OS PASTÉIS DE BELÉM…

Desembarco em Lisboa vindo de New York, exausto mas feliz em retornar àquela magnífica e hospitaleira cidade. E quem veio me esperar? O José Curado, ex técnico do Benfica e da Seleção Portuguesa, e atual presidente da Confederação das Associações de Treinadores de Portugal, organizadora do Congresso Mundial de Treinadores da Língua Portuguesa, no qual terei a honra de proferir a conferência inicial.

Mal pus os pés no Hotel, e sem mesmo tempo de conhecer o apartamento, eis-me a caminho da mais famosa pastelaria lisboeta ao lado dos Jerônimos, onde sou recepcionado por ele com pasteis de Belém e uma bica(cafezinho) tradicional. Melhor não poderia ter sido.

E lá, naquele reduto mais do que centenário, ficamos a discutir a situação dos técnicos de nossos países, com suas diferenças peculiares e a similitude de comportamentos e ações que nos unem e afastam. Fomos longe nas discussões, concordantes e até discordantes, mas sempre obedecendo uma linha coerente de raciocínio e disposição em ver evoluir o nosso sonho comum, a união de todos sob a égide do conhecimento, da precisão profissional, e da disseminação democrática e estratégica da informação técnica e da bibliografia específica.

Falamos sobre o Congresso, o sucesso junto aos treinadores aqui presentes para os Jogos da Lusofonia, e mesmo de técnicos não participantes dos mesmos, mas profundamente interessados em novas técnicas e idéias que os façam avançar na profissão.

Concordamos no principio da divulgação virtual abrangente do conhecimento, fator que viabiliza o transito da informação onde antes era inadmissível a existência dessa possibilidade, agora aberta pelas novas tecnologias, e como poderemos viabilizá-la para proveito e desenvolvimento de todo aquele interessado a um preço razoável e justo, e muitas vezes gratuito.

E de repente, vimos o tempo se extinguir pelos compromissos inadiáveis, e nos despedimos até mais tarde, quando novas rodadas de pastéis de nata e bicas nos aguardarão dourando as cenas de novas, esperadas e produtivas conversas sobre o tema que amamos, o desporto educativo, competitivo e formador de melhores pessoas, de melhores cabeças, de eternos amigos.

Obrigado amigo Curado pela bela, simples e adorada recepção.

Amém



2 comentários

  1. Glauco Nascimento 17.07.2009

    Nada melhor do que um bom papo com amigos né?! Tem um amigo meu, lutador de judô, que esta ai em Portugal competindo nos Jogos da Lusofonia. Ganhou medalha de ouro ele! Grande abraço Paulo!

  2. Basquete Brasil 17.07.2009

    Nada melhor, nada melhor prezado Glauco, ainda mais quando você é recebido com respeito e a máxima consideração.O esporte é pródigo para com estas manifestações, sinseras e honestas. Um abraço,
    Paulo Murilo.

Deixe seu comentário