FÁBIO, UM LUTADOR…

Olá Professor Paulo,

Escrevo lhe para contar que neste final de semana encerramos nossa participação nas finais do INTERCEUS 2012 sub-17 masculino de basquete conquistando a medalha de prata da competição!

Estamos muito felizes porque essa medalha veio como resultado e recompensa a muita dedicação, união e trabalho duro,  e quero que o senhor saiba que muito se deve a filosofia de jogo que tenho adotado ( a qual o senhor é uma das grandes referências).

Se chegamos tão longe, muito deve-se à superação de limites individuais e coletivos, esta foi minha primeira experiência com o sistema de dupla armação, tenho certeza que só deixamos equipes tecnicamente superiores para trás (inclusive o campeão do ano passado) por conta de nossa forma de jogar diferenciada. Na final perdemos para uma equipe com muitos meninos de clubes, inclusive atletas federados, então a disparidade técnica e física era brutal, ainda assim dificultamos o máximo que pudemos.

No fim nos coube à medalha de prata, o que num primeiro momento deixou os meninos chateados, pela sensação de “perda do ouro”. Conversamos bastante e logo enxergaram de outra forma, valorizando a nossa conquista. Sei que o senhor já passou por situações dessas, gostaria de pedir uma palavra sua sobre essa questão de medalhas de ouro, prata e bronze para que eu repasse aos meninos.

Um grande abraço, obrigado pela resposta no blog também, logo comentarei mais, tenho acompanhado tudo,

Fábio

obs: segue anexa uma foto nossa com o troféu de prata e as medalhas.

Recebi esse email de um jovem técnico de São Paulo, reafirmando minha convicção de que podemos vencer etapas tidas como incontornáveis no atual panorama do basquete no país. Recentemente o Fábio foi ao meu encontro em Mogi das Cruzes, quando lá estive para acompanhar a final do NBB4,  e onde  tive o enorme prazer em conversar com ele por mais de 6 horas, que passaram rapidamente, ofuscadas pelo seu ardor e empenho em discutir sua grande paixão, o grande jogo.

E que mais poderia acrescentar àquela conversa tão rica e produtiva que tivemos, senão pedir que continue o belo trabalho que promove junto a juventude que lidera, lembrando a todos seus jogadores que dêem o máximo de valor à sacrificada conquista, lembrando sempre que um outro fator se sobrepõe às medalhas e troféus na fase da vida em que se encontram, o de adquirirem o máximo de técnicas individuais e coletivas possiveis, pela incessante prática dos fundamentos, que é a ferramenta mestra do jogo, e que deverá ser praticado em todas as etapas de suas vidas,  enquanto jogadores.

Parabenizo a todos, e ao Fábio em particular, por sua seriedade e profunda honestidade como professor e técnico, sempre pronto a aprender, assim como a ensinar e transmitir incondicionalmente o grande jogo.

Amém.

Foto – Equipe sub 17 do C.E.U. Jaçanã, vice campeã do INTERCEUS 2012 – São Paulo. Clique na mesma para ampliá-la.



8 comentários

  1. Ivonete miranda 26.06.2012

    Todo os dias tenho mais certeza que Deus tem tempo para tudo.
    Tudo o que plantamos, colhemos….
    E vc Fabio,tem muito a colher durante toda sua carreira..tenho plena certeza disso.
    Sua colheita ja esta em Maua, onde seus frutos estao cada vez mais perto da chave ouro na FPB.
    Deus guie seu abencoado caminho, sempre te acolhendo em suas decisoes.
    Um grande bj
    Girafinha Ivonete rsrsr

  2. Nelson Vicente Aguglia 27.06.2012

    Olá Fábio e esportistas!
    Estive presente na final do INTERCEUS 2012 no CEU JAMBEIRO,domingo dia 24/06/2012 e o que vi lá, deveria ser documentado e exibido para
    sevir de exemplo a muitos dirigentes,atletas,professores não só da área do basquete, mas do esporte em geral.
    Uma festa maravilhosa da garotada!
    Não houve ganhador ou perdedor!
    Todos ganharam,porque no final foi um congrassamento de todos os atletas,treinadores,responsáveis pelo evento e familiares presentes.
    Parabéns Fábio,parabéns a voces,atletas que são a razão deste pessoal abnegado da base do basquete brasileiro.
    Infelizmente a falta de apoio das autoridades competentes,dos dirigentes do basquete é um fato,porém sem a base,não teriamos grandes jogadores que desfilam seus talentos não só aqui no Brasil mas pelo mundo afora!
    Enfim,foi uma linda festa do esporte!
    Parabéns a todos!
    Nelson.

  3. Fábio 27.06.2012

    Professor Paulo,

    Sem palavras para agradecer-lhe pelos ensinamentos, pela amizade e pelas palavras sobre o meu trabalho.

    Este artigo (que me pegou de surpresa) me emocionou, tem um valor inestimável, é um estímulo a continuar todos os dias indo trabalhar com o basquete e ensinar o pouco que sei pra garotada, na prática deste esporte que tanto amamos.

    Deus o abençoe e dê muita saúde, quero poder continuar aprendendo com o senhor por muito tempo, quem sabe um dia até poder acompanhá-lo não só no blog, mas dentro da quadra, eu acredito muito nisso professor!

    Grande abraço,

    Fábio/SP

  4. Basquete Brasil 28.06.2012

    Nada mais fiz do que citar e homenagear um bom e eficiente trabalho, Fábio, o que muito me satisfez. Quem sabe um dia trabalhemos juntos, quem sabe…
    Um abraço e muito sucesso no seu trabalho. Paulo.

  5. Jamir Nogueira 29.06.2012

    Sou gestor do CEU Jaçanã e acompanhei o entusiasmo do Fábio pelo esporte e o compromisso e seriedade do trabalho desenvolvido junto à garotada.
    O sucesso deste time é fruto de uma história longa, de familiares, outros professores, amigos, mas sem dúvida é fruto da tenacidade de cada jogador e da técnica e do coração que o professor Fábio soube fazer aflorar de dentro de cada um.

  6. Professor,

    Sei que o amor pelo basquete e por outros esportes no Brasil são a estrutura que mantém profissionais como o Fábio na luta diária não só do ensino do basquete mas pelo desenvolvimento do carater destes meninos que fazem parte deste time.

    Parabéns pelo blog e parabéns para o Fábio, meu irmão,que desde criança respira o esporte.

    bjos

    Patricia

  7. Basquete Brasil 11.07.2012

    Prezado Jamir, parabenizo sua gestão no CEU Jaçanã, assim como todos os envolvidos com o projeto de basquetebol liderado pelo Fabio, e faço votos para que o mesmo seja ampliado e aprimorado a fim de alcançarem maiores benefícios à juventude desse grande estado. Parabéns a todos. Paulo Murilo.

  8. Basquete Brasil 11.07.2012

    Prezada Patricia, obrigado por sua amável audiência, e parabéns pelo competente irmão que tem, como professor e técnico compromissado com a educação de qualidade de nossos jovens. Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário