O PONTO DE ENCONTRO…

Acompanho basquete a longos anos, estudando, pesquisando, trabalhando e ensinando-o da melhor forma que me foi possível, da formação às divisões adultas, no masculino e no feminino também, quando tive o privilégio de ver, e por que não, dirigir e liderar grandes equipes, excelentes jogadores (as), conviver com bons e maus dirigentes, e dialogar com professores e técnicos de qualidade, aqui e lá fora, visando sempre o progresso e o desenvolvimento do grande jogo.

Mas nem sempre me deparei com o “tudo de bom”, encontrando muitas vezes o lado ruim da coisa…

Ontem foi um desses encontros, quando me deparei com uma das equipes mais primárias que tive o desprazer de assistir jogando algo muito distante do que venha a ser um jogo de basquetebol. Duas coisas eram feitas, e somente duas pela equipe equatoriana do  Mavort, arremessos de um armador americano muito além da linha de três pontos, e uma ou outra investida de costas do pivô dominicano que compõem com fraquíssimos jogadores uma equipe simplesmente anacrônica.

E foi contra tal disparate em forma de time, que a equipe do Pinheiros suou a não mais poder para vencer um jogo simplesmente ridículo. E mais, repetindo a mesma estratégia do adversário, arremessando de três a metro (8/24), e aplicando vez ou outra o jogo interior que deveria ter sido usado à exaustão, e que por conta de sua exclusão provocou um festival de tentativas de três de seus dois pivôs, o Mineiro e o paraguaio.

Quando vejo uma equipe como a equatoriana, me vem a imagem de seus integrantes serem apresentados às vésperas de um torneio, e que mantêm um ponto de encontro em torno de uma prancheta repleta de obviedades e lugares comuns, manuseada por um técnico, mais para agente, ou sindico, do que alguém que despendeu algum tempo no preparo da mesma, por menor que fosse. E tal exemplo vai se tornando algo comum em nosso basquetebol, com pontos de encontro universalizados em torno do ícone maior, as pranchetas.

Acredito firmemente que um pouco de criatividade não faria mal nenhum ao nosso combalido (ex?) grande jogo, mas duvido que encarem o desafio…

Amém.

 

Foto – O ponto de encontro equatoriano.

Reprodução da TV. Clique na mesma para ampliá-la.



Deixe seu comentário