Iniciando meu Blog

Prezados amigos, estou iniciando a publicação de alguns artigos sobre basquetebol fundamentados em minha experiência de mais de 40 anos nas funções de técnico e professor, na formação de jovens e na direção de atletas de alto nível, tanto masculinos, como femininos.

Longe de mim a pretensão de ditar normas e regras, mas sim tentar, ao descrever minhas vivências e experiências, uma maior abrangência sobre alguns fatores, que em minha humilde opinião, levaram o basquetebol ao estágio de decadência a que foi submetido nos últimos 20 anos. Creio, com a mais absoluta certeza, que somente aqueles técnicos que sempre trabalharam da formação à elite, que sempre divulgaram seus estudos e pesquisas, que nunca negaram apoio aos que se iniciavam na profissão, que ousaram inovar, fugir do óbvio, desenvolvendo sistemas coerentes à nossa realidade de país pobre e com uma infinidade de carências, que sempre se negaram a adotar soluções estrangeiras que não adaptadas às nossas particularidades, finalmente, aqueles que sempre trabalharam sob a égide da honestidade, do sacrifício e da mais profunda ética, podem apontar os verdadeiros caminhos a serem trilhados para o objetivo maior, o soerguimento do basquetebol no Brasil.

Inicio o debate apresentando uma série de artigos, que serão a base do livro que publicarei até o fim do ano, saldando uma dívida que me é cobrada desde longos anos, quando preferia publicar artigos, por considerá-los úteis pela atualidade (livros técnicos sempre parecem obsoletos ao serem publicados) e mais úteis ainda por serem de rápida e imediata utilização pelos mais jovens. Gostaria que os mesmos fossem analisados, debatidos e criticados, e que suscitassem muitos outros, pois é pela discussão dos problemas que se pode chegar às soluções tão desejadas por todos aqueles que, como eu, amam o basquetebol.

Muito obrigado.



3 comentários

  1. Roberto Lopes Bastos 22.10.2008

    Caro Paulo: Onde posso adquirir seu livro? Será que ja escreveste? Estou remetendo essa pergunta em 22 deoutubro de 2008. Estou muito atasado? Bom por hoje é so. Um abraço Roberto.

  2. Basquete Brasil 23.10.2008

    Prezado Roberto,já tenho o livro pronto a algum tempo,aliás,dois livros.Mas os custos de publicação são demasiados para mim.Espero ter respostas de algums editoras,mas basquete hoje é mercadoria de terceira,para eles.Mas não desisto.Um abraço,Paulo.

  3. […] (11/9), completamos 17 anos de Basquete Brasil, um humilde, porém perseverante blog, que vem contando as coisas do grande jogo neste imenso, […]

Deixe seu comentário