UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA…

Quando ecoou o sinal estridente da sirene, anunciando o fim do sonho classificatório para a competição olímpica, o grego melhor que um presente mudou um discurso de onze anos, os mesmos em que se encontra no poder confederativo. A desclassificação pela terceira vez, obrigou-o a uma mudança estratégica de planos, visando seu continuísmo naquela entidade. Coincidentemente, a par da desclassificação, 20 clubes se reúnem na cidade sede da CBB, e fundam uma nova entidade, a Liga Nacional de Clubes (LNB), cujos objetivos são idênticos às outras duas ligas fundadas nos três últimos anos. Objetivo principal? A posse das chaves do cofre, ciosa e rigidamente guardadas pelo impoluto grego. Chaves estas que controlam verbas públicas, verbas lotéricas, contratos televisivos e publicitários. Chaves estas que conotavam ao mesmo, poder e tráfico de influências.

Porque somente agora o preclaro presidente aquiesceu das benditas e sagradas chaves, numa hora de comoção nacional pela perda olímpica, depois de bravatas classificatórias e importação de técnico, por que ? Perda de mandato, impossível, já que teve suas contas aprovadas pela assembléia da CBB, constituída pelos clubes que sempre o elegeram através delegação de voto dos presidentes de suas federações, clubes estes que o tem garantido permanentemente. Então, o que o levou a declarar que chancelaria a nova entidade, mesmo sabendo que perderia a exclusividade sobre a propriedade do chaveiro cobiçado?

Talvez, não, com certeza, a garantia de que sua reeleição ( já anunciado seu interesse pela mesma…), não sofreria restrições, por parte destes mesmos clubes, que a inviabilizassem, garantindo apriorísticamente seu “cargo de sacrifício”, assim como os de todos os acólitos que o acompanham na empreitada, como num trato de cavalheiros sobre um principio democrático que sempre serviu de moeda de troca, pelos políticos infiltrados no mundo atraente e popular do desporto nacional.

E porque estes 20 clubes aceitariam tal engodo? Bem, dificilmente, num prazo de alguns meses, seria praticamente impossível demover presidentes de federações envolvidos e beneficiários do butim confederativo, a abdicarem de suas cômodas e bem pagas posições, pelo apoio ao capi, quando protegidos por eleições regulares e democráticas em seus estados, eleito que foram pelos , pelos, ora que novidade, seus respectivos clubes!

Então, estabeleceu-se o impasse. De um lado um grego inamovível a curto prazo. De outro, federações que em sua maioria o garantiriam por mais uma eleição, mas, que de acordo com outras e mais rentáveis propostas , poderiam deixá-lo  pendurado na broxa. E com o tempo se tornando  cada vez mais escasso para uma retomada de posição visando o soerguimento da modalidade, e aproveitando a sua aparente fragilidade  ante o fracasso da seleção, que nem mesmo o sucesso da equipe feminina fez estancar a revolta à sua administração, o plano B teria de ser deflagrado, evitando retaliações, mudanças de lado, pedidos judiciais de vista contábil, entre outras possíveis ingerências indesejáveis.

Aceitar e chancelar a nova liga, entregando, ou dividindo, ou mesmo se contentando com uma pequena parte, que é melhor do que nada, dos valores contidos no mágico cofre, tão disputado a tapa por tantos…clubes, e a recondução sem traumas para mais uma etapa de “sacrificada direção”, não seria um mau negócio, ainda mais quando tem bem guardada em algum compartimento da pelagem felpuda de raposa profissional, aqueles segredos de sobrevivência que o tem premiado com o reconhecimento de maior personalidade do basquetebol nos últimos anos, pois, apesar dos desmandos, fracassos e irretocável incompetência técnico-administrativa, é, sem dúvida alguma, o grande campeão da manipulação de egos, vaidades e dos votos daqueles que o elegeram , reelegeram e se locupletam com as benfeitorias negadas a quem de direito, o basquetebol brasileiro.

Que se cuidem os 20, pois alguns deles já foram defenestrados nas duas ligas anteriores, punidos a maioria pela aceitação do jogo confederativo, e nas traições inter pares, e que nem a aceitação de um novo “trato de cavalheiros”, os tornarão imunes à extrema sagacidade de uma matilha pseudamente encurralada, numa situação que dominam como ninguém, onde o amadorismo inexiste por princípio.

Temo pela iniciativa, que em curto prazo visa organizar um campeonato nacional produtivo, e alguma iniciativa voltada à formação de jovens, mas que se esquece de apoiar o basquete feminino, e que pouca influência terá sobre o controle técnico da modalidade. Seria mais incisiva e decisiva essa união, se fosse voltada, mesmo sem o controle econômico tão ambicionado, pela pressão organizada e bem planejada sobre os clubes e federações estaduais, a fim de que, no próximo mês de maio de 2009, nas eleições da CBB, elegessem desportistas de primeiro time, preparados e bem assessorados, imbuídos na missão de recolocação do basquete em seu devido lugar, sem correrem o risco real de se verem surpreendidos por ações de decisivas estratégias de sobrevivência, emanadas de um certo tipo de político esportivo, para o qual ética, ou mesmo antiética, são princípios de caráter substituídos pelo mais danoso e perigoso deles, o caráter aético.

E pensar que só bastam 14 votos federativos para que se mude algo tão desejado para o soerguimento do grande jogo entre nós…

Amém.



5 comentários

  1. Bela analise realizada neste artigo, pratica, direta e objetiva.

    Iniciativas independentes como a II SUPERCOPA NORDESTE e outras como a SUPERCOPA BRASIL servem de lição aos donatarios do basquete do Brasil.

    Incrivelmente, a união em torno de um objetivo é extremamente rifado em detrimento de poucos que utilizam este beneficios, portanto acredito ainda esta na união de todos os Estados da federação.

  2. marcos de Paula 23.07.2008

    Ajudei ao Grego, juntamente com Berquó, Carlinhos de Alagoas e ao querido e falecido Paulo Cheidt a comprar varios Presidentes de Federação na eleição do Grego, o discurso era de moralidade e reestruturação do Basquete no Brasil, na primeira semana de eleito já vimos ao contrario, o mal nao estar com Grego “somente”, tem um cancer ali estalado, um não dois, Manteiga e Roberto Becker, trataram de afastar todos que poderiam denunciar ou mostrar a roubalheira e falcatruas que ali acabara de instalar-se.
    Bem o final não tenho que mostrar mais nada, esta ai, levaram o caixa da CBB a falencia, não existe mais nada paupavél em termos de finanças, quebrada, sem um patrocinio fisicamente duradouro, a não ser a Eletrobras, atraves do Governo Federal estariamos sem minimas condições de tocar a bagunça que ai esta, isto é uma determinação do Gov. Brasileiro para não deixar acabar o Basquete no Brasil.
    Bem para levantar das cinzas, temos que extirpar os cancer lá existente, “Grego, Manteiga, Roberto becker e meia duzia de sangue sugas, que vivem do dinheiro que roubam do basquete Brasileiro, taxas e mizeros reais ou dolares que juntam na adiministração de viajens ao interior do Brasil, de campeonatos Internacionais, de jogos amistosos da Seleção, etc…
    Maio vem ai, falta menos de um ano, não me surpreende que meia duzia de vendidos, principalmente do Nordeste, nada contra a nordestinos, mais foram eles que se venderam para mim na eleição do Grego, se vendão novamente.
    Adeus basquete no Brasil , a eleição do Gego sera a pá de cal no basquete Brasileiro, nem como Dercy Gonçãolves sera permitido ser sepultado, em pé.

    Pelo basquete..
    Marcos DePaula, direto do exilio, Miami-USA.

    Ps. Pelo menos aqui tem NBA.

  3. luiz 23.07.2008

    muito bom…
    acho q consentir a nova liga e achar q comoveu alguma coisa…
    assim como acho q a liga ( pelo q presumo) não deverá participar do “core” contábil da CBB. Antes, isso sim, deverá apresentar seu orçamento e colocar seus “caraminguás” como reforço. Senão, aguardemos.
    A melhor das idéias é a que sugere movimento de estímulo às eleições estaduais. Se bem que “nossa amizade” a essas alturas, ja deve ter “amarrado” com a “corda” mais eficaz.
    Muito bem lembrado sobre o “feminino”

    abraço

  4. Paulo Murilo, sempre leio os seus artigos e concordo com suas ponderações e estou preocupado com o futuro do nosso querido basquete, pois vejo que os pretendentes a ocupar a cadeira de presidente da Confederação tem os mesmos perfis, portanto, não sei se você concorda comigo, mas vejo mais alguns anos de vacas magras em nosso pasto, a não ser que algum gestor nos surpreende e faça um tratamento de choque, e acorde os administradores esportivos para pensarmos na coletividade e possamos sair juntos do buraco, caso contrário o badiminton irá ser mais popular que o basquete no Brasil.

  5. Basquete Brasil 31.07.2008

    Prezados Ives,Marcos de Paula,Luiz e Wagner pelo atrazo na s respostas, mas ainda não consegui dominar as minucias deste novo blog,com itens bem diferentes do antigo.Desculpem. Concordo em genero e grau com a preocupação de todos,quanto ao futuro do nosso basquete.Como declarou o Marcos,todos nós sabemos as condições “especiais” das últimas eleições, e o quanto de trabalho teremos de dispender para desfazer tanta incompetência e má fé.Será uma batalha a ser ganha passo a passo,pacientemente,mas com firmeza e determinação.Mas para tanto, necessitamos de lideranças,que ainda se mantêm lamentavelmente afastadas, ou simplesmente omissas.Temos pessoas brilhantes e capazes que foram beneficiadas pela pratica e convivência com o grande jogo, mas que estranhamente o renegam contumazmente,o que é absolutamente lamentável.Se estes se levantarem em seus estados,e só bastam 14,influenciarem suas federações através os votos clubísticos,a maioria simples na eleição da CBB terá sido alcançada,e a consequente mudança no triste e falido panorama que presenciamos.Ou, o que duvido,uma intervenção contábil na CBB, atitude que o COB,ou mesmo o Min.Do Esporte não têm interesse em realizar.Solução existe,mas falta a coragem necessária para estabelecê-la. Um abraço a todos,
    Paulo Murilo.

Deixe seu comentário