VOLTANDO…

IMG_8017

Adriano
adrianoc@globo.com
adriano@basketbrasil.com.br
201.53.125.249

Submitted on Today at Today

Professor, o senhor vai voltar aos bancos do Brasil como técnico do Saldanha da Gama, é isso mesmo? Como aconteceu esse retorno? De quem partiu o convite, e por que você aceitou? Estou ansioso para vê-lo em ação! Abraço.

Pronto, mistério desfeito Adriano. Sim é verdade, aos 70 anos volto feliz aos bancos das quadras de meu país como técnico do C.R.Saldanha da Gama- Guaraná Antarctica da bela e receptiva Vitória.

O convite partiu do Prof. Pedro Rodrigues de Brasília que sugeriu meu nome ao Diretor de Basquete do Saldanha da Gama,  Dr. Alarico Duarte Lima, com quem já me comuniquei aceitando o meritório convite, embarcando na quinta feira para conhecer a equipe e a estrutura do clube, assim como elaborar junto à diretoria os projetos e respectivos objetivos que nos propomos desenvolver. Assisto os jogos de sexta e domingo, contra o São José e o Flamengo respectivamente, iniciando o trabalho na segunda, e que se estenderá por 18 dias até o recomeço do returno, numa oferta preciosa de tempo para treinarmos com afinco, visando os 11 jogos restantes.

Mesmo atestando o mau momento por que passa a equipe, última colocada no turno do NBB, não podemos negar ser a mesma composta de bons jogadores, experientes e de boa técnica, fatores que muito importarão numa retomada baseada num trabalho intenso e dedicado. E este foi o desafio que me atraiu e me auto convenceu a voltar às quadras, pois assim como eles, sou experiente e possuo uma boa técnica lastreada por longos e longos anos de trabalho e estudos.

No semestre passado tive sérios problemas com a minha casa, assunto este que expus honestamente aqui no blog, e que me custou um endividamento brutal até 2016, quando termino de honrar as dividas bancarias. Na ocasião me ofereci para trabalhar na técnica ou no magistério superior, e não obtive qualquer resposta, apesar do rico e extenso currículo publicado.  Continuei minha vida agora mais contida financeiramente do que nunca, mas suficiente para saldar o contencioso, e ai aconteceu o convite, num momento em que havia  reencontrado a paz de viver, e testemunhar a ida do terceiro filho para o exterior a estudos, onde já se encontram os outros dois.

São argumentos fortes e decisivos numa tomada de posição, ainda mais quando vislumbro através os muitos comentários neste blog o posicionamento de jovens técnicos ansiosos em aprender e se desenvolver nas técnicas do grande jogo. E como pretendo aqui divulgar toda a experiência de que farei parte na direção da equipe do Saldanha da Gama, espero estar colaborando com meu exemplo, para que cada vez mais jovens técnicos enveredem pelo caminho difícil, complexo e por isso apaixonante do basquetebol.

Peço aos deuses que torçam um pouquinho pela equipe e por mim, nessa retomada que poderá significar tanto para todos nós.

Amém.

Foto- 3ºCongresso Mundial de Trerinadores da Lingua Portuguêsa- Lisboa Julho 2009.



39 comentários

  1. Gil Guadron 03.02.2010

    Paulo:

    Felicitaciones !!!!,

    Gil

  2. Basquete Brasil 03.02.2010

    Obrigado Gil, conto com seu estímulo e confiança no enfrentamento deste desafio. Estou seguro de que posso fazer um bom, honesto e competente trabalho. Um abração, Paulo.

  3. David Barros 03.02.2010

    Desejo sucesso.

  4. Idevan Gonçalves 03.02.2010

    Professor, não tenho escrito ultimamente, mas não deixo de ler seu blog. Fico extremamente feliz com o seu retorno, tendo a certeza que o grande jogo voltará a ser jogado com alegria, privilegiando o atleta e não mais a prancheta.

    Sucesso e sorte.

  5. TORCIDA FÚRIA VERMELHA DO SALDANHA 03.02.2010

    CARO PAULO MURILO, NÓS DA TORCIDA ORGANIZADA FÚRIA VERMELHA, LHE RECEBEMOS DE BRAÇOS ABERTOS AO NOSSO GLORIOSO SALDANHA DA GAMA.

    NOSSA TORCIDA APOIA E SEGUE O TIME SEMPRE, POIS ELE É NOSSA PAIXÃO.
    ESTAMOS NUM MOMENTO RUIM, MAS TEMOS A CERTEZA DE QUE COM VC, AS COISAS IRÃO MELHORAR.

    RECEBA NOSSO CARINHO E SEJA BEM-VINDO !!!

    VAMOS EM BUSCA DA CLASSIFICAÇÃO !!!!

    TORCIDA FÚRIA VERMELHA
    COM O SALDANHA, PARA O QUE DER E VIER.

  6. Adriano 03.02.2010

    Professor, parabéns, desejo boa sorte e sucesso nesta nova empreitada. Estou ansioso para ver os novos conceitos de jogo que vc poderá aplicar, embora com tão pouco tempo para fazer mudanças e tamanha exigência por resultados a curto prazo, da parte principalmente do patrocinador. Mais do que tudo, estou empolgado com o prospecto de poder acompanhar a tudo através de seu blog, em uma experiência midiática única!

    Um abraço e, mais uma vez, meus desejos de boa sorte e sucesso!

  7. ALEXANDRE MIRANDA 03.02.2010

    QUE GRATA NOTICIA…ESPERO VER MUITAS PARTIDAS COM O SENHOR NO COMANDO. DEVE SER INSTIGANTE!

    MAS PROFESSOR…O SENHOR VAI INCORRER DO SILÊNCIO EM RELAÇÃO A OUTROS COLEGAS E TIMES ADVERSÁRIOS OU O SENHOR SEGUIRÁ COMENTANDO DE FORMA LIMPA E FRANCA, COMO SEMPRE FEZ?

    PENSO QUE O SENHOR, QUE JÁ FOI MAL INTERPRETADO TANTAS VEZES PODE ACABAR SENDO “MUITO” MAL INTERPRETADO SE CRITICAR ALGUM TIME – SENDO PARTE DO SISTEMA AGORA PODE SER TIDO COMO ANTI-ÉTICO!

    ABRAÇOS..SORTE EU NÃO VOU DESEJAR, VOU DESEJAR BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO..COM TRABALHO O RESTO VEM..

  8. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezados David e Idevan, obrigado pelo apoio e incentivo.Sem dúvida alguma eu necessitava retornar para mais uma rodada no banco, tentando mudar um pouquinho o equivocado rumo que tomou nosso basquete.Se vou conseguir, não sei, mas que tentarei, sempre.Um abraço aos dois. Paulo Murilo.

  9. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezada Torcida Furia Vermelha do Saldanha, obrigado pelo apoio, esperando cumprir uma rotina muito séria e responsável à frente da equipe. Classificações e títulos sempre serão resultantes de diversas situações, sejam elas técnicas, ambientais, ou mesmo psicológicas. E para conquistá-las agora , ou num breve futuro urge encararmos, todos, muito trabalho, dedicação e principalmente comprometimento. No mais, torçam com lisura, educação,respeito e muita empolgação, que são fatores de que muito precisaremos. Um abraço a todos, Paulo Murilo.

  10. Basquete Brasil 03.02.2010

    Sim Adriano, é muito pouco tempo, mas com um aspecto positivo, a grande experiência e vivência da base da equipe com média de idade de 31 anos. A predisposição de somarem tal fator a uma proposta renovadora, poderá gerar belos frutos, resultante de trabalho intenso e inteligente.O comprometimento a uma proposta honesta e diferenciada, será o fator básico a ser atingido. Conseguiremos? O futuro nos responderá.
    Um abraço, Paulo Murilo.

  11. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Alexandre, mais instigante ainda será a grande experiência por que passarei, nem sempre incólome como bem sei.O certo, é que a partir de segunda feira próxima estarei reexercendo minha função técnica, e como é óbvio, nada comentarei sobre equipes e técnicos adversários, mesmo me mantendo à margem do sistema vigente. Estarei dirigindo e orientando uma equipe de basquetebol, e não participando de um clube fechado que sempre critiquei.Tanto, que exporei cronologicamente todos os passos que percorrerei no preparo da equipe, como afirmei antes, numa tentativa honesta de oferecer aos técnicos iniciantes subsidios em tempo real necessarios ao preparo de uma equipe, com todos os seus avanços e retrocessos funcionais e técnicos, e mesmo assim sem expor quisquer jogadores à critica, senão aquela particular, privada e íntima no seio da equipe.
    Esta é a minha disposição de trabalho prezado Alexandre, não importando jamais ser mal ou bem interpretado por quem quer que seja, pois respondo perante minha consciência desde sempre.
    Um abraço, Paulo Murilo.

  12. Jalber 03.02.2010

    Que grata notícia!!!!
    Fiquei muito feliz e ansioso com essa notícia!! O que falta agora pra ficar 100% é podermos acompanhar seus jogos na tv aberta!! quem sabe um dia?!
    Como o Alexandre não te desejo sorte porque diante da competência do professor não acredito em sorte!!
    Agora é que tenha condições para que possa deixar fluir todo o seu potencial!!
    que bom!!
    Parabéns!! grande abraço!!!

  13. Basquete Brasil 03.02.2010

    Pronto Jalber, eis-me de volta à quadra que tanto amo e me faz um bem indescritível. Será, devido às circunstâncias um tremendo desafio, mas com a ajuda dos experientes jogadores e dos promissores jovens da equipe, assim como o apoio da direção do clube,uma luta boa de ser travada, pois refletirá um bem comum, a tentativa de soerguimento dentro do campeonato que disputam.
    Então, vamos à luta!
    Um abraço, e obrigado pelo apoio. Paulo Murilo.

  14. Juvenal (Fúria Vermelha) 03.02.2010

    Querido professor, que felicidade saber que o senhor voltará aos bancos das quadras como técnico do nosso Glorioso do Forte São João. Nós, da Torcida Organizada Fúria Vermelha do Saldanha, lhe desejamos toda felicidade do mundo nesse novo desafio em sua carreira. Que você se adapte ao hospitaleiro povo capixaba, a essa terra tão rica e tão gostosa de se viver. Tenho certeza que o senhor, com sua honestidade, humildade e sapiência, cairá nos braços e na graça da torcida e dos seus comandados.
    Felicidades professor e o que nós esperemos de qualquer um que tenha a honra de vestir o manto vermelho é LUTA. Lutem até o fim e a recompensa certamente virá.
    Parabéns mais uma vez pelo desafio que aceitou enfrentar e sucesso nessa caminhada.
    Saiba que estaremos somando esforços em pról de um mesmo objetivo.
    Avante Saldanha da Gama!

  15. saldanha 03.02.2010

    olha,desejo muito sorte ao senhor,so quero alertar que vai ser muito dificil trabalhar com certos tipos de jogadores que aqui jogam,a coisa ta feia por aquijogadores nao tem jogado pelo time e sim para eles mesmo,garantirem o dele e irem embora,a uma desunião tamanha no grupo,vai ser muito complicado trabalhar com jogadores como amiel (esse principalmente) daniel kaçamba e lucas costa,esses mesmmos nao jogam para o time nao tem plano tatico enfim,eu quero qu o senhor saiba que vai chegar em uma situação bastante delicada,um elenco forte mas desunido
    um grande abraço torcemos pelo senhor

  16. Henrique Lima 03.02.2010

    Professor Paulo Murilo ! Parabéns monstruoso pro senhor !

    Que oportunidade ! E parabens pro Saldanha que confiou ao senhor este trabalho !

    Bom trabalho !!

    Um abração, Henrique Lima

  17. Andre 03.02.2010

    Professor, seja bem vindo as terras capixaba desejo muito sucesso. Como torcedor do Saldanha prevejo um trabalho árduo pela frente. Acho que seu trabalho deverá ser mais psicológico do que tático, pois um time razoável o saldanha tem, porém extremamente desiquilibrado emocionalmente. Vide o último quarta das 3 últimas partida.
    Atenção: nosso principal problema é a emoção desse malfadado último quarto conforme dito pelo senhor no antepenúltimo post.

  18. Colin 03.02.2010

    Professor, já está treinando para a performance pirotécnica obrigatoria diante da luz vermelhas das câmeras? É requisito básico para ser treinador neste NBB!

    hehehe é claro que é uma brincadeira… tomara que o senhor consiga colocar em prática todos os excelentes comentários e trabalhos desenvolvidos neste blog. O time do saldanha é muito interessante.

    Bom trabalho e nos mantenha informado por aqui!!

  19. Jay Raw 03.02.2010

    Sempre Acreditei fielmente na incrivel capacidade do meu pai, Paulo Murilo em transformar os times de basquete. Mando todas as minhas energias positivas para que ele possa mais uma vez mostrar ao basquete brasileiro como se joga o grande jogo.

    Tudo de melhor, sucesso e que voltem os bons tempos

    Abraços das terras frias europeias!

  20. Glauco Nascimento 03.02.2010

    Ótima notícia essa Paulo. Já morei no ES, é um estado lindo. Parabens por esse convite merecido. Vai ser muito bom para todos os adoradores do basquete ver você atuando na beira da quadra. Se houver a necessidade de um auxiliar, pode contar comigo!!rs

    Grande abraço Paulo e, mais uma vez, parabens!!

  21. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Juvenal da Furia Vermelha, fico lisonjeado com tão carinhosa receptividade, e espero retribuí-la com muito trabalho e dedicação, contando sempre com o apoio de todos, jogadores em especial.Uma equipe para ser vencedora tem de conhecer profundamente o caminho das pedras, e esse é o caminho que sempre trilhei por toda a vida.
    Mais uma vez obrigado, e vamos ao trabalho. Paulo Murilo.

  22. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Saldanha, obrigado pelos votos de sucesso, e também obrigado pelos cuidados que demonstra acerca da composição da equipe, a qual conhecerei em breve, quando externarei meus pontos de vista inerentes à mesma.A composição de qualquer grupamento humano sempre privilegia diferentes personalidades, com suas divergências, confluências, amor e desamor. Mas se um grupamento humano deseja alçar patamares superiores tem a obrigação de agir em consonância com o bom senso, a união, o sacrifício.E é este o caminho que temos de percorrer se quisermos nos alçar aos melhores.E tenho para comigo mesmo uma certeza, a de que conseguiremos algo de bom, e para tal temos de, ao menos, tentar. Um abraço, Paulo Murilo.

  23. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Henrique, que bom saber de você a aprovação deste tremendo desafio que enfrentarei. Pode estar certo de que tudo será feito para ao menos tentarmos galgar patamares acima de onde estamos. Obrigado. Paulo Murilo.

  24. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Andre, nenhum desequilibrio emocional de uma equipe de alta competição resiste ao trabalho intenso, responsável e orientado ao bem comum, pois a ausência destas variáveis é na maioria das vezes a responsavel pela falência emocional. Equipes fortes são o resultado de trabalho mais forte ainda, antidoto à insegurança e ao desconhecimento dos elementos basicos e fundamentais das mesmas.
    Obrigado pela amável receptividade. Um abraço, Paulo Murilo.

  25. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Colin, as cameras de Tv sequer chegarão por perto, não aceito intromissões sem convite.
    De uma coisa você pode estar seguro, em tempo algum publiquei algo que não tenha vivido intensamente, fora ou dentro das quadras, o que garante a continuidade do meu trabalho. Se será vencedor, não sei, mas trabalharei como sempre trabalhei, ganhando, perdendo, ensinando e princikpalmente, aprendendo. Obrigado pelo incentivo.
    Paulo Murilo.

  26. Basquete Brasil 03.02.2010

    Meu querido filho Jay, obrigado por sua confiança, eu que nunca pude treiná-lo como fiz com seu irmão, mas que sempre aceitei sua opção pela música, a qual o transformará no grande artista que é, aprimorado pelos estudos nessa longínqua Viena. Saudades.Seu pai.

  27. Basquete Brasil 03.02.2010

    Prezado Glauco, que ótimo me ver apoiado pelos jovens tecnicos do país, assim como você. Pode estar certo que tudo farei em funçao do respeito e consideração que todos vocês tem por mim, cuja reciproca é absolutamente verdadeira. Quem sabe um dia trabalharemos juntos. Um abraço, Paulo Murilo.

  28. Fábio /SP 03.02.2010

    Prof. Paulo , parabéns e boas vibrações!!!

    Faz um tempo que não escrevo aqui tb, mas tenho lido tudo sempre… e agora teremos uma oportunidade única, de ver a prática na atualidade os conceitos do jogo com dois armadores e três pivôs móveis em ação…

    Sorte e luz, estamos ansiosos pelos novos posts relatando a vivência no dia a dia à frente da equipe.

    Abraços, os técnicos jovens que lhe admiram estão a postos,

    Fábio/SP

  29. jose medalha 03.02.2010

    Amigo Paulo
    Embora nao tenha me manifestado nos inumeros comentarios de seu blog, gostaria de lhe dizer que o mesmo esta na minha lista de favoritos com acesso todos os dias.
    Fiquei muito contente com a sua contrataçao pelo Saldanha e desejo-lhe muita sorte, ja que a empreitada me parece ser das mais desafiadoras no mundo do nosso basquetebol. Sei da sua competência e experiência e tenho certeza que vc colocará em prática todo o embasamento teórico de sua filosofia do jogo, o que contribuirá bastante para novas análises e comparações. Tendo chance vou ver um de seus jogos e lhe dar o meu abraço fraternal.

    Jose Medalha

  30. Basquete Brasil 04.02.2010

    Prezado Fabio, realmente essa concepção de jogo que tanto defendo sempre será resultante de um longo treinamento, como o que ocorria nas divisões de base que preparei e dirigi. Numa divisão de elite, com talvez uns 36 treinos(se contarmos as datas carnavalescas…)somados à larga experiência e vivência do plantel no sistema tradicional poderão se tornar ineficientes pelo numero em si. Agora, se conseguirmos um grande comprometimento baseado no fato de que se nenhuma mudança conceitual for tentada, ai sim, problemas advirão, possamos juntos mudar o rumo da equipe. Comprometimento e confiança, são os parametros a serem atacados, de frente e sem rodeios.E todo esse processo transmitirei pelo blog, num exercicio de convicção e absoluta certeza da qualidade do sistema proposto.Obrigado pelos votos Fabio, e até o “primeiro dia”…
    Um abraço, Paulo Murilo.

  31. Basquete Brasil 04.02.2010

    Amigo Medalha, nada me daris mais prazer do que poder contar com a sua presença em um dos jogos. Que tal no Pinheiros no dia 26? Sei das enormes dificuldades que enfrentarei, mas as aguardo na lucidez dos meus 70 anos, que deverão servir de parâmetro aos trintões e jovens que dirigirei, a fim de compensarem com muito trabalho o desafio que nos é imposto pelas graves circunstâncias por que atravessa a equipe como um todo. E exatamente como um todo é que deverão se comprometer com as dificeis tarefas a cumprir.Só vence quem conhece intimamente o trabalho e o sacrificio. Obrigado pelo apoio, e aguardo o nosso reencontro ai na paulicéia querida.
    Um abração, Paulo.

  32. Luiz 04.02.2010

    Bom trabalho e sucesso

  33. Basquete Brasil 04.02.2010

    Obrigado Luiz, muito obrigado. Paulo Murilo.

  34. Elton Araújo 04.02.2010

    Parabéns professor.

  35. Paulo Cesar Motta 04.02.2010

    Parabéns Paulo Murilo.

    Tenho certeza que você vai realizar um excelente trabalho.

    Seu exemplo de dedicação e seriedade, foram fundamentais na minha formação.

    Espero que estes jovens do Saldanha da Gama, aproveitem esta oportunidade.

    Um forte abraço e muito sucesso,

    Paulo Cesar C. Motta

  36. Basquete Brasil 05.02.2010

    Prezado Elton, muito obrigado pelo seu apoio e confiança, e olhando sempre à frente com destemor e segurança. Um abraço, Paulo Murilo.

  37. Basquete Brasil 05.02.2010

    Olha Paulo, foi dificil tomar esta decisão de voltar à quadra, onde alguns já se manifestam dizendo que passei de pedra para vidraça, mas esquecem que minha simples janela é provida de blindex, e que nunca fui pedra contra ninguém. Somente esquecem, ou fazem questão de negar uma singela evidência, a de que tudo que fiz e produzi vinha com meu nome bem grafado abaixo, e não ocultado covarde e pusilanimemente à sombra do anonimato.
    Enfim Paulo, volto a fazer o que gosto e amo acima de tudo, ter no desporto a porta de entrada para melhores pessoas, melhores cidadãos, e por que não, excelentes jogadores. Obrigado pelo seu incentivo permanente, e torça não por mim, mas para o basquete que humildemente represento. Um abração, Paulo.

  38. josé carlos 16.02.2010

    A pedra virou vidraça. Vamos ver se as teorias vingam na prática. Falar de fora é muito fácil, vamos ver dentro da quadra.

  39. Basquete Brasil 17.02.2010

    Dentro dela vivi mais de 40 anos, na qual jamais fui pedra ou vidraça,somente um técnico e professor dedicado e humilde. E você prezado José Carlos? Mas pelo menos assinou sua crítica, o que é uma grande evolução à margem dos anônimos que infestam covardemente, e de fora,o nosso basquetebol.Paulo Murilo.

Deixe seu comentário