(L)INSANIDADE…

Assino dois jornais, O Globo e a Folha, prerrogativa de aposentado com um pouquinho mais de tempo para vastas leituras. Mas penso seriamente em desfazê-las, pois muito pouco de esportes elas contem (futebol não conta…). Política e Mundo podem ser acessados pela Internet, e Arte também. O duro é você bem cedo abrir o jornal na sessão de esportes e dar de cara com a sensação do momento em ¾ de página, o Lin de New York.

Paulo, é noticia de basquete! Mas que basquete é esse, que para ver um jogo ao vivo, como gosto e sempre gostei, tenho de dar um pulinho até a Big Apple, fora as roupas de lã, hotel, botas forradas e…dólares no bolso. Isso, dólares, que é a moeda que os Lebrons e Dwaines da vida ganham aos montões, mas eu, como professor os tenho muito poucos, e mesmo assim, se tiver de gastá-los o farei para visitar o filho caçula que não vejo a mais de ano, em Dublin.

E a TV, não vale?

Subliminar, ou mesmo atingido diretamente no queixo, sinto que estamos sendo “preparados e amaciados” para a entronização pesada da NBA no país, onde até suas camisas, largamente encontradas nas lojas, vendem a grande ilusão aos nossos jovens prospectos de jogadores, em vez das nossas do NBB, raras, ou mesmo inexistentes no grande varejo, e a bola da vez econômica nos concedendo o status de mercado promissor para a grande liga.

¾ de página para o Lin, que até pouco nem os americanos conheciam é dose, e já vejo correspondentes nossos sendo enviados para entrevistá-lo, pois afinal, as colônias orientais abundam no país, além da nossa herança de colonizado contumaz.

Enquanto isso, nossos Silvas e Paixões lutam por verbas minguadas e miseráveis, pois afinal de contas têm de estar preparados para 2016, ou não?

Na contrapartida de doses tão fartas de publicidade (paga?…), mínguam até as notinhas de rodapé, para quando muito somente publicar os resultados da rodada, e nada mais. Colunas especializadas? Nem pensar, a não ser para “esportes” educativos e de pratica popular e acessível, como MMA, e F1,

É extremamente grave que o grande jogo seja “incentivado” dessa forma exógena e invasiva no seio de nossa juventude, enquanto solidificam um vôlei, cujos lideres de forma alguma desejam o soerguimento do basquetebol. Lutas de controle estrangeiro, assim como a F1 também são contemplados regiamente pela mídia, e até pelo governo, e por que não o basquetebol? Afinal, como país do momento, nada melhor do que investir no seu amanhã olímpico, onde, de preferência, um “Dream Team” se consagrará.

Sinto enorme receio pelo futuro do grande jogo entre nós, frente a tanto descalabro e omissão, ante tanta falta de amor às nossas tradições, e falta de patriotismo.

Amém.

Foto-Reprodução. Clique duplamente na mesma para ampliá-la.



6 comentários

  1. will13 16.02.2012

    Triste verdade…

    Mas, um bonito Post.
    Abraços.

  2. Carlos Alex Soares 16.02.2012

    Professor,

    já viu o Lin jogando? É bárbaro! Grande armador… Outra coisa: Rick Rubio. O guri é sensacional! Vou ter que escrever me redimindo… Peca pela força física na defesa (ainda é jovem,logo bombam ele!), mas no ataque dá cada passe… Eu só consigo lembrar dos Magic – Johnson e Paula, claro!

    Concordo com sua coluna, mas precisava lhe dizer isso, já que falamos tanto dessa temática.

    Tenho visto até 3 jogos de NBA por dia. Férias, doces férias!!! Assinei NBA League Pass na Sky. Sim, agora sou patrocinador do Pinheiros… heheehehhe

    Grande abraço.

  3. Basquete Brasil 16.02.2012

    Mas são verdades que precisam ser ditas, discutidas, analisadas, e principalmente, divulgadas, na tênue tentativa de que não se repitam. Um abraço Will.Paulo Murilo.

  4. Basquete Brasil 17.02.2012

    Sim, Carlos, vi e continuo a ver ambos jogarem. São muito bons, e possivelmente terão um belo futuro. Mas eles lá e nós aqui, pois a tarefa de soerguer o grande jogo tem de continuar, sempre. Prioridades são importantes na vida, e as nossas não passam pela NBA, disso estou absolutamente convicto.Vida que segue. Um abraço, Paulo.

  5. Leoni 03.03.2012

    Professor,

    Acho que a primeira vez que comento aqui, mas já o acompanho a um bom tempo.

    Excelente texto.

    Falou a mais pura verdade MMA e F1 tem colunas num dos maiores jornais do páis. Lembra se já teve alguma no Globo? Eu não.

    A Folha possuia uma, muito boa até, o que aocnteceu, acabou lá pelos idos de 06/07.

    Um abraço,

    Claudio

  6. Basquete Brasil 03.03.2012

    E como preconizei no artigo, prezado Leoni, leia o blog Lance Livre de hoje que lá está a reportagem em vídeo do Lin. Materia paga é isso, caro leitor. Agradeço sua audiência, esperando muitos outros comentários seus aqui nesse humilde blog.
    Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário