70 ANOS (11)…(final)

Este ano completo 70 anos, cinquenta e quatro deles envolvidos e enfeitiçados pelo grande jogo, pelo formidável basquetebol.

Estudei muito, e ainda estudo, lecionei, preparei, treinei e dirigi muitos jovens, em escolas, clubes e seleções, onde garimpei muito mais que títulos, grandes e eternos amigos, os quais guardo no fundo do meu coração.

Sinto saudades de todos, e na impossibilidade geográfica, material e econômica de reuni-los para agradecer o quanto aprendi com todos , publicarei a cada semana uma foto das muitas equipes de que fiz parte ao lado deles e delas também, irmanados que fomos pela pureza e a beleza de um jogo sem igual, pedindo que, se possível, mandem uma noticia, por mais breve que for, de como estão, o que fazem, e de como o basquete os ajudou em suas vidas.

Ficarei imensamente feliz em reencontrá-los, mesmo virtualmente, pois o respeito, a amizade e os sentimentos fraternais não sentem as distâncias e independem das presenças.

Um abraço agradecido a todos,

Paulo Murilo.

Email-paulomurilo@infolink.com.br

Fotos- Equipe Infanto Juvenil do Barra da Tijuca Basquete Clube 1995-6

Equipe Juvenil do Barra da Tijuca Basquete Clube- 1997.

PS- Cique nas fotos para ampliá-las.



11 comentários

  1. Fábio 11.08.2009

    Olá Prof. Paulo Murilo,

    Inicialmente parabéns pela carreira, pelas memórias e fotos.

    Gostaria de saber se o senhor já tem para disponibilizar as cópias do dvd sobre o Mundial de 1971, cujo registro salvou e como faço para conseguir este material, qual o custo, etc.

    A segunda questão é sobre o sistema de jogo que o senhor defende, com os 2 armadores e os 3 pivôs móveis. Num dos últimos artigos com ilustrações que disponibilizou no site o senhor disse em resposta a alguns comentários que colocaria em breve vídeos com o sistema de jogo em prática e com exercícios para implantá-lo, virá em breve este artigo? Tenho estudado a questão , por isso pergunto.

    E, por último, uma questão mais técnico/tática: quando suas equipes eram pressionadas quadra toda ou meia quadra individualmente, que opções o senhor utilizava e quais considera de maior eficácia para transpor este tipo de defesa?

    Abraços, obrigado sempre pela atenção,

    Fábio

  2. Basquete Brasil 12.08.2009

    Prezado Fabio,obrigado pelos votos por minha carreira. Sim, já posso disponibilizar o DVD do Mundial Feminino de 1971, faltando somente agregar ao blog um canal multimídia que está sendo ultimado pelo meu filho André. São pequenas medidas, mas que denotam bastante tempo e disponibilidade financeira. Quanto ao sistema de jogo, já selecionei alguns takes de minhas equipes para disponibilizá-los através um canal no You Tube, que acredito estarem disponíveis ainda este mês. Por último, se você emprega a dupla armação em sua equipe, a saída sob pressão estará diretamente proporcional a maior ou menor condição técnica dos armadores em quadra, já que periféricamente(120 graus para cada de visão)tal proporção será suficiente para a cobertura e leitura situacional nas dua meias quadras. Os demais jogadores acudirão os armadores em passes retroativos e pequenos bloqueios sempre que necessário. Como vê Fabio, mais uma vez o dominio dos fundamentos se torna a base dessa situação, quiça às demais durante toda a partida. Mais uma vez obrigado, não só pelos votos, também pela audiência que muito me lisonjeia. Um abraço, Paulo Murilo.

  3. Miguel Gonzalez 14.08.2009

    O time do Barra da Tijuca acabou?

  4. Basquete Brasil 14.08.2009

    Sim Miguel, com o fim dos “paitrocinios” e os afastamentos do Paulo Cesar Motta e do meu. Mas foi uma bela tentativa.Valeu por tudo. Um abraço, Paulo Murilo.

  5. Gustavo Costa 14.08.2009

    Paulo Murilo,

    Fiquei muito feilz de rever todo o pessoal em nosso encontro, e agora com essas fotos. Tenho ótimas lembranças dessa época.

    Acho que o maior feito que conseguimos foi formar um grupo, com indivíduos completamente diferentes, e esse grupo ficar unido até hoje. Exemplo visto no nosso almoço. Uso isso como exemplo para o meu time aqui na companhia.

    Respondendo a pergunta do amigo acima, e posso falar porque sofria a pressão na quadra, realmente era muito fácil sair da pressão quadra toda no sistema de jogo que adotávamos. Primeiro pronto era termos armadores com ótima técnica e rápidos; e em segundo lugar, para os pivos (meu caso), bastava um ficar no meio da quadra para quebrar completamente o esquema da pressão adversária.

    Lembro que nós não tínhamos nenhuma jogada especial para pressão.

    Armadores inteligentes e pivos bem posicionados, o time adversário desistia da pressão na segunda/terceira tentativa.

    Não lembro de ter passado sufoco com pressão adversária.

    Quando os DVDs de nossos jogos estiverem prontos, me avise! Quero guardar isso para os meus filhos verem! =)

    Grande Abraço,

    Gustavo

  6. Fábio 14.08.2009

    Legal, Gustavo, bom ouvir a opinião de quem jogou para o Prof. Paulo Murilo, isso dá um eco ainda maior às já comentadas e debatidas teses práticas do mestre.

    Prof. Paulo, a pergunta que faço agora é: com um time de estatura bem abaixo do adversário, ainda assim utilizavam 3 jogadores deslocando-se pelo garrafão e seus extremos? Ou, em caso de adaptações, quais eram feitas?

    O ajuste a ser feito contra defesas por zona era somente acelerar a velocidade dos deslocamentos e passes?

    E por fim, aplicando este tipo de sistema de jogo em categorias de base, quanto tempo o senhor utilizava dentro do treino para a parte tática? Em quanto tempo uma equipe mirim ou infantil assimila esta forma de jogar?

    Abraços novamente, ansioso pelo vídeo no youtube.

    Fábio

  7. Basquete Brasil 15.08.2009

    Sim Fabio, mesmo que a altura em determinados momentos de um jogo fosse desproporcional, o sistema continuava a ser utilizado, pois a sua maior virtude era o de propiciar seguidas oportunidades de arremessos de media ou curta distâncias, já que as bandejas eram inviáveis.Quando frente a defesas zonais, o ajuste era de tempo, mais lento do que contra defesas individuais, pois contra zona o importante é o posicionamento majoritário em determinadas áreas, e não a maior velocidade nos passes e nos dribles. Quanto ao preparo de equipes visando, não só esse,como qualquer outro sistema, o estratagema era dividí-lo em pequenos e bem montados exercicios, como se fossem estanques, a fim de que todos estudassem e praticassem as várias possibilidades, para quando apresentasse o sistema como um todo o vissem e reconhecessem pela pratica anterior de seus segmentos. Das partes para o todo, essa é a metodologia. Por isso, o treino dos fundamentos se combinava com os exercicios, que eram partes do sistema. Claro? Então mãos a obra.Os videos estarão no blog até o final do mês. Um abraço,
    Paulo Murilo.

  8. Ricardo Santos 02.09.2009

    Oi Paulo,

    Fiquei muito feliz em ver a nossa foto do Barra como amostra das grandes equipes que você treinou e dirigiu. Fico feliz em saber que fomos importantes para você, a reciproca é verdadeira.

    Lembro do primeiro dia que nos conhecemos lá no Akxe. Reencontrar alguns amigos, fazer novos, e ter feito parte deste time foi uma etapa marcante em minha vida, a qual só tenho boas lembranças.

    Com você e todo time aprendi muito não só de basquete como coisas que valem para a vida toda. Viagens internacionais, vitórias emocionantes, videos de jogos aos sabados, relatórios de estatisticas dos jogos (tenho até hoje um relatório que o André fez ao final de um campeonato com nossa foto e tudo) e muito mais.

    Mais uma vez obrigado por tudo, parabéns pelos 70 anos (quando é o seu aniversário?) e pela brilhante carreira.

    Vamos manter contato e marcar um evento para assistir nossos jogos, temos que ver estes jogos juntos, quando estiverm prontos nos avise que marcaremos o evento.

    Grande Abraço,

    Ricardo

  9. Arlete Santos 03.09.2009

    Prezado Paulo Murilo, o Ricardo nos mandou um email com o end. do seu blog e assim as lembranças de um tempo muito bom, na vida do nosso filho, puderam ser revividas. Ficaremos sempre gratos por sua dedicação, mesmo que em condições difíceis, e por tudo que fez pelos times que acompanhou e formou. Parabéns e muitas felicidades para você.
    Um abraço dos pais do Rico.
    Arlete e Valdemar

  10. Basquete Brasil 03.09.2009

    Que alegria ler seu comentário Ricardo, provando o acerto do nosso trabalho naquela inovadora equipe.Se não foi possivel a continuidade dentro da quadra, o foi fora dela, com você e seus companheiros bem encaminhados na vida e felizes por terem compartilhado aqueles anos de lutas, sacrificios e companheirismo. Fico muito orgulhoso de os terem como amigos, e pode estar certo de que a sua sugestão de revermos aqueles jogos inesquecíveis juntos será tornada realidade muito em breve. Felicidades para você e sua familia. Um abração,
    Paulo.

  11. Basquete Brasil 03.09.2009

    Prezados Arlete e Waldemar, grato me sinto de ter tido a oportunidade e a confiança delegada por vocês na pequena parcela do processo educacional do Ricardo de minha responsabilidade.Foi algo que realmente me faz devedor da amizade para com vocês.Foi um privilégio contar com o seu apoio. Um abraço, Paulo.

Deixe seu comentário