O DÉCIMO SÉTIMO DIA…

P1010262-1

Nesta véspera de embarcarmos para São Paulo de encontro a uma realidade que nos tem sido adversa na taboa classificatória, não podemos nos dar o direito de continuarmos inertes e derrotados antes do derradeiro jogo ser jogado. Podemos e devemos superar esta fase com muito trabalho e a disposição de uma boa equipe querendo provar o seu valor, obscurecido pela ausência de comando e de um sentimento de auto-estima claudicante.

Pela manhã, propus que refizéssemos o circuito de fundamentos que apresentei no primeiro treino, para aferirmos o quanto de melhoria alcançamos na prática dos mesmos. E foi o que constatamos, uma significativa melhora na pratica dos fundamentos, principalmente nos dribles e arremessos em DPJ (drible, parada e jump).

À seguir, uma bem fornida sessão de movimentação defensiva, visando em especial a linha da bola, onde as flutuações lateralizadas se firmam a cada treino realizado. Terminamos com series de arremessos, com ênfase nos lances livres, que aos poucos vai se distanciando como um dos pontos frágeis da equipe.

Por fim, no treino vespertino realizamos o nosso único treino de conjunto, com a utilização integral da quadra de jogo, provando que o sistema de distribuição de camisas na promoção sistemática dos famosos “coletivos”, pratica disseminada pelo país dissimulada em treinamento principal de uma equipe de alto nível, pode ser perfeitamente substituída vantajosamente pelos treinos fracionados e específicos, os quais denomino como fragmentos de um sistema , onde partimos das partes para o todo, numa progressão em tudo facilitadora na aprendizagem, testagem e fixação do sistema proposto.

Finalmente o conjunto, quando seriam buscados o ritmo e a cadência impostas pelos armadores, e o sincronismo dos pivôs móveis em suas contínuas movimentações dentro do perímetro, onde as finalizações em dois pontos reinaram absolutas, qualificando os três únicos arremessos longos com uma eficiência de dois acertos.

Pronto, a primeira fase foi alcançada, talvez não suficiente para garantir vitorias neste fim de semana, mas promissora pelo comprometimento de todos na busca do tempo perdido.

Que os deuses nos ajudem, merecemos uma chance, e a buscaremos com ardor.

Amém.



Deixe seu comentário