O VIGÉSIMO OITAVO DIA – A RETOMADA…

Chego ao ginásio para a sessão de vídeo às 9:00 hs, e encontro os jogadores sentados na mureta em frente ao mesmo a espera do assistente técnico e do preparador físico que estão trazendo de suas casas a TV e o reprodutor de DVD , já que a equipe não os possui. Vamos para o palco atrás de uma das tabelas, dispomos as cadeiras, ligamos os aparelhos e…a TV simplesmente falha seguidamente, inviabilizando a emissão das imagens. Fim da sessão, e ficamos sem poder corrigir posicionamentos e deslocamentos errôneos no jogo de domingo. Pacientemente nos deslocamos para a quadra onde funcionários acabam de constatar que o sistema hidráulico de uma das tabelas simplesmente não funciona.

Sem vídeo e sem uma das tabelas realizamos um treino especifico de fintas e arremessos, que pelo menos pudemos concretizar.

18:00hs- Iniciamos um treino de retomada após a tsunami que nos assaltou nos dois últimos dias, e como foi puxado no confronto defesa linha da bola versus nosso sistema de ataque, com enfoque detalhado na ação dos três pivôs. Repetições e mais repetições, minuciosas e cansativas, exaustivas mesmo, quando o cansaço embota o raciocínio e os gestos tendem à lentidão, num momento em que situações de jogo se tornam reais, num momento em que o treino pode se tornar realmente proveitoso na descoberta dos limites físicos, mentais, psicológicos, ou simplesmente no reconhecimento de que muitas barreiras ainda terão de ser transpostas, num sem fim de possibilidades alcançáveis ou não.

Nesses momentos mágicos a dimensão de cada jogador é revelada em toda sua extensão, além do cansaço, muito além da exaustão. Aquele que se entrega, aquele que se supera, outro que se exaspera, e mais outro que se sublima, e aquele único que lidera a todos pelo exemplo e pela resistência, mantendo sua reserva técnica pronta e lapidada para aplicá-la nos momentos decisivos. É a busca que todo técnico deve perseguir no conhecimento real de sua equipe, com parcimônia, objetividade, e acima de tudo com bom senso.

Ligeira interrupção no esforço para os arremessos de lance livres, onde suor, tensão muscular e mental recriam com exatidão aqueles momentos em que as partidas são decididas, naqueles momentos em que a precisão depende de todo o controle físico e mental que possa ser alcançado.

Retomamos o duelo, agora contra defesa por zona, que no quinto minuto de duração é interrompido pela comunicação do administrador do ginásio que outro treino, de voleibol se iniciaria naquele momento. Frustro-me com a ausência de um planejamento mais elaborado, e prometo a mim mesmo que se o trabalho se estender para a próxima temporada fatos desta monta não se repetirão. Encerro o treino, e vejo nas feições cansadas dos jogadores o quanto de produtivo e compensador foi seu esforço, que amanhã, sem falta, repetiremos pelo prazer do dever cumprido.

Amém.



Deixe seu comentário