“VIVA A VIDA!!!”…

Hoje me empolguei pelo que assisti desde o Equador pelo sul americano de clubes, quando tive a certeza de que daqui para diante o nosso basquete irá trilhar outros caminhos técnico táticos, enterrando o sistema único definitivamente.

Incrível, mas a equipe líder do maior campeonato estadual do país perdeu para o Obras da Argentina arremessando somente 5/28 bolinhas de três, realmente um tremendo progresso, afinal de contas ter o atual melhor pivô do paulista não é lá essas coisas quando a artilharia está em forma…

Do outro lado, uma equipe argentina bem tradicional, jogando “erroneamente” dentro do garrafão, provocando um inexpressivo 36/37 nos lances livres e um 6/18 nos três, um absurdo frente a seu adversário professando o conceito moderno de basquete, que nem a derrota pode deslustrar…

Mas o melhor ficou para o fim, quando uma técnica do banco paulista custou 5 pontos no placar, para um pouco mais adiante uma jogada rabiscada na prancheta pelo assistente técnico esboçava exatamente um ataque que reduzisse a diferença final para os mesmos 5 pontos provocados pelo coach, atenuando uma pontuação que poderia influir mais adiante num caso de tríplice empate na chave, e que obviamente não funcionou…

Foi um jogo com insignificantes 28 erros, ou seja, de uma ruindade colossal, mas de um primor tático que me levou à empolgação inicial, pois jogadas novíssimas como as chifres, cabeça, camisa, 23, emplacaram um novo tempo de basquete, aquele dos conceitos modernos…

Depois de assistir um terrível Flamengo e Brasília na semana que passou, testemunhar esse Pinheiros e Obras,trouxe a mim a certeza de que teremos um NBB5 repleto de inovações táticas, que determinarão o futuro do grande jogo, encaminhando-o a algo brand new, como assistimos em primeira mão hoje, no Equador.

E digitando as últimas palavras desse artigo sou lançado ao Éden, quando no programa do Jô um brado do técnico-comentarista (ou comentarista –técnico…) fez trepidar a caneca de café junto ao PC, -VIVA A VIDA!!!

Bem sei que merecemos, bem sei…

Amém.

 

Fotos – Arremesso de três + Falta técnica + Arremesso de três, a perfeita alquimia…

Reproduções da TV. Clique nas mesmas para ampliá-las.



6 comentários

  1. Victor Dames 10.10.2012

    Fíníssima ironia, nobre Professor… Imagino o brado retumbante do técnico-comentarista como um desafino para quebrar taças de cristal… E a mesmice se extende (ou dela deriva, quem sabe) dos dirigentes, onde as vias que se apresentam para a gestão vindoura continuam as mesmas, levando aos mesmos tortuosos caminhos que colocam o nosso basquete aquém do desejável… Abraços!

  2. Rodolpho 11.10.2012

    Faltou dizer sobre a atuação soberba do Bruno Mortari. Entrou, cometeu uma falta com 2 segundos de jogo e por 2:30 sequer encostou na bola.

    Viva o nepotismo!

  3. Basquete Brasil 11.10.2012

    Pena não poder veicular o olhar abismado e incréduto de um Jô fortemente atrelado ao braço do comentarista-técnico (ou técnico-comentarista…)como que o puxando à uma realidade completamente fora de contrôle, não mais constrangedora do que a ameaça do 6/6…
    Um abraço Victor. Paulo.

  4. Basquete Brasil 11.10.2012

    Uma, entre outras atuações que refletiram um resultado final lamentável, prezado Rodolpho. É o famigerado conceito moderno de basquete posto à prova…
    Um abraço, Paulo Murilo.

  5. Rodrigo Galego 12.10.2012

    Professor…

    Já vim aqui te apoiar pelo que escreveu e já vim aqui discordar algumas vezes da forma que se colocou. Sempre com muito respeito e mantendo o bom diálogo para sempre crescermos em nossas opiniões.Mas hoje, lendo esse seu post e tendo a oportunidade de também ver tudo isso que você tão bem aqui citou, venho apenas lamentar junto a ti sobre tudo o que ocorreu nesse dia. Nesses momentos dá uma sensação estranha, a esperança se perde, você começa a duvidar do caminho que anda trilhando, dos estudos e trabalho que desenvolve pra fazer um basquete melhor e mais digno nesse país, mas isso passa rapidinho. Depois de uma noite mal dormida indo deitar com o brado “viva a vida” martelando na cabeça e tendo a certeza que um bom trabalho é muito mais do que essas firulas midiáticas, a força volta no amanhecer do dia seguinte, quando encontro meus alunos ávidos por aprender, por serem melhores do que já foram, e aí descubro que não posso perder as forças, nem balançar achando que o caminho não é esse. O caminho é esse sim, estudo, trabalho duro e muita força pra aguentar a assistir aqueles que fazem lá em cima, no pico da modalidade,um espaço para sobrevivência própria e de ostentação de nomes.

    Acredite em mim , Professor. Esse quadro vai se inverter. Tem muita gente boa pelo País estudando, repensando a modalidade, a maneira como se ensina e o mercado há de se tornar mais crítico e com o tempo espaços virão para bons profissionais mostrarem seu trabalho.

    E assim, “vivo a vida” não mais com a mesma força de antes, mas com uma força muito maior, de olho em superar o trabalho destes que fazem do esporte um espaço de picadeiro.

    Grande abraço

  6. Basquete Brasil 12.10.2012

    Claro que acredito em você, prezado Rodrigo, como acredito nessa nova geração de professores e técnicos espalhada por esse imenso país, sôfrega por ensinamentos, atuante em seus estudos e pesquisas, todos em busca de tempos melhores e mais arejados, que politicas absurdas, ou mesmo ausentes, voltadas à educação pátria teimam em ser negadas, mas que serão implantadas através os esforços de toda essa geração, voltada ao conhecimento de que, sem a base educacional, fracassaremos na empreitada de tornar o país mais justo, democrático e independente.
    Acredito em você, por amar e compreender o grande jogo, e como o mesmo deve ser creditado aos fatores que fazem da educação física e o desporto uma ferramenta poderosa na complementação educacional e cultural de um povo cidadão.
    Enfim, prezado e jovem colega, acredito, agora mais do que nunca, em você.
    Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário