ALGUMAS OPORTUNAS DEFINIÇÕES

MÉTODO, s. m. Processo racional para chegar a determinado fim; maneira de proceder; ordem ou sistema que se segue no estudo ou no ensino de qualquer disciplina; processo ou técnica para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade; tratado elementar; ( fig.) prudência; ponderação. (Do lat.methodu.)

SISTEMA, s. m. Conjunto de partes coordenadas entre si;conjunto de partes similares;forma de governo ou constituição política ou social de Estado: sistema constitucional; combinação de partes,de modo que concorram para certo resultado; plano: sistema financeiro; conjunto de princípios,verdadeiros ou não, que estabelecem um corpo de doutrina; conjunto de leis ou princípios que regulam certa ordem de fenômenos:sistema planetário; método;processo; hábito; uso; (pop.) modo,forma:moderno sistema de sombrinhas; (mús.) conjunto de intervalos
elementares, compreendidos entre dois limites sonoros extremos, apreciáveis ao ouvido;(hist.nat.)método de classificação baseado num só ou num pequeno número de caracteres; (anat.)conjunto de órgãos compostos pelos mesmos tecidos e destinados a funções análogas: sistema vascular; (geol.)reunião de formações sedimentares que correspondem a um período geológico. (Do gr.systema.)

TÉCNICA,s.f.Conjunto dos processos de uma arte; prática. (De técnico.)

TÁTICA,s.f.Arte de dispor e ordenar as tropas em posições e terrenos favoráveis, para o combate,(fig.) maneira hábil de dirigir qualquer negócio. (Do gr.taktike.)

ESTRATÉGIA, s. f. Ciência de organizar e planejar as operações de guerra; estratagema; tática; (fig.) ardil; astúcia; manha. (Do gr.strategia.)

FILOSOFIA,s. f. Ciência geral do conhecimento das coisas por suas causas ou primeiros princípios; sistema de princípios que tem por objeto agrupar uma certa ordem de fatos para explicar;cada um dos sistemas particulares de filosofia; doutrina filosófica:a filosofia de Descartes; estudo,investigação dos princípios essenciais de uma arte, de uma ciência particular:a filosofia da música,da medicina; firmeza, elevação de espírito; razão; sabedoria. (Do lat.e gr.philosophia.)

ÉTICA, s. f. Ciência da moral.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Editora Globo S.A.



Deixe seu comentário