisti aos dois jogos contra Franca e Araraquara e vi o Saldanha jogando um basquete bem melhor do que apresentado com o antigo treinador. Vi um “De Jesus” renascido e realmente se dedicando em prol da equipe. O Roberto, como melhorou!! principalmente dos arremessos de curta distância. O André sendo bem aproveitado e com uma mecânica de arremesso bem melhor corrigida do que vinha até então (ele simplesmente não sabia arremessar! Falta muito para corrigir, mas acredito na melhora dele).

    Quanto aos problemas extra-quadra, entendo a posição dos jogadores com relação ao atraso no pagamento, porém, eu não entendo como alguns jogadores só pensam neles e a equipe que se “exploda”. No ano passado vimos os jogadores do Flamengo darem uma demonstração de profissionalismo nunca antes vista em qualquer esporte, com 4 meses de salários atrasados, ainda foram campeões brasileiros.

    Esses jogadores que ficaram de fora em sinal de protesto, são aqueles tipos de pessoas que se forem para a guerra contigo, são capazes de te entregarem para o inimigo para poderem salvar a própria pele. Resumindo, eles não estão nem aí para o treinador, nem aí para o patrocinador, nem aí para a torcida e muito mais, não estão nem aí para a equipe e seus companheiros.

    Eu penso que se tivéssemos com a equipe completa ganharíamos os dois jogos, ou pelo menos contra Franca faríamos um jogo mais parelho no 3° e 4° quartos. Contra Araraquara, com a equipe completamente deformada, abrimos uma diferença de 13 pontos ao final do 4° quarto, imagina com a equipe completa?

    Paulo, quero desejar toda a sorte do mundo e pedir que não desanime e continue sendo este excelente profissional que sempre foi, persistindo em seu trabalho pois o mesmo já está sendo reconhecido e será ainda muito mais até o final deste campeonato. Realmente eu penso que você não conseguirá se aposentar do trabalho de técnico este ano (rsrsrsrsrsrs), a menos que você queira.

    Um grande abraço e força !!!

  2. Carlos Alex Soares 07.03.2010

    Lamentável Paulo. Comentamos, Yannick e eu, que algo tinha acontecido depois da surpresa que aprontaste com Pinheiros e Paulistano. Mas já voltaste pro prumo, contra Araraquara, só 9 pontos… esperamos que essas questões salariais e de saúde do novo mascote do time de resolva logo.

    Saúde a todos e continua na luta.

  3. Basquete Brasil 07.03.2010

    E Alex, contra Araraquara ainda fiquei sem os jogadores, tendo atuado todo o tempo na marcação linha da bola, e não tivemos nenhum eliminado com 5 faltas. Foi empolgante. Mas perdemos, o que para a maioria conota fracasso, mas não vejo assim. Amanhã recomeço tudo de novo(veja o blog que publicarei a seguir), e quem sabe com a equipe completa. A ausência deles representou os 30 pontos que tivemos a menos nestas duas partidas.Em junho, ou julho tentarei realizar a clinica para jogadores aqui em Vitoria, e espero contar com seus garotos.Um abraço, Paulo.

  4. Basquete Brasil 08.03.2010

    Marcos, que belo testemunho o seu, e que me faz muito feliz. Asseguro que amanhã às 10 hs estarei no ginasio recomeçando tudo de novo, e na terça, e na quarta, para na quinta ir até Bauru dar seguimento a nossa humilde saga, junto aos jogadores, todos eles, se assim se dispuserem, pois cabe a eles a continuidade do trabalho e da luta a ser travada,tendo a mim como companheiro. Acredito no trabalho, acredito na persistência, como acredito acima de tudo na dignidade e na boa luta. Obrigado pelo apoio dirigido a mim e a equipe, e pode ter certeza de que tudo faremos para não o decepcionar. Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário