E OS IGNORANTES SOMOS NÓS…

Minutos atrás acessei o blog da TV Esporte Interativo, com uma entrevista do presidente da CBB, sobre a situação do basquete brasileiro após a desclassificação no Pré-Olímpico.

Tudo do que mais é contestado sobre sua administração, merece um tratamento expositivo que raia ao mais completo absurdo. Mas dois pontos me chamaram a atenção: Primeiro, a sua afirmação de que duas, das nove federações que votaram contra sua reeleição, Paraná e Rio de Janeiro, “já estavam alinhadas com ele”, ressaltando com a mais absoluta clareza “que no Rio coloquei um novo presidente lá”, num testemunho que bem demonstra sua capacidade de comprar consciências e votos.

Outro ponto, sua afirmação de que aqueles que o criticam, nada sugerem, somente falam mal. É um testemunho mentiroso, pusilânime e que bem demonstra sua falte de caráter e responsabilidade. Como já publiquei aqui no blog, fui publicamente convidado por ele quando do Sul-Americano de clubes em Brasília para uma visita “de duas horas para um papo e um café” na CBB, onde ouviria sugestões que eu pudesse apresentar no sentido de melhorar o setor técnico da entidade, e que foi por ele solenemente esquecido, deixando-me sem resposta duas vezes no telefone. As dez sugestões foram publicadas no artigo “Convite feito, convite aceito…” em 11 de dezembro de 2007. http://paulomurilo.blogspot.com/2007/12/convite-feito-convite-aceito.html

Claro que jamais seria ouvido, e sequer fui recebido, numa prova cabal de seu profundo desprezo por todo aquele que entende, pelo estudo, longa experiência, e vivência desportiva,as verdadeiras funções educativas e culturais da atividade física, conceitos estes antagônicos aos seus propósitos exclusivamente políticos, e de interesses pessoais.

Vale a pena acompanhar a entrevista, ao menos como um exercício sobre o que não se deve fazer e pensar sobre administração desportiva. É um relato lamentável.

http://www.esporteinterativo.com.br/noticias/index.asp?Id_Noticia=6382

Que os deuses ( peço perdão pela insistência…) nos ajudem.

Amém.



6 comentários

  1. Marival junior 21.07.2008

    Prof. Paulo Murilo
    a FPRB realmente “teve” que se alinhar com a CBB mas foi em virtude de situações que apenas o presidente da entidade pode relatar às pessoas mais “entendidas”. Realmente o presidente da CBB está com tudo para ganhar as eleições de 2009 e para os reles mortais como nós o que resta? Se quisermos outro presidente na CBB terá que ser por outro caminho mas acho que pelas “eleições democráticas” não tem jeito.
    Marival Junior

  2. Marcelo Sousa 24.07.2008

    Caro Paulo!!
    Foi um prazer ter tido o prazer encontrar o seu blog.acrdito tratar-se de um belissimo quadro do panoramado Basquete Nacional.
    Quanto as atitudes e posições desse deplorável ser humano..infelizmente nada nós supreende.
    Atenciosamente

  3. Samuel 25.07.2008

    Caro Professor Murilo.
    Seria interessante que o Senhor caso tenha tempo visite a Federação do Rio. Seu presidente Alvaro Lionides. Esta trabalhando dia e noite sem nenhuma verba da CBB ou de qualquer outro lugar. A unica fonte de rendae o dinheiro da mensalidade dos clubes que infelizmente estão quase que falidos e poucos pagam em dia.
    A Federação erdou uma divida oriunda do BOLA NA CESTA, projeto este que terminou e deixou uma divida trabalhista enorme.
    Quanto a estar alinhado ou não com a Confederação.
    Isso é outra grande mentira, pois a Confederação não ajudou em nem um real.
    O que moveu as pessoas a assumirem a Federação foi o desejo de fazer o melhor para o Basquete Carioca e o descontentamento que alguns tinham com modo como o Guilherme Kroll a dirigia ja era ele que realmente administrava a Federação.
    O Presidente hoje a frente da FBERJ só quere fazer basquete e espera a ajuda de todos inclusive dos que criticam pois esta precisando e muito de ajuda.
    Tudo o que vier para melhorar a situação do Basquete carioca e nacional com certeza será aceito e de bom grado.

    Um grande abraço e fiquem com Deus

  4. Basquete Brasil 31.07.2008

    Prezado Marival,honestamente acredito que se a turma “graúda”do basquete realmente quiser mudar o atual panorama, muda.Basta percorrermos os quadros das associações de veteranos que crescem no país, com suas sedes e ginasios confortáveis, e campeonatos nacionais e internacionais, todos recheados de homens e mulheres de sucesso pessoal,profissional e até politico,para entendermos o quanto de poder poderiam canalizar para o desenvolvimento real do basquete brasileiro.Alí estão os quadros técnicos e administrativos e politicos que nos faltam,e que teimosamente negam sua participação e influência decisiva para mudarmos o quadro vexaminoso e comprometedor que se instalou entre nós.Se quiserem agir, mudam, e mudam mesmo, pois têm gabarito para tal. Um abraço,
    Paulo Murilo.

  5. Basquete Brasil 31.07.2008

    Prezado Marcelo,obrigado por sua audiência, e espero seus comentários e criticas para melhorarmos nosso querido basquetebol.Um abraço, Paulo Murilo.

  6. Basquete Brasil 31.07.2008

    Prezado Samuel,infelizmente, as declarações públicas do grego melhor que um presente, de que teria sido ele próprio a tomar o comando da FEBERJ,colocando a direção que lá está,não foi até hoje desmentida nos mesmos canais de midia, pela mesma.Não me cabe emitir julgamentos,assim como estabelecer visitas sem ser convidado, o que compreendo muito bem,pelo completo desconhecimento pessoal que existe entre mim e a atual direção da FEBERJ.Um abraço,Paulo Murilo.

Deixe seu comentário