DEFINIR PARA ENTENDER…

Time sm. Nos esportes coletivos, número de pessoas selecionadas que constituem a equipe.

Plantel Bras. (…) Os profissionais de determinada área: O Flamengo tem hoje um bom plantel [PL.: -téis.]

Equipe sf. Grupo de pessoas que juntas participam duma competição esportiva ou se aplicam a uma tarefa ou trabalho.

Elenco SM. 1 Lista, rol. 2. Conjunto dos atores de uma telenovela, de um filme, de uma peça, etc.

( Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa )

Muito bem, em qual definição, ou definições, poderíamos alocar Franca e Limeira em suas participações no campeonato paulista?

Acredito que muitas opiniões divergirão frontalmente, pois muitas são as diferenças entre os dois contendores, e a principal e mais emblemática é a que pode ser definida pelas menções acima descritas.

Pelo que tem sido apresentado nestes dois jogos finais, Limeira pode ser definida como possuidora do melhor plantel, com um elenco de primeira, mas que ainda não provou ser uma equipe, um verdadeiro time.

Ao contrário de Franca, que constituída de uma base sólida e experiente, que são os fundamentos de uma verdadeira equipe, de um sólido time de basquete.

Somente estas definições explicam a enorme dificuldade que o conglomerado limeirense tem encontrado no confronto com o reduzido, e agora dizimado representante francano.

Sem dúvida alguma, a equipe de Franca, face ao seu sólido e experiente plantel, formado de jogadores possuidores de ótimos fundamentos, poderia resistir ao numeroso e qualificado elenco de Limeira até o quarto final, quando se viu destroçado por contusões e faltas, terminando a partida com aqueles mais jovens e inexperientes lançados a uma provação, para a qual ainda não estão devidamente preparados.

Por outro lado, Limeira em nenhum momento alcançou o status de equipe, de time, face ao plantel recheado de grandes valores e elenco estelar, todos ciosos de jogar, e muito menos parcimoniosos disciplinadamente quando substituídos, provando que ainda muito falta em treinamento e liderança para atingirem o status de equipe, de time envolvido seriamente em prol do grupo.

Preocupa e muito o alheamento de seu armador principal quando dos pedidos de tempo de seu técnico, assim como também preocupa a grande dificuldade que o mesmo tem encontrado na administração de tantos egos inflados pela notoriedade, principalmente quando substituídos. É o preço a ser pago pelo extenso plantel, pelo elenco de titulares.

Ao passo que Franca, por se constituir uma verdadeira equipe, e tão somente por esta básica e fundamental qualidade, tem encontrado forças e argumentos para enfrentar de igual para igual à supremacia de jogadores aptos a contestá-la, mais agora com a relativamente grave contusão de seu grande jogador Marcio, que com sua provável ausência no jogo de quinta feira, colocará a equipe francana em situação para lá de preocupante.

Ao término das duas partidas em Limeira, parecem ficar bem claras tais diferenças, o que explica a sua vitória na segunda partida, alcançada no quarto final frente ao desmantelamento da trinca básica de Franca reforçada pelo magnífico trabalho do armador Matheus, e que poderá ter seu trabalho facilitado se o Marcio não se recuperar, fragilizando ainda mais seu restrito plantel, apesar de manter seu espírito de verdadeira e forte equipe.

Mas que a provável, ou talvez não, vitória de um elenco, não lance na mídia e no universo técnico tático nacional, a errônea idéia de que seja esse o caminho para a formulação de equipes vencedoras, pois o soerguimento do nosso basquetebol somente se tornará realidade quando dominarmos a arte da formação de verdadeiras equipes, de verdadeiros times, e não pela administração pura e simples de plantéis e elencos estelares.

Amém.



2 comentários

  1. Rodrigo Alves 21.01.2009

    Olá, professor. Desculpe fazer um comentário que não tem a ver diretamente com o texto, mas vi sua citação no blog do Balassiano a respeito do artigo sobre o Kanela. Tomei a liberdade de colocar no Rebote o link para aquele artigo – excelente, por sinal. Espero que não haja problema.

    O Globoesporte.com realmente não tem espaço para comentários dos leitores. É uma reivindicação antiga de muita gente na redação, mas o assunto, vira e mexe, esbarra em questões tecnológicas. Enfim, uma pena.

    Grande abraço!

  2. Basquete Brasil 21.01.2009

    Caro Rodrigo,nada a opor, muito pelo contrário, agradeço sua amável citação.Parabéns pela série comemorativa dos 50 anos do primeiro título mundial, muito bem feita e pesquisada.A importância da manutenção de nossa memória desportiva não tem preço, principalmente para as gerações futuras. Um abração, Paulo.

Deixe seu comentário