A DUPLA ARMAÇÃO ESPANHOLA…

“A Espanha joga de uma forma interessante, com dois armadores, apesar de que um deles faz um 2, mas com habilidade de levar a bola…”
“Como podemos ver,a equipe espanhola está recheada de armadores, que é o que não falta para eles, de veteranos até adolescentes como o Rúbio, preparando-os para o futuro…”.
Com essas afirmações, o comentarista da ESPN, como que surpreso, já que ferrenho defensor do sistema único emanado da NBA, não pode negar a eficiência espanhola utente da dupla, verdadeiramente dupla armação, campeã mundial, vice olímpica, e agora campeã européia, já se colocando como legitima aspirante ao título no Mundial de 2010.

Recentemente, um técnico de São Paulo, o Fabio, que comenta regularmente no blog, me enviou um artigo do Aito Garcia,célebre e importante técnico espanhol, sobre a formação de dois armadores e três pivôs, datada de 1985, e que nos dias atuais encontra na seleção espanhola a consecução de seu enfoque futurista e pleno de sabedoria e bom senso, bem na contra mão do sistema único de jogar, adotado e mantido mundo afora. Encontrarão o artigo no endereço: http://personal.telefonica.terra.es/web/aito/aula.htm Ao contrário da forma de implantação e utilização codificada do Aito sobre a dupla armação e a trinca de pivôs, desenvolvi o mesmo tema de forma livre na concepção, mas embasada solidamente nos fundamentos individuais e coletivos. Os resultados dessa experiência estão contidos e contados no artigo publicado na semana passada – Falemos um pouco de táticas e sistemas IV, (http://blog.paulomurilo.com/2009/09/17/falemos-um-pouco-de-taticas-e-sistemas-iv/) onde a comparação com o sistema do técnico espanhol se restringe tão somente à forma de aplicá-lo, por sobre uma concepção técnico tática em tudo semelhante. Vale a pena uma olhada nos dois trabalhos.
Lendo noticiário sobre nossa seleção feminina, que se prepara para a Copa América, constatamos que na definição final do grupo, três armadoras ficaram, surpreendentemente, nos planos do técnico, sendo que duas delas têm sido escaladas juntas, constituindo a dupla armação, assim como, a equipe masculina da Brasília, estagia e se prepara na China se utilizando em sua formação básica… a dupla armação! E lembremos que as equipe de Franca e de Minas já vem ensaiando essa formação de algum tempo.
Só nos falta criarmos sistemas inéditos que utilizem efetivamente essa salutar tendência, e não remendarmos o sistema padrão com a escalação de mais um armador, como muitos têm feito, incrementando qualidade nos passes, dribles e fintas, mas muito aquém das reais potencialidades de uma armação presente por todo o perímetro externo, localizando os três homens altos nas posições próximas à cesta, onde produzem e aplicam todo seu potencial.
Acredito que tenhamos grandes possibilidades de sucesso no futuro se implementarmos a dupla armação desde a formação, bastando para tanto prepararmos os futuros técnicos para desempenharem novas formas de estudar, pesquisar e aplicar todos os conhecimentos inerentes aos sistemas de jogo, que deverão suceder obrigatoriamente o preparo massivo dos fundamentos em toda sua dimensão, para ai sim, penetrarem pelo sistema proposto.
O instigante artigo do Aito em 85, e os mais de 40 anos que emprego a dupla armação em minhas equipes, me dão a rigorosa certeza de ser este um sistema, que ao utilizar todos os quadrantes da quadra de jogo, permite que a equipe utente amplie características de alta técnica e criatividade ilimitada, na proporção direta ao maior ou menor preparo que a mesma possua no domínio dos fundamentos do jogo, estes sim, se constituindo a essência do jogo.
Amém.



5 comentários

  1. Oc 22.09.2009

    Vídeo bem legal de basquete http://www.vimeo.com/6584311

  2. Fábio 25.09.2009

    Olá Prof. Paulo,

    Ainda não terminei de assistir o jogo inteiro que o senhor disponibilizou, por isso não escrevi nada a respeito, mas desde já agradeço por colocar à disposição esse tipo de material, realmente é bem rico pra quem se interessa por estudar o jogo.

    Que bom que gostou do artigo do Aíto, obrigado pela citação, o que gostaria de perguntar é: quais eram os exercícios pré-desportivos que o senhor utilizava para treinar sua equipe dentro deste sistema de 2 armadores e 3 pivôs móveis e quais as sinalizações de diferenciação utilizadas mediante as variações defensivas do adversário? Era combinada algum sinal ou palavra para a equipe se adaptar ofensivamente contra uma equipe que voltasse marcando uma zona 2-3, por exemplo?

    Grato pela atenção, obrigado sempre

    Fábio /SP

  3. Basquete Brasil 26.09.2009

    Prezado Fabio, eu já estava desesperançado com a ausência de comentários sobre o artigo com video da semana passada.Sei que é um assunto pesado e não muito bem visto por grande parte dos técnicos brasileiros, mas mesmo assim esperava outro tipo de resposta, de reação, mesmo que discordantes, já que estabeleceriam o debate. Não foi o que aconteceu, e é uma pena, pois continuaremos escravos do sistema único, e nada mais do que ele, exceto minha posição, para sempre discordante, crítica e solitária, como sempre.
    Mas acredito que uma nova geração de técnicos discorde dessa situação de dependência colonizadora, partindo para soluções inéditas e progressistas. É o que espero. Um abraço, Paulo Murilo.
    PS- Já estou ultimando o artigo sobre os exercícios especiais.PM.

  4. David Barros 01.10.2009

    A Espanha tem de novo condições de fazer um jogo duro com os Americanos, caso eles venha com Dwyane Wade, LeBron James, Carmelo Antony, Dwight Howard, que sempre vem prestigiando o Coach K durante sua passagem pelo comando da seleção americana,

    mas há uma expectativa grande sobre essa nova equipe Sérvia em um futuro próximo, que tinha o pivô Kristic com 26 anos como mais velho, a média era de pouco mais de 22 anos da Sérvia no Eurobasket,

    Há expectativa é quanto a decisão do experiente técnico Dusan Ivkovic, se vai ele manter o time com a grande maioria desses jovens para buscar títulos só mais no futuro, ou desde já vai manter a base com a maioria dos jovens mais com uma convocação de um número um pouco maior de jogadores experientes Sérvios que atuam na Europa e na NBA para mesclar com eles, para tentar o seu segundo título mundial como treinador, no Eurobasket ele consquistou 3 títulos como treinador.

  5. Basquete Brasil 01.10.2009

    Sem dúvida David, será um belo encontro de estilos e sistemas de jogo, com os americanos cada vez mais compromissados com o Coach K na busca da forma mais eficiente para duelar com europeus e argentinos, adotando muitas das situações técnico táticas destes.Aguardemos o grande desafio. Enquanto isto, nós involuimos desde a formação de base. Mas isso é outra história. Um abraço,
    Paulo M urilo.

Deixe seu comentário