TRÊS PARÁGRAFOS…

tatiane_brasil_e_turquia

 

 

Fizemos um primeiro tempo bastante intenso e com muita qualidade, no qual colocamos em prática um basquete bastante coletivo. Como o Brasil é uma equipe mais baixa, não conseguimos manter o mesmo ritmo no segundo tempo e demos uma caída na condição física e na tática do jogo. Mas conseguimos fazer um trabalho de revezamento da equipe e foi uma experiência maravilhosa – analisou Zanon.(Globoesporte.com).

Jogando contra a seleção da Turquia hoje, a equipe feminina brasileira, que se prepara para o Mundial, perdeu por 66 x 48 (19 x 18, 14 x 13, 18 x 6 e 15 x 11, perdendo todos os quartos) convertendo 31 pontos no primeiro tempo e 17 no segundo, ou sejam, 48 pontos em uma partida internacional, e o técnico ainda o classifica como “uma experiência maravilhosa”? Só pode estar brincando, e o pior, com coisa muito séria, uma seleção nacional, onde divide sua genialidade com a equipe masculina do S.José, numa dualidade de competências inimaginável a um trabalho sério e responsável. Como vemos e atestamos, mérito (ou QI) é isso ai…

 P1060712-001

No torneio da Eslovênia, a equipe brasileira masculina venceu a equipe da casa na prorrogação, por 88 x 84, num jogo eivado de oscilações, bem ao estilo de uma equipe sem personalidade coletiva, mas que apesar de tudo tenta manter seu forte jogo interno no ataque, e lampejos defensivos de boa qualidade. Rodando seus três pivôs nebebianos, em conjunto com os alas Marcos e Marcelo, e eventualmente o Alex, dentro do perímetro interno, que apesar do frágil apoio de armadores que pouco se entendem fora do mesmo, quando se perdem em infindáveis dribles e sinalizações desconexas, ainda conseguem se impor pela voluntariedade e presença física nos rebotes, hoje presentes (14/28), superando os eslovenos que conseguiram 33 (5/28), num embate que decidiu a partida onde deveria ser decidida, lá dentro, embaixo da cesta apesar de um lastimável 14/31 nos lances livres e 6/16 nos três pontos, em tudo compensados pelos 28/56 dentro do perímetro nas bolas de dois. E nesse ponto é que residem as chances da equipe na Copa Mundial, que seriam reforçadas se uma dinâmica e permanente movimentação dentro do perímetro fosse implementada, assessorada por uma dupla armação de verdade, trabalhando em proximidade, principalmente nas levadas de bola vindas da defesa, ponto em que as equipes mais categorizadas explorarão no caso de usarmos um único armador, com certeza. O fato de baixarmos um pouco a estatura da equipe, seria bastante compensada pelo maior e mais eficiente confronto defensivo, o que ocorreu hoje, principalmente no segundo quarto, mas que não foi levado adiante, pelo simples fato de não termos levado, ou convocado, jogadores melhores e mais aptos para essa função, prejudicando em muito a rotação nesse importante e fundamental setor. Enfim, uma réstia de luz apareceu no fim do túnel, não como uma esperança campeã, mas sim, uma busca de encontro ao bom senso técnico e tático, tão esquecidos ultimamente.

 basq-derrickrose-josebarea-eua-portorico-get

Finalmente, após o jogo da seleção americana contra o Porto Rico, fica no ar uma pergunta que direciono aos “estrategistas” do grande jogo do país – Qual, ou quais, os sistemas de jogo adotados pelo técnico americano em sua impactante equipe? Sistema Único, Motion Offense, ou simplesmente Fundamentos individuais e coletivos? Acertou quem apontou esse último, base de tudo no grande jogo, e suficiente para vencer e derrubar qualquer sistema que não conte com o pleno conhecimento e domínio dos mesmos, e que nos é vetado por um significativo número de prancheteiros e patéticos performáticos midiáticos de beira de quadra, onde as poucas exceções não contam…

Amém.

Fotos – Reproduções da TV e do Globoesporte.com. Clique nas mesmas para ampliá=las.

 

 

 

 

 



2 comentários

  1. Gil Guadron 23.08.2014

    EQUIPO USA ….

    Al margen de los resultados del mundial coach ” K “, esta mostrando un estilo de juego basado en las fortalezas de los jugadores que tiene.

    Desde tiempos inmemoriables se considera que un equipo de baja estatura debe jugar defense agresiva como base de su ataque ,empujar la salida rapida cuando sea posible , y establecer un ataque de media cancha basada en — tiros de alto porcentajes —.

    La pelota es demasisda valiosa como para perderla tirandola como si fuera — un juego de loteria –.

    De tal manera que el tiro de alto porcentaje de Juan, no es el mismo de Pedro o Jose.

    Estar en una excelente condicion fisica es fundamental para un equipo de basquetbol, la que se hara evidente si su equipo presiona constantemente desde los inicios del partido.

    La idea es — desgastar fisicamente al rival –y para ello tiene que presionar tanto ofensiva como defensivamente durante todo el partido !!!!

    Su equipo es tan bueno como sus suplentes !!!

    Citando libremente a John Wooden :

    Ejecute correctamente los fundamentos del basquetbol.. ponga en maximo de sus esfuerzos y al margen de los resultados , salga con la frente en alto, pues hizo el maximo de sus esfuerzos, y nadie le puede pedir mas que eso, y de eso, solo usted lo sabra.

    Gil Guadron.

  2. Basquete Brasil 25.08.2014

    “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura…”. Um dia, quem sabe Gil, aprendamos a executar os fundamentos, como merecem ser executados…
    A luta continua, temos de ir em frente, sempre e sempre…
    Um abração Gil. Paulo.

Deixe seu comentário