ECOS DA OFICINA…

Olá,

Aqui é o Pedro que fez a oficina. Comecei a usar os circuitos nos treinos. A melhora na motivação para o treino dos fundamentos foi imediata. Agora pretendo fazer uma filmagem do treino para mostrar a elas daqui a dois meses + ou – para verificarmos a diferença na execução dos fundamentos.

Estou enviando duas fotos do circuito, como não tinha cadeiras suficientes utilizei cones e alguns outros materiais para as seções das atletas sem bolas.

Estamos apresentando a defesa linha da bola além do controle do arremesso também.

Abraço.

 

            Recebi esse email do Prof. Pedro Funk de São Paulo, que junto ao Prof. Fabio Aguglia estiveram comigo por quatro dias na Oficina de Aprimoramento de Ensino do Basquetebol, realizada em minha residência pela impossibilidade de utilização das dependências do IEFD/UERJ, como explicada no artigo anterior. Dois foram os realmente inscritos na Oficina, e outros quatro que não puderam comparecer, três de Minas Gerais e um do Paraná, e onde nenhum candidato do Rio de Janeiro se interessou na mesma, num exemplo categórico do grande e pujante momento que atravessa o grande jogo no nosso ex grande estado.

Lendo o email e vendo as fotos, tive a certeza do quanto podemos caminhar para uma realidade inovadora e aberta ao diálogo técnico, tático, e acima de tudo formativo, voltada aos mais jovens, voltada a uma correta formação de base, onde o ensino dos fundamentos básicos atinja a qualidade exigida para a pratica do grande jogo, pratica essa permanentemente presente na vida dos jogadores, independente da idade e da categoria a que pertençam.

Antes em Vitoria, agora em São Paulo, uma outra visão voltada ao treino dos fundamentos, ao ensino e pratica de sistemas e conceitos de jogo, ao preparo tático de equipes, à administração coerente à nossa realidade de país pobre e dependente de maiores incentivos à educação e ao desporto, ao planejamento factível, ao amor e dedicação ao estudo, à busca da integração e ampla discussão democrática e acessível a todos que amam o grande jogo.

Enfim, vejo com intensa alegria a criação de um novo tempo, através pequenas e enxutas intervenções no modo de ser e ensinar basquetebol, dentro da nossa realidade, e não a dos outros, ricos e poderosos, mas não tão superiores ao nosso talento e vontade de vencer.

Parabéns Pedro e Fabio, vão em frente, estudem e vençam.

Amém.

Fotos – Fotos enviadas por Pedro Funk. Clique nas mesmas para ampliá-las.



Deixe seu comentário