MUDANÇAS À VISTA!

Desde Setembro do ano passado venho publicando artigos nesse singelo blog,sem imagens,diagramas,videos,a não ser textos,com algumas lembranças e testemunhos de uma caminhada de mais de 40 anos pelo mundo do basquetebol.O que mais me impressionou durante todo esse tempo das publicações, foi a total ausência de qualquer comentário,um que fosse,emitido por aqueles que os leram,como se tivessem tomado conhecimento de relatos acima de quaisquer dúvidas, verdades indiscutíveis.Como temo toda e qualquer unanimidade,optei em procurar pelos meios a que tive acesso,sites,jornais,revistas,outros blogs e ferramentas de procura na rêde,qualquer pista de respostas,mesmo tênues para o que vinha publicando.E eis que me deparei com um sem número de inclusões do blog nos sites de pesquisa,além de vários pedidos de repubicação por outros blogs congêneres,e ai tive a prova de que,mesmo sem ter sido questionado diretamente,atingi um pequeno público interessado na matéria.Por isso,e só por isso, dei continuidade ao trabalho,que não é muito diferente daquele que desenvolvi no magistério superior e como técnico,sempre voltado para a pesquisa e a divulgação das mesmas.E está sendo encorajadora a sensação de que, de alguma forma,vislumbramos mudanças importantes no comportamento de grupos e pessoas ligadas ao basquete,e que de alguma forma influenciei um pouco nessas mudanças. Temos alguns exemplos,como a reunião de técnicos de Curitiba em um ciclo de discussões,como
a dessa semana onde será analisado e estudado o Passing Game,sistema de jogo ao qual dediquei muitas linhas de combate sem tréguas contra essa triste experiência, que empobreceu nossa técnica e encerrou nossos técnicos em uma camisa de força de triste memória e teimosa presença.O lançamento das escolinhas de basquete da Associação de Veteranos de Basquetebol do Rio de Janeiro é outra constatação de que aos poucos aqueles que outrora engrandeceram a modalidade abrem suas portas para os jovens,em vez de se dedicarem ao lazer e recordações dos tempos passados.Essas Associações têm no seio de seus adeptos o que de melhor existiu no basquetebol brasileiro,e quer queiram ou não, são a memória viva de nosso passado brilhante,e que cabe a eles repassarem seu entusiasmo aos jovens,tanto pelo exemplo de continuarem a praticá-lo, como pela função patriótica de divulgá-lo junto aos mesmos. Também alguns sites bastante ligados à divulgação da NBA já abrem espaços de discussão,como o da criação de uma Liga Nacional, assim como enfocam a sucessão na CBB dentro de critérios éticos
técnicos e até politicos. Aos poucos espocam aqui,e acolá, movimentos ainda dispersos
que visam uma salutar discussão sobre o nosso futuro,o futuro do basquetebol.Que sejam benvindas essas mudanças, ausentes a longo tempo de nosso meio, e que se multipliquem para termos,com certeza,dias muito,muito melhores.Aqui dessa humilde trincheira continuarei a abordar esse tema que me apaixonou desde muito cêdo e ao qual prometi amar enquanto lúcido e capaz de estudá-lo,pesquisá-lo e divulgá-lo.Mas bem que um comentário seria bem-vindo,pelo menos um…



10 comentários

  1. Jose Medalha 02.04.2005

    Amigo Paulo
    Vc tem razao. As vezes cometemos essa desconsideracao de nao reportarmos o que achamos importante. Aqui vai o meu comentario. Siga em frente e por favor use tb o meu web site pessoal para expor as suas ideias quando quizer. No meu site pessoal ( josemedalhabasketball.com ) tem uma pagina de point of view ou Time out destinada a tecnicos emitirem seus pontos de vista ou discutirem suas ideias sobre basquetebol. A proposito, posso postar o seu artigo anterior. Falando de Taticas. Achei excelente
    Abs

  2. Basquete Brasil 03.04.2005

    Caro Medalha,obrigado pelo comentário,único desde que publico o
    blog.Valeu! Publique o que quiser,quando quiser,é uma honra para mim.Paulo.

  3. Anonymous 06.11.2005

    Caro Prof Paulo
    A valia e a qualidade de seus posts tem sido de extremo valor para minha formação.
    Obrigado não só pelas informações bem como pela ajuda valiosa que prontamente me ofereceu.
    Estou numa corrida batalha diária, porém faço questão de registrar aqui que tenho refletido muito sobre as informações defendidas por vc.
    Boa sorte e espero que continue…
    Abs

    Fábio Aguglia
    SP

  4. ANONIMO 02.04.2009

    Caro autor esse texto nao tem nada a ver,é um pessimo assunto,pois eu sou uma autora e sei o certo e o errado e o seu texto esta errado.
    Entao melhore,pois uma ajuda igual a minha nao a igual,espero que utilize esse comentario

  5. sandra 02.04.2009

    nossa eu adorei site,so tem porcaria e eu sou uma

  6. Basquete Brasil 02.04.2009

    Muito,mas muito atrazado digo a você Fabio que continuei, perseverei e hoje conto com o apoio de muitos desportistas que amam o basquete.Também tenho refletido muito nestes 5 anos de blog,e creio que acertei em continuar.Um abração(mesmo atrazado…),
    Paulo Murilo.

  7. Basquete Brasil 02.04.2009

    Prezada Daiana(vejo esse nome em seu email de envio)mesmo sem receber a sua ajuda sem igual nestes 4 anos de blog,posso sem dúvida alguma testemunhar ter sido o mesmo importante,agora que o leio,como prova do acerto em publicar o blog apesar de suas duvidas quanto o posicionamento do mesmo.Discordancias são sempre bem vindas.E vida que segue. Paulo Murilo.

  8. Basquete Brasil 02.04.2009

    Prezada Sandra, não seja tão drástica.Creio que alguma coisa,por menor que seja não seja tão ruim como você apregoa.Protesto veementemente por você se considerar uma porcaria.Não concordo e nem apoio.Um abraço, Paulo Murilo.

  9. GIM RD 29.05.2009

    parabens ,pelo belo trabalho… TENHO SERTEZA Q TODOS OS AMANTES DO BASKETBALL ,TAMBEM DIRIAM SE PUDESSEM . ja q tenho esta oprtunidade ,novamente digo PARABENS ,TODOS NOS AGRADECEMOS.

  10. Basquete Brasil 29.05.2009

    Muito obrigado Gim,fico feliz com seu testemunho.Um abraço,
    Paulo Murilo.

Deixe seu comentário