O QUE TODO JOGADOR DEVERIA SABER 11…

Quando publiquei a serie “O que todo jogador deveria saber”, logo em seu primeiro artigo que discorria sobre o equilíbrio, recebi uma boa quantidade de indagações sobre o real teor do que ali estava sendo abordado, principalmente sobre o controle do centro de gravidade em todas as ações de drible, fintas, marcação, rebotes e arremessos, nos fundamentos de uma maneira geral.

Inicialmente façamos uma releitura do artigo em questão, clicando neste endereço-O que todo jogador deveria saber 1/10, para que possamos entender este novo enfoque.

Agora, observemos esta foto tomada dois dias atrás nas eliminatórias do campeonato universitário americano, a NCAA, onde os princípios de total controle e domínio do centro de gravidade na finta estão demonstrados em toda sua pujança e alta qualificação.

O aspecto mais impactante é o fato de ambos os jogadores estarem no ar, sem apoio no solo, mas perfeitamente setorizados em seus comportamentos, onde o atacante, por se encontrar em absoluto equilíbrio instável ( veja a projeção AB de seu centro de gravidade no limiar da área de sua base original no solo) o que o situa em vantagem ao seu marcador em equilíbrio estável ( a projeção CD de seu centro de gravidade está situada dentro da área original da base), fazendo com que seu deslocamento lateral em drible se situe claramente em vantagem ao deslocamento vertical de seu oponente, provando que uma ação ofensiva em drible e finta se torna vantajosa na medida em que o atacante se situe em equilíbrio instável, ante uma estabilidade defensiva, fator determinante nos cortes, nos giros, ou simplesmente nas trocas de direção, já que em equilíbrio instável, ou mesmo em desequilíbrio, sempre partirá em vantagem de deslocamento se seu oponente não exercer a mesma técnica, que sempre será de retardo a uma ação ofensiva, ou seja, o atacante age e o defensor reage. No entanto, quando os papeis são invertidos, o defensor poderá se opor vantajosamente ao atacante, situação esta que fundamenta os mais eficientes sistemas defensivos, principalmente os da linha da bola.

Concluindo, seja o atacante ou o defensor utentes das técnicas de controle de seus centros de gravidade, prevalecerá aquele que melhor controle obtiver em equilíbrio instável, ou mesmo em desequilíbrio, pois se beneficiará do fator mais eficiente nessas ações, a velocidade de partida, somente possível pela antecipação nos deslocamentos laterais, frontais e de recuo, nos limites em que a projeção de seu centro de gravidade se situar no bordo da área que ocupa no solo. É uma arte quase impossível de registrar pela velocidade dos movimentos, mas que foi magistralmente captada nesta fantástica foto.

Estudem e pratiquem bastante estes movimentos e melhorem seu jogo, o grande jogo.

Amém.



2 comentários

  1. Gil Guadron 24.03.2009

    La foto es para hacer un analisis bien amplio ya ofensiva como defensivamente, me centrare en el punto de vista ofensivo.
    Partire del supuesto que el atacante es un jugador del perimetro:
    Una posible secuencia instruccional seria:
    1- excelente juego de piernas,logrando que el defensa “eleve” ligeramente su –centro de gravedad– ,lo que produce el desbalance o lentitud momentanea del defensor y escaparse a toda velocidad , esto nos lleva a :
    a- La lectura de la posicion del defensa y atacar los puntos debiles que se dan de manera cirscunstancial en ese momento.
    b- El atacante flexiona bastante sus rodillas,( baja su centro de gravedad lo que aumenta su balance y equilibrio ) manteniendo la pelota cerca del suelo y su cuerpo cerca del defensor,
    c- El hombro abajo de la cadera del defensor.
    d- El primer paso es explosivo y –largo– para dejar al defensor atras ,corta justo pegado al defensor y hacia el aro en linea recta.
    –Lo obvio, el atacante tiene una muy buena escuela de los “fundamentos del ataque”.La clave de basquetbol de ataque.
    Con respeto.
    Gil

  2. Basquete Brasil 25.03.2009

    OI Gil, sempre preciso nas análises e nos detalhes, bem dentro dos principios que regem o basquete americano, o dominio dos fundamentos.Muito bom mesmo. Um abração do amigo, Paulo.

Deixe seu comentário