VETO E RESPOSTA…

(…). Meus amigos, fiquei surpreso. Juro que eu não sabia que incomodava tanto à poderosa Globo. Devo ser uma pedra no sapato deles. Até parece que eu sou bi-campeão do mundo vestindo a camiseta da Espn Brasil.

Não tenho mágoas desse fato , estou é muito feliz. Abs.

Wlamir Marques

Dessa forma o grande Wlamir encerra seu depoimento ao site Draft Brasil ,sobre o veto que sofreu em sua participação no Jogo das Estrelas do NBB,  com a maior das verdades, o de ter sido bi-campeão mundial com a camisa brasileira, o que o torna um ícone da modalidade, independendo em que emissora trabalhe. Mais elegante do que isso, impossível.

Pedra no sapato? Claro que sim, ainda mais sendo eleito o melhor comentarista de basquetebol da TV brasileira, em qualquer enquete que se faça.

Mais pedra? Já imaginaram da possibilidade das ESPNs, como fez com uma emissora radiofônica FM, se associasse com uma de TV aberta, ainda mais com a verdadeira seleção de ótimos profissionais especializados que possui em seus quadros ? Em matéria de esporte engoliria a blondie pelas beiradas, pois o vicio de escalar costumeiramente marquetáveis e famosos, maquiando-os como comentaristas esportivos, daria de cara com pessoal qualificado, e comprometido desde sempre com o esporte, não só no campo desportivo educacional, como no político social.

Um pedregulho? Quem transmite o filé mignon do basquete mundial, a NBA, retirando alguns e preciosos pontos de audiência dos canais globais, ainda mais agora com o horário de verão no hemisfério norte, quando as transmissões abrangem o horário nobre das 21 horas?

Uma avalanche? A possibilidade palpável de migração em massa de um publico que ama o esporte, mas que tem somente opções noveleiras de cunho sócio político duvidoso em horário familiar, se um canal aberto de esportes, poderoso financeiramente, se intrometesse em rede aberta?

São possibilidades reais em um país em constante mutação, o que leva a rede hegemônica a por as barbas sempre de molho, obstruindo toda e qualquer manifestação que sugira, nem que de leve, a possibilidade de por em risco o domínio conquistado.

Sem duvida alguma a LNB cometeu um erro ao se associar em caráter exclusivo com uma rede que mantêm, em rede aberta, horários tampões para o esporte, quando o verdadeiro caminho que deveria ter sido tomado seria o da divulgação em grande escala, na medida do possível, o que aliás, as emissoras ESPNs vem mantendo nos últimos anos.

Logo, muito além de uma descortesia com o grande Wlamir, outros fatores de interesses comerciais e políticos gravitam em torno da maior das paixões brasileiras, o esporte, com seu caráter agregador e unânime no coração de todos, e em cujo monopólio valem todas as armas para mantê-lo.

Amém.



14 comentários

  1. Glauco Nascimento 25.03.2009

    Em todos os sites e blogs especializados em basquete que eu visitei hoje falava sobre esse veto da Globo com a presença de Wlamir Marques como jurado no “All Star”! É vergonhoso ver isso acontecendo com uma pessoa que já fez e continua fazendo e muito pelo nosso esporte! Realmente foi um erro dar o controle da LNB pra Globo, não estou inteirado nesse meio mas creio que poredia muito bem dois ou mais canais terem o direito à exibição dos jogos! A ESPN tinha que ser cabeça para a escolha. Tá certo que, pelo que eu li, a ESPN não pagaria direitos pra LNB pelo fato de sempre ter apoiado o esporte sem cobrar e tal, mas por esse motivo que falo que poderia muito bem duas emissoras terem o direito de exibição dos jogos! A NBB foi uma inovação com a idéia de fazer crescer o basquete no Brasil. A NBB anda fazendo avanços consideráveis em organização, mas tem que mudar muita coisa ainda e eles têm essa noção. Vamos ver no que vai dar!

  2. Adriano 25.03.2009

    Professor, sempre me indago se a ESPN Brasil não poderia associar-se a Record ou Rede TV! e passar a produzir a parte esportiva destes canais. Nos EUA, a companhia-mãe da ESPN é a Disney, dona da ABC, então não sei se há restrições para esse tipo de parceria. Lá, toda a programação esportiva da ABC, canal aberto, é produzido pela ESPN, e leva o nome de “ESPN on ABC”. O Esporte Interativo fazia (ainda faz?) isso com a Rede TV e Band, mas realmente ainda não tem a marca ou o pedigreé da ESPN Brasil.

    Grande abraço.

  3. Basquete Brasil 25.03.2009

    Ai está caros Glauco e Adriano, uma formula factível em se tratando de TV aberta, aquela que chega perto da maioria da população, dos jovens do país, se pobres ou ricos.Possivel é, bastando vontade e disposição no enfrentamento com a grande rede global.Não só o basquete, como as demais modalidades seriam beneficiadas,e mais, o enorme publico jovem nas escolas e clubes também o seriam de maneira decisiva nas metas de massificação e popularização da pratica desportiva em nosso país.Sonho? Talvez, mas um sonho que se tornado realidade mudaria a face de nosso povo.Um abraço aos dois,
    Paulo Murilo.

  4. Luiz 26.03.2009

    Professor, não esqueça que a ESPN também transmite a Euroliga, outro filé mignon do basquete!

  5. […] o professor e treinador Paulo Murilo, em seu blog Basquete Brasil, levou mais adiante o “medo” da Rede Globo de uma possível associação da ESPN Brasil […]

  6. Basquete Brasil 26.03.2009

    Tinha esquecido Luiz,obrigado pela oportuníssima lembrança.Mais uma pedra no caminho da blondie. Um abraço, Paulo Murilo.

  7. Basquete no Corredor Esportivo do Moneró 27.03.2009

    Se houvesse um canal de televisão aberto no Brasil só de esportes, outro só de cultura em suas mais variadas formas, haveria crescimento destes não só através das cotas de transmissão, mais também na procura de mais empresas em patrocinar, pois público consumidor para isto há, mas os poderes executivo e legislativo, através do Senado que é quem aprova concessões, infelizmente não se interessam, parece que foi decidido que tais eventos só serão transmitidos para quem pode pagar canais por assinatura,
    na Tv aberta em matéria de esportes só passa futebol e de cultura só passa novelas e filmes, até parece que não existe outros esportes ou outras meios de cultura, público consumidor para eles há, é vísivel que as pessoas querem mais esportes e cultura em tv aberta, mais porque não permitem é um mistério.

  8. Basquete Brasil 27.03.2009

    Não existe misterio algum prezado editor do BCEM,na medida em que entendamos ser esta uma politica magistralmente orquestrada no sentido de manter o povo inculto e o mais deseducado possivel, que é o fator mais inportante para a manutenção do poder politico vigente.Algumas decadas e consequentes gerações serão perdidas até o momento em que o povo dê um basta nesse crime.Pena que não estarei mais por aqui para testemunhar essa libertação. Um abraço,
    Paulo Murilo.

  9. David Silva 29.03.2009

    Em canais a cabo os de esportes são um dos que mais audiência dão, culturais e educativos também tem bom público, se botasse mais nos canais abertos daria retorno sim, mais não botam é porque preferem outros assuntos em que elas podem manipular a informação para o telespectador e tentar formar pessoas com pensamento e ideais parecido aos dos detentores destes meios de comunicação,
    só nós mesmos é que podemos mudar isto não assistindo e não dando assim audiência para eles, mais infelizmente a maioria não está fazendo isto e está sendo muito influenciada por eles.

  10. Araújo 29.03.2009

    Li um artigo e importante e resumi:

    A MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO
    por Roméro da Costa Machado, escritor.

    [[[ Certamente o leitor sabe que a Globo manipula informação e fabrica “verdades” nacionais de acordo com os seus interesses.

    O leitor até sabe que o jornalista Hélio Fernandes batizou a Globo de “Supermercado”, um balcão de negócios, onde o maior produto à venda é a notícia, e quase tudo mais está à venda.

    Abra o olho leitor, raciocine, você anda vendo demais a Rede Globo, e raciocinando de menos, porque não há segmento de notícia, nem mesmo esportiva, que a Globo não manipule como se fosse informação. ]]]

  11. Basquete Brasil 29.03.2009

    Prezado David,concordo que só nos mesmos poderemos reverter essa situação, mas de outra forma a sugerida por você, elegendo pessoas dignas e compromissadas com o povo, em sua educação e sua cultura.Enquanto pulularem os sanguesugas,os oportunistas e os lobistas, não sairemos de onde estamos,subservientes a outros interesses que não os nossos. Um abraço, Paulo Murilo.

  12. Basquete Brasil 29.03.2009

    Prezado Araújo,será que somente a blondie age dessa forma? E outras emissoras ligadas a religiões e nucleos politicos? O que falta é uma verdadeira politica educacional para o povo, onde tais emissoras teriam que reservar tempo para desenvolvê-las e divulgá-las, só isso.Não esquecer que todas elas se prendem a um codigo de comportamento e produção que as fazem utentes de uma permissão federal para funcionarem. Um abraço, Paulo Murilo.

  13. heleno lima 03.04.2009

    So hoje to sabendo disto. Inacreditavel. O Diabo Louro é uma instituição nacional. Não pode ser vetado em nada. Que que é isto Paulo. Em qualquer canto a presença dele é uma honra. Lamentavel. Um abraço heleno

  14. Basquete Brasil 03.04.2009

    Heleno a quanto chegamos em nome de um apoio televisivo para lá de suspeito e manipulador.Duvido que isto acontecesse em nosso tempo,duvido mesmo.Dizem que os tempos são outros, mas teimo em corrigir, outros são os pilantras que insistem em impor uma realidade espúria e canalha.Sairemos dessa? Se prevalecerem os candidatos que ai estão disputando os espólios da CBB,por certo que não. Mas vida que segue amigo Heleno, testemunha do quanto lutamos e trabalhamos pelo grande jogo.Um abração, Paulo.

Deixe seu comentário

Comentários Recentes


    Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/paulo/public_html/blog/wp-content/themes/paulomurilo/functions.php on line 7

    Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/paulo/public_html/blog/wp-content/themes/paulomurilo/functions.php on line 7

    Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/paulo/public_html/blog/wp-content/themes/paulomurilo/functions.php on line 8