MEIO SÉCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS…

Em novembro próximo fará 50 anos que me licenciei em Educação Física na ENEFD/UB, hoje EEFD/UFRJ, numa turma que marcou, e ainda marca época por sua qualidade e criatividade, quebrando paradigmas e influenciando decisivamente no progresso da educação física, até o momento que foi decretada a proposital desaceleração da mesma, principalmente na escola.

Foram anos de enormes sacrifícios, luta desigual, mas plenos de entusiasmo e efetivas realizações por parte dos formandos, em todos os setores da educação, do desporto e da administração pública e também na esfera particular.

Com o Prof. Dr. Alfredo Gomes de Faria Jr. a introdução pioneira da didática específica de educação física, divulgada na publicação do premiado livro Introdução à Didática de Educação Física, que definiu os princípios pedagógicos da disciplina, adotado que foi em todos os cursos universitários do país, como o modelo a ser seguido, assim como a implantação do Laboratório de Tecnologia do Ensino da EEFD, da qual participei ativamente, focando as novas técnicas áudio visuais orientadas ao estudo e pesquisa das modalidades desportivas, e que mais adiante implantei na Faculdade de Educação da UFRJ, onde ingressei por concurso, sendo o primeiro professor de educação física a pertencer ao Departamento de Didática daquela prestigiosa instituição, assim como o Prof. Alfredo Gomes de Faria Jr. o fez na Faculdade de Educação da UFF.

Com o Prof. Luis dos Santos, que num espaço de dois anos se formou em medicina, educação física, técnica desportiva e medicina esportiva, e que foi um dos responsáveis pela implantação de métodos avançados de treinamento físico fundamentados na biomecânica e fisiologia do esforço, na UFRJ e UnB.

E o Prof. Ary Ventura Vidal, um dos expoentes do basquetebol nacional, assim como o Prof. Silvio Resende no campo do Xadrez, o Prof. Willian Kepler Santa Rosa, o Esquerdinha, no futebol, que também contou com o Prof. Moisés Abrahão, os professores José Rocha, Belmiro Alves, na administração escolar, e outros mais de igual importância no desenvolvimento da educação física como um todo.

Nessa última quarta feira nos reunimos no gabinete do Diretor da EEFD/UFRJ no Fundão, Prof. Leandro Nogueira, para efetuarmos as datas e os temas que constarão da pauta do Seminário de 50 anos da turma de 62, a ser realizado no auditório do Decanato do CFCH/UFRJ no campus da Praia Vermelha, local originário da EEFD onde nos formamos, e logo que as datas e a programação estiverem determinadas serão veiculadas aqui no blog, a fim de que os interessados possam comparecer.

Na foto, da esquerda para a direita, os professores, Luis dos Santos, Silvio Resende, Leandro Nogueira, Alfredo Gomes e Paulo Murilo.

Espero contar com todos no Seminário, onde abordarei a temática de basquetebol nesses 50 anos de intensa atividade. Até lá então.

Amém.



Deixe seu comentário

Comentários Recentes


    Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/paulo/public_html/blog/wp-content/themes/paulomurilo/functions.php on line 7

    Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/paulo/public_html/blog/wp-content/themes/paulomurilo/functions.php on line 7

    Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/paulo/public_html/blog/wp-content/themes/paulomurilo/functions.php on line 8