O COBRADO WORKSHOP…

Inicialmente peço que me perdoem o longo intervalo nos artigos, motivado por um bom motivo. Estive durante toda a semana envolvido na elaboração de um projeto de longa data cobrado por muitos leitores, e mais especificamente, pelos meus filhos André Luis, Andrea e João David, para que organizasse um workshop sobre o pouco que sei sobre o grande jogo, de uma forma teórico prática, voltado aos novos técnicos, e por que não, aos veteranos também, afinal foram mais de 50 anos dedicados ao ensino, estudo, pesquisa, direção de equipes, em todas as categorias, da base ao adulto e seleções, em escolas, clubes, federações, universidades e fundação de associações  de técnicos, culminando com a edição e elaboração deste blog, o Basquete Brasil.

 

Durante muito tempo percorri o país dando cursos de técnica para professores e técnicos, sempre propugnando pelo ensino maciço dos fundamentos, e pela abordagem generalista dos sistemas de jogo, jamais ousando estabelecer padrões e formatações, que são ações coercitivas e unilaterais, responsáveis pela ausência da criatividade que tanto nos limita nos dias de hoje.

 

Sem dúvida alguma acumulei muito conhecimento num universo tão amplo que o torna ínfimo ante o muito que ainda terei de aprender, mas em seu mínimo sempre o repassei aos mais jovens, como um pacto de mim para comigo mesmo de sempre estar aberto ao novo, ao instigante, aos novos saberes, mas fortemente fundamentado nos grandes mestres, na tradição, no respeito absoluto pelo histórico do grande jogo, criado no final do século 19.

 

Por tudo isso, e após postar mais de 1000 artigos neste humilde blog, aceitei o desafio de organizar um workshop para o final de março, nas datas que antecedem a páscoa (de 28 a 31 de março), num local que ainda não posso revelar, mas que guarda todo um simbolismo na história e ensino do basquetebol no Rio de Janeiro.

 

Não se tratará de um curso de formação (seria ridículo em 4 dias…), mas sim um encontro de basqueteiros onde se discutirá, estudará e praticará formas de ensino, controle, progressão e sistemas de jogo, com todos de posse de uma bola, dentro da quadra, participando e discutindo as melhores formas de ensinar e administrar técnica e taticamente o grande jogo, e sem pranchetas…

 

Bem, isso é tudo por enquanto, e espero ter tudo organizado até o fim desta semana, quando iniciaremos as inscrições para o mesmo.

 

Amém.

Fotos – Um pouco do muito que dirigi, e onde muito aprendi, muito mais do que ensinei. Clique nas fotos para ampliá-las.

– Escola Carioca de Basquetebol (1962)

– CPP Brasilia-Jogos da Primavera do Jornal dos Sports (1968)

– CRF-Juvenil (1965)

– FFC – Infanto-Juvenil (1973)

– OAC -Infantil (1981)

– Brasilia – Seleção Juvenil (1969)

– OAC – Principal (1982)

– Guanabara -Seleção Juvenil (1972}

– Guanabara – Seleção Feminina (1966)

– AAVI – Principal (1963)

– BTBC – Juvenil (1996)

– Saldanha da Gama – NBB2 (2010)

 



8 comentários

  1. Fábio/SP 21.01.2013

    Prof. Paulo

    Que notícia boa pra começarmos 2013!

    Quero muito estar presente, esse workshop é algo que eu particularmnente ansiava a muito tempo, acredito que possamos aproveitar muito estes dias.

    Obrigado pela iniciativa, que tudo transcorra com sucesso

    Fábio

  2. Josue Lima Guerra Filho 21.01.2013

    Caro Professor

    Boa tarde!

    Devido ao meu trabalho junto á um projeto que estou desenvolvendo na cidade de Jandira SP não tive tempo para poder comentar os posts, porém eu tenho lido a todos religiosamente pois tem contribuindo e muito para minha formação e criação desse projeto o qual estou dedicando minha vida.

    Visando aprofundar ainda mais meu conhecimento que julgo ser pouco, pretendo comparecer a esse workshop o qual já aguardo com muita ansiedadee alegria por saber que um profissional de alto gabarito como senhor ira dividir seus conhecimentos.

    Abs

    Josue Filho

  3. ALEXANDRE MIRANDA 21.01.2013

    Sim, é algo para se alegrar!

    Espero que se estenda para outras regiões metropolitanas – região de Ribeirão Preto – SP, mais especificamente, região carente de capacitações!

    Boa Sorte Professor.

  4. Basquete Brasil 21.01.2013

    Sem dúvida, prezado Fabio, poderemos concretizar um excelente workshop, principalmente se pudermos contar com participantes altamente interessados como você. Aguardarei sua presença para continuarmos a discussão iniciada em Mogi. Um abraço, Paulo Murilo.

  5. Basquete Brasil 21.01.2013

    Aguardarei sua presença com o maximo prazer, prezado Josue. Vamos realizar juntos um workshop de grande qualidade, interagindo e integrando nosso grande amor ao grande jogo.
    Um abraço, Paulo Murilo.

  6. Basquete Brasil 21.01.2013

    Olha, prezado Alexandre, dificilmente poderei extender um evento como este a outras regiões do país, pois não possuo condições economicas para tanto. Por isso, conto com a sua presença aqui no Rio, onde poderemos discutir em alto nivel as minúcias do grande jogo. Um abraço, Paulo Murilo.

  7. @corghi 24.01.2013

    Professor, boa tarde.
    Fica uma sugestão: já que esse workshop dificilmente ocorrerá em outras regiões do Brasil, como o senhor mesmo falou, porque não filmá-lo e colocar em um canal no Youtube? Assim pode fazer seus vastos conhecimentos chegarem a todos os rincões deste país, talvez não na mesma qualidade de uma aula presencial, mas com certeza ajudará muito. Fica a idéia.
    Abraço e sucesso.
    Marcelo

  8. Basquete Brasil 25.01.2013

    Prezado Marcelo, por se tratar de uma Oficina de Aprimoramento (tento encontrar uma tradução livre para workshop…)com 24hs de atividades distribuidas em 4 dias, seria impossivel veiculá-las em videos, a não ser através alguns tópicos resumidos para estudos preliminares. Oficinas como essa são basicamente presenciais, pois a pratica direta e supervisionada se torna crucial para o entendimento e fixação dos finos detalhes inerentes à mesma.Além do mais, por se tratar de uma atividade extremamente técnica importa valores para a aquisição da mesma, que é fruto de um longo e dispendioso investimento pessoal por mais de 50 anos. A sua idéia é realmente muito boa, mas necessitaria de um forte patrocinio (a que não tenho acesso…) para que se tornasse factível a todos gratuitamente. Nos últimos 7 anos tenho postado nesse blog inúmeros artigos técnicos, informativos e de estudo, todos gratuitos, mas a abordagem profunda e pratica dos mesmos agora é sugerida nessa Oficina que organizo, como uma etapa muito mais avançada no ensino do grande jogo, onde o aspecto presencial e pratico se torna imprescindível. Quem sabe, num futuro não tão distante assim, eu possa levar a Oficina a algumas regiões do país, se houver interesse e patrocinio, ou mesmo uma junção de professores e técnicos interessados na realização presencial da mesma? Seria muito bom e inspirador, o que acha?
    Obrigado pela sugestão. Um abraço, Paulo Murilo.

Deixe seu comentário