O QUADRAGÉSIMO TERCEIRO DIA – A CORAJOSA AFIRMAÇÃO…

Depois de viajar toda a noite, estou em casa, cansado fisicamente, mas ainda preso às emoções do jogo de ontem, do grande jogo da noite de ontem. Não tenho em mãos as estatísticas nem o DVD, pois tive de correr para a rodoviária logo que terminado o jogo, e que jogo, 83 x 57 para minha briosa e competente equipe. O clássico capixaba ainda vai dar muito que falar, não pela vitória em si, mas pelas circunstâncias que cercaram  o encontro desde sempre.

O CETAF/Vila Velha vem disputando acirradamente sua inclusão nos play offs, principalmente contra Londrina e Paulistano, e uma vitória contra o Saldanha o beneficiaria decisivamente. E foi com esse espírito que nos enfrentou, com seus três norte americanos, e seu poder de rebote devastador.

Agora mesmo tento o site da LNB em busca das estatísticas, mas em vão, um erro é apontado e fico privado das mesmas, e uma análise mais precisa fica comprometida por enquanto.

Mas não a análise crua de uma conquista memorável, como afirmei antes, pelas circunstâncias que envolviam a partida, onde o fator determinante era a necessidade crucial de vitoria para Vila Velha, e o aparente tranqüilo posicionamento para nós, que na realidade da equipe em nada correspondia a verdade, pois vencer para nós alcançava uma dimensão maior, a de afirmar-se como uma equipe de alta competição, digna de fazer parte de uma LNB.

Nos preparamos com rigor e determinação, e fomos para o jogo limítrofe entre o antes e o depois de todo o esforço despendido. E como jogamos, e como lutamos, e como, acima de tudo, defendemos.

Faço um ligeiro intervalo na digitação, e vou em busca das estatísticas, que agora, 3 horas da madrugada finalmente entram no ar.

Analiso-as detidamente e um número paira à minha frente, assistências do Vila Velha, zero! É aquele tipo de variável que determina o rigor defensivo, que afirma quão eficiente foi o sistema defensivo de uma equipe. Em outras palavras, não permitimos em nenhum momento da partida que um passe fosse concluído em cesta, atestando que as mesmas aconteceram através iniciativas individuais, comprovando a quebra dos princípios coletivistas do adversário. Ponto para nós, e que ponto.

Vila Velha, mesmo jogando de forma individualista vinha a campo com outra arma formidável, seus arremessos de três pontos, onde um McNeil e um Eric eram donos de marcas consideráveis, em uma equipe com média deste tipo de arremesso bem acima das 25 tentativas por jogo. Arremessaram 18 vezes, sempre sob forte contestação, e somente concluíram com sucesso 4 vezes. Mais um ponto para nós.

Sua capacidade reboteira, com jogadores bem mais altos e fortes que os nossos também foi contestada nos defensivos, 26/21 para nós, e 8 para cada nos ofensivos, determinando uma ligeira superioridade nesse importantíssimo fundamento, logo, outro ponto para nós.

Nos lances livres perdemos 11 e Vila Velha 10, gerando um equilíbrio para menos que não influenciaria o placar em nenhuma circunstância. O mesmo nos roubos de bola, 9/8 para nossa equipe, e num jogo que somente 3 erros foram cometidos em 2/1.

Mas foram os arremessos de curta distância que determinaram o curso da partida, onde nossos pivôs móveis apontaram 46 pontos, um pouco mais da metade da contagem final de 81 pontos, assim como a participação do jogo externo, com os armadores concluindo 37 pontos, numa distribuição perto do ideal entre pontos dentro e fora do perímetro, fator que comprova com sobras a excelência do sistema adotado pela equipe.

Mas um último detalhe tem de ser acrescido, quando pus à prova o equilíbrio emocional dos jogadores ao liberar para alguns os arremessos de três pontos, quando em situação ideal, e somente nessa condição, de uma bola voltar de dentro para fora do perímetro interno, quando a defesa do Vila Velha, totalmente comprimida no seu garrafão não tivesse a mínima chance de contestá-los. Obtivemos 6/13 arremessos, uma tentativa a mais do estipulado para toda a equipe.

Os quartos, 24×21, 15×7, 13×14 e 31×15, demonstram a grande evolução física e técnico tática da equipe, agora senhora de suas possibilidades, já que apta a jogar o sempre temível quarto final, provando sua maturidade e qualidade, e tudo alcançado no quadragésimo terceiro dia de trabalho cansativo, e acima de tudo corajoso. Parabéns a todos.

Amém.



16 comentários

  1. Henrique Lima 28.03.2010

    Que vitória !

    Parabéns Professor, a equipe mostra uma evolução incrível realmente em tão pouco tempo com o senhor, alem claro, dos problemas que teve extra quadra, que poderiam atrapalhar.

    E que superação !

    Se não me engano, dado momento do jogo de ontem, Cetaf ficou 5 mintuos e 4 segundos sem conseguir pontuar, nem por lance livre.

    Um grande abraço e que mais vitórias sejam conquistadas, estamos na torcida !

  2. Basquete Brasil 28.03.2010

    Sim Henrique, que vitória, e que explosão de alegria daquela torcida maravilhosa, sempre presente, sempre incentivando a equipe.Creio que se o campeonato estivesse pela metade nos classificariamos, mas a realidade é outra, e ainda temos os dois últimos fora de Vitoria. Mas tentaremos fechar a temporada com muita luta e brio. Um abraço,
    Paulo .

  3. Fábio Barcelos 28.03.2010

    Professor vamos imaginar:

    1- Se o senhor tivesse tido mais do que 43 dias de trabalho

    2- Se o senhor tivesse um elenco mais numeroso (pois qualidade eles provaram que tem)

    3- Oportunidade de montar o elenco

    4- Uma estrutura administrativa melhor (sem os terríveis salários atrasados)

    5-…

    Porém a realidade é mais doce que a imaginação: Vitórias contra Paulistano, o todo poderoso Brasília e no clássico contra o CETAF, que não lembro da última vitória do Saldanha nesse confronto.

    Enfim, uma aula de basquetebol. Simples, sábio e verdadeiro. Sem pranchetas mágicas e técnicos atores.

    Uma nota triste professor: Cadê o senhor na ESCOLA NACIONAL DE TREINADORES?

    Fábio Barcelos – ABASCA/Cachoeiras de Macacu

  4. Basquete Brasil 28.03.2010

    Prezado Fabio, se tudo apontado por você tivesse ocorrido, teriamos ótimas chances de classificação aos play offs, SE…nada mais.A realidade é esta superação corajosa e cidadã, de todos os componentes da equipe.Espero que no futuro imediato condições outras se beneficie dos resultados até agora alcançados. Quanto à ENT, infelizmente não sou qualificado a discutir preparação fisica com seu coordenador, que por seu lado nâo tem qualificação para discutir basquetebol comigo, gerando um impasse de dificil solução. Paciência.Fica para a próxima escola…
    Um abraço, Paulo Murilo.

  5. Juvenal 28.03.2010

    Querido professor Paulo Murilo, que perfeição de jogo que o Saldanha mostrou neste confronto com o Cetaf (também conhecido por nós torcedores como “cetafreguês” ou “vermes amarelos”). Foi lindo!

    A união da equipe, a gana demonstrada dentro de quadra, a vontade de vencer, foi superação do início ao fim.

    Como torcedor posso dizer de boca cheia: foi uma daquelas vitórias que ficam marcadas na nossa memória, ao ponto de chegar em casa, às 2h da madrugada e não conseguir dormir antes das 4h, pensando em como fomos bem no jogo, como nós torcedores fizemos uma bela festa, imaginando infinitas possibilidades. Esse jogo ficará para a história por todas as circunstâncias que a cercou.

    Aproveito a oportunidade pra enaltecer o trabalho feito pelo senhor, que pelo meu acompanhamento aqui no seu blog, parece soar uníssono, todos, sem exceção, sempre lhe parabenizando. Porque não viestes antes professor?!

    Nossa defesa…nossa defesa?! O que dizer da nossa defesa? Outrora tão contestada e agora tão rígida e impenetrável.

    Sinceramente, ainda estou emocionado com o que ví sexta-feira. Só temos a agradecer professor.

    Parabéns e obrigado por tudo!!!

    obs¹: sobre o dvd do jogo, gostaria de poder ter uma cópia, levo meu computador ao treino, levo dvd virgem, compro, faço qualquer coisa, mas PRECISO de ter esse registro.

    obs²: somos tetra-campeões capixaba, sendo que todas as finais foram contra o Cetaf.

  6. Vinicius 28.03.2010

    LINDO LINDO LINDO!!! QUE JOGO QUE TORCIDA QUE TIME, Parabens professor,pegou um time desmotivado,teve problemas extra quadra e com muito trabalho contorno e esta dando um orgulho enorme,o reflexo estaa na torcida que foi um show a parte sai roquinho de la,bem eu falei com o senhor ao fim do jogo pedi para continuar o senhor falo que nao deprendia do senhor,porem se depender da nossa torcida o senhor FICA e da continuidade a esse trabalho o senhor ja é unanimidade entra a gente,o grande responsavel por essa fase enfim quem dera o senhor estivesse chegado anted.
    Não tem coisa mas gostosa que ganhar do maior rival,isso nao tem preço hehe muito obrigado professor!!

  7. Basquete Brasil 28.03.2010

    Obrigado Juvenal, muito obrigado mesmo em nome de toda a equipe que tenho a enorme honra de dirigir. Realmente foi uma apresentação de alta técnica defensiva e também ofensiva, lastreada pelo ardor competitivo e entrega á luta, sem trégua.A torcida está de parabéns pelo apoio permanente, que só não alcançou a nota máxima por alguns coros pontuais que ainda teimam em enfeiar um espetáculo daquele nivel. Mas tenho a mais absoluta certeza de que tão pequeno contratempo será superado já na próxima temporada, quando equipe e torcida comungarão da mais perfeita irmandade desportiva, como deve ser, sempre. Um abraço respeitoso a você e sua magnífica torcida.
    Paulo Murilo.

  8. Basquete Brasil 28.03.2010

    Prezado Vinicius, jamais podia imaginar a enorme rivalidade que cercou esse jogo, que foi lindo por sinal, bem jogado, com excelente técnica, em nada devendo às demais equipes da liga, e só lamentando não poder disputar um Play off, onde fariamos bons jogos, com certeza. Mas o trabalho continua, temos mais dois dificílimos jogos nesta semana, e vamos disputá-los com o mesmo ardor e disposição dos até agora disputados.Muito obrigado pelo enorme apoio e pela consideração à equipe como um todo. Um abraço, Paulo Murilo.

  9. Reny Simão 29.03.2010

    Caro professor

    Estive viajando nestes últimos 10 dias e ao me atualizar não foi grande a minha surpresa em saber das expressivas vitórias que sua equipe obteve.
    Alguns princípios que o senhor sempre preconizou (e eu nos meus modestos conhecimentos de leigo sempre concordei, colocados em prática tem obtido um formidável sucesso.
    Parabéns mais uma vez.

  10. Basquete Brasil 29.03.2010

    Obrigado caro Reny, e na espectativa de sua Uberlândia retornar às quadras no NBB3. Já era tempo. Um abração, Paulo.

  11. Juvenal 29.03.2010

    Professor, desculpe a falta de compreensão, mas sinceramente não consegui compreender o recado quando o senhro disse:

    “A torcida está de parabéns pelo apoio permanente, que só não alcançou a nota máxima por alguns coros pontuais que ainda teimam em enfeiar um espetáculo daquele nivel. Mas tenho a mais absoluta certeza de que tão pequeno contratempo será superado já na próxima temporada, quando equipe e torcida comungarão da mais perfeita irmandade desportiva, como deve ser, sempre.”

    Sinceramente, não ví nada de errado no jogo de sexta.

    Abraços!

  12. Basquete Brasil 29.03.2010

    Prezado Juvenal, que a torcida do Saldanha é fora de série, não se discute,se assiste com deleite e admiração. No entanto, a utilização de palavras de baixo calão dirigidas aos adversarios e à arbitragem, não se coadunam com uma torcida de tão alto nivel como a de vocês. É só isso. Um grande abraço, e mais uma vez parabéns pelo quase perfeito espetáculo.
    Paulo Murilo.

  13. Vinicius 29.03.2010

    Professor eu ate concordo com relação aos adversarios,porem arbitragem? não da tira a gente do sério,o senhor esta a tão pouco tempo aqui e ja viu o que eles fazem com a gente,não ah quem aguente,o calor do jogo enfim…

  14. Juvenal 29.03.2010

    Ahhh sim, agora compreendi professor. Obrigado pelo esclarecimento.

    Abraços!

  15. Vinicius 30.03.2010

    http://www.youtube.com/watch?v=PtaVBoNHAd0

    para o pessoal de fora ta ae o show da torcida do saldanha e uns pedaços do jogo abraços

  16. Vinicius 30.03.2010

    ps. nao sei pq o link ficou branco mas e so clicar em cima da minha mensagem

Deixe seu comentário