A ESCOLA…

Lendo o magnífico Clipping do Alcir, me deparo com este depoimento do Prof. Raul Lopes, que passo a reproduzir:

Repassamos o e-mail do Prof.Raul Lopes, para conhecimento de todos.

CLIPPING DO BASQUETE

—– Original Message —–

From: raul lopes

To: clippingdobasquete2@gmail.com ; alcirmf@terra.com.br

Sent: Tuesday, January 18, 2011 5:12 PM

Subject: Escola de Técnicos

Alcir (permita-me a intimidade)

Atendendo sugestão de Carlos Antônio Silva Oliveira, o qual encaminhou recentemente para mim alguns temas tratados por você no Clipping do Basquete, estou utilizando esta mensagem para dar conhecimento de minha posição relativamente ao curso programado para o Recife pela ENTB nos próximos dias.

Inicialmente, quero me apresentar, muito embora há alguns anos já o conheça em função das frases interessantes que você postava e que colecionei durante algum tempo, bem como, do próprio Clipping.

Meu nome é Raul Siqueira Lopes, pernambucano de Recife, 62 anos nos próximos dias.

Sou Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, especialista em basquetebol pela Universidade Central Estatal de Cultura Física de Moscou (1985/1986 – na antiga URSS) e estou no basquete desde 1963 (como atleta no passado longínquo e atualmente atleta (?) master; técnico de escolas, clubes, universidade e seleções estaduais; professor universitário da modalidade (dentre outras disciplinas),  na graduação e pós-graduação).

Na sequência, anexo o teor de mensagem enviada para meus colegas sobre o curso programado para Recife:

“Prezados colegas

Creio que todos tomaram conhecimento sobre um curso que será realizado no Recife no final deste mês.
Para quem participou das reuniões que realizamos no ano passado já verbalizei meu pensamento sobre o processo de criação da escola de técnicos da CBB.

Obs. Estas reuniões foram fruto de convite que recebi para coordenar as categorias de base da Federação Pernambucana de Basketball.
Apesar disso, para não passar por omisso e para não deixar dúvidas, registro de forma sucinta através deste documento qual a minha posição sobre o fato, e, mais especificamente, sobre o curso citado acima.

1- Em julho do ano passado, fui convidado para participar do curso para técnicos do nível 3 (em São Paulo) e ponderei de que não poderia participar de algo que em princípio sou contra, não a idéia, porém, o formato em que foi estruturado. Inclusive, divulguei este fato em uma de nossas reuniões.

2- Em nenhum momento solicitei, incentivei ou tive participação no processo de estruturação do curso programado para Recife;

3- Por diversas vezes, foi dado a entender que eu poderia ser uma espécie de interlocutor nas discussões sobre a “escola de técnicos”, mas isso nunca ocorreu.

4- Como nunca tratei sobre o assunto com ninguém da CBB ou ENTB, para minha surpresa recebi uma ligação (creio que de São Paulo) de que, como fato consumado e sem minha anuência anterior, eu seria o coordenador do curso aqui em Recife.
Como estava prestes a iniciar uma aula na UPE e não podia demorar na ligação, fui sucinto e informei que precisava conversar sobre a escola de técnicos e que, de qualquer forma não estaria no Recife na época do citado curso.
Sobre o interesse de conversar sobre a escola de técnicos, estou esperando até hoje para discutir o tema.

5- Em função do exposto acima e por não estar em Recife no prazo estabelecido para o citado curso, desautorizo quem quer que seja a utilizar meu nome como avalista do evento;

6- E para não me alongar, alerto a todos para que reflitam sobre desdobramentos que irão ocorrer em futuro bem próximo, particularmente, no que diz respeito aos direitos adquiridos de todos aqueles que possuem formação específica para exercer a função de técnico, inclusive sob o ponto de vista financeiro.
Isto significa que apesar da legislação vigente que ampara e certifica todos os que já adquiriram legalmente o direito de exercer a função de técnico, caso aceitemos pacificamente o que está sendo imposto de cima para baixo, com a suposta promessa de que esta escola de técnicos será a redenção do basquete brasileiro, poderemos ter prejuízos importantes no futuro próximo.
Se é mesmo verdade que o interesse maior é a “redenção” do basquete brasileiro, porque os cursos são pagos?  Porém, como já referi anteriormente, o fato é que tem gente ganhando dinheiro nessa história.

Pensem sobre isso!

Desculpando-me pela longa mensagem, despeço-me citando Costa (1985) sobre pensamento atribuído a Maiakovski que inseri no livro Superbasquetebol (1991).
Este pensamento serve para sintetizar o momento atual e os perigos que ele traz:
“Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta, e porque não dizemos nada, já não podemos dizer nada.”

Quando retornar, se houver interesse coloco-me à disposição para conversar com maior detalhamento sobre o assunto.”

Este foi o teor e você poderá utilizá-lo (ou não) de acordo com sua conveniência. Por outro lado, caso tenha interesse poderemos “conversar” mais sobre o tema.

Atenciosamente

Raul Lopes

Sinto-me aliviado e contente por não mais me considerar o patinho feio e discordante neste seriíssimo assunto, que mexe com todos os atuais, passados e futuros técnicos de basquetebol do nosso imenso país, ainda mais quando esse depoimento parte de um professor universitário, como eu, Doutor em Ciências do Desporto em Portugal, onde também me doutorei na mesma área, e técnico especializado no grande jogo a mais de 40 anos( tenho 10 anos a mais…), e no qual expõe com toda sua experiência e alta qualificação o grande equivoco representado pela ENTB, não pela sua existência, mas sim pela forma de como foi concebida, e é dirigida.

Desde muito tempo me engajei nessa luta, solitariamente, e agora numa ilustre companhia, sinto que tende a evoluir em grandeza, no surgimento de algo muito forte e poderoso, o comprometimento com a verdade e a coragem de defendê-la ao custo que for.

Recordemos alguns artigos devotados ao assunto ENTB, e os juntemos ao forte e oportuno testemunho do Prof. Raul Lopes, com o meu mais alto respeito e admiração.

CERTIFICAÇÃO (OU PROVISIONAMENTO?)… 22/6/2010

TÉCNICOS POR ATACADO… 27/6/2010

NIVELANDO POR… 8/7/2010

ALICERCES DE BARRO… 5/12/2010

ENGANAR E ADORAR SER ENGANADO… 13/12/2010

Amém.



6 comentários

  1. Idevan Gonçalves 20.01.2011

    Caro professor,

    fico muito feliz de ver o professor Raul Lopes corroborar com seus pontos de vista. Falo com prazer porque o conheço a muito e foi meu maior incentivador no basquetebol, influenciando-me a fazer faculdade de educação física para, quem sabe, no futuro seguir seus passos como técnico de basquete. Quis o destino não poder segui-lo no basquete, mas a amizade com o prof. Raul resitiu e conhecendo sua maneira de agir, não poderia ser diferente o seu posicionamento.

    Muito bom saber que professores de verdade estão do mesmo lado.

  2. Marcílio Bruno 20.01.2011

    Concordo plenamente com as palavras do Professor Doutor. O Basquetebol não pode ser vendido com certificados, como se fosse um produto. É preciso vivenciar, se dedicar e amar. O verdadeiro professor de qualquer esporte, mostra seu certificado com trabalho duro e resultados merecidos.

  3. Basquete Brasil 20.01.2011

    E espero que outros mais se posicionem e discutam a validade desse modelo de escola imposto pela CBB e chancelado pelo CONFEF, sempre atento a mercados emergentes e lucrativos, prezado Idevan. Provisionados aos magotes é a meta da turma conselheira, mesmo que não entendam bulhufas de qualquer esporte, desde que os dizimos sejam pagos em nome de uma fiscalização que nunca pensaram exercer. É chegada a hora de enfrentarmos esse engôdo, ainda mais quando já é pensada a volta da ed.física e os desportos ao âmbito escolar, onde por principio constitucional tal orgão jamais poderia se insinuar,apesar da continua insistência em lá se instalar. A ENTB, coordenada por um preparador físico, e com exigências do CREF/CONFEF é o retrato indiscutivel dessa tendência.
    Um abraço, Paulo Murilo.

  4. Basquete Brasil 20.01.2011

    Mas é exatamente como estão vendendo o peixe deles, prezado Marcilio. E irão muito mais além se não nos insurgimos veementemente contra, custe o que custar.
    Um abraço, Paulo Murilo.

  5. Kaique Pedaes 27.01.2011

    Olá, parabéns pelo seu site, muito bom!

    Eu sou do blog http://www.net-esportes.blogspot.com.

    Lá, iremos fazer a cobertura do Jogo das Estrelas da NBB, na sexta e sábado, com imagens, textos e muito mais.

    Dois membros de nossa equipe estarão presentes no Ginásio, em Franca-SP.

    Se você quiser o texto também, é só me enviar um e-mail para kaique.pedaes@r7.com que a gente negocia tudo.

    Seria, claro, de graça, mas aí poderíamos fazer uma espécia de publicidade do blog.

    Muito obrigado e sucesso em 2011!

  6. Basquete Brasil 28.01.2011

    Acessei o blog e gostei muito, parabéns. Estou enviando para o editor do meu blog a sua proposta sobre o Jogo das Estrelas, e só temo que o prazo seja curto demais para as devidas providências. De qualquer forma, obrigado, e siga em frente com o seu bom trabalho.
    Paulo Murilo.

Deixe seu comentário