ONDE QUANDO TUDO COMEÇOU…

28A8BD83-9D2F-4F19-9310-E1CD1BD06629 (1)ABAA32EE-E1ED-45DE-9620-75A40E56E092P1100641-001P1100653-002

 

Dois dias atrás fiz parte da mesa inaugural do I Seminário Regional sobre Prática de Ensino/Estágio supervisionado em Educação Física, atendendo o convite do Mestrado em Ciência da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira – Universo – com o tema A Prática de Ensino e a Didática no momento de sua implantação na UFRJ (a primeira a fazê-lo no país), quando os pioneiros daquele momento fundamental da Educação Física Brasileira discorreram suas experiências e vivências, conforme a programação a seguir-

      A UNIVERSO realizará, no dia 15 de abril, de 2015, I Seminário Regional sobre Prática de Ensino / Estágio Supervisionado em Educação Física. O programa está assim constituído: A Prática de Ensino e a Didática no momento de sua implantação na UFRJ, a única universidade existente no Estado do Rio de Janeiro. Prof. Paulo Emanuel da Hora Matta (UFRJ/UERJ); Prof. Dr. Paulo Murilo Alves Iracema (UFRJ),Prof. Dr. Alfredo Faria Junior  (UFRJ/UNIVERSO). A Prática de Ensino e a Didática na Universidade Castelo Branco e na Universidade Gama Filho. Prof. Eugênio Corrêa (UCB) e Profa. Dra. Vera Lúcia Costa (UNIFOA / UCB). A Prática de Ensino e a Didática na Universidade Rural do Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense. Prof. Dr. Marcos Santos Ferreira (UFRRJ), Prof. Dr. Evaldo Bechara (UERJ), Prof. Dr. Waldir Lins Castro (UFF). A Prática de Ensino e a Didática na Atualidade: as experiências da UNISUAN, da UNIVERSO e da FAMATH.  Prof. Roberto Santos (UNIVERCIDADE/UNIVERSO), Prof. Dr. Carlos Figueiredo (UNISUAM/UNIVERSO), Prof. Maurício Barbosa (UNIVERSO), representante da FAMATH. Os conteúdos das mesas constituirão os Capítulos de um livro a ser publicado.

Ao final da minha palestra, que brevemente veicularei aqui no blog, assim como a dos demais palestrantes, tive a honra de ser agraciado com uma placa comemorativa pelos longos anos dedicados à Educação Física Brasileira, no que fico lisonjeado e agradecido aos professores responsáveis pelo Mestrado em Ciência da Atividade Física daquela prestigiosa Universidade, na pessoa do Prof. Dr. Alfredo Faria Jr, com quem participei da introdução e os demais professores, quase todos ex-alunos nossos na UFRJ. Pena e muito lamentada a ausência, por motivo de saúde, do Prof. Paulo Emanuel da Hora Matta, um dos pioneiros daquela primeira hora da Didática/Prática de Ensino e Estagio supervisionado da Educação Física Brasileira.

Amém.

Fotos – Andre Raw. Clique nas mesmas para ampliá-las.

Foto de grupo – Professores Roberto Santos, Paulo Murilo Alves Iracema, Alfredo de Faria Jr., Léa Laborinha e Eugênio Corrêa.

 



2 comentários

  1. Gil Guadron 18.04.2015

    Paulo:

    Felicitarlo por la insistencia de que el entrenador de basquetbol es — un professor — y como tal debe dominar el proceso de aprendizaje del ser humano.

    Para el profesor de cualquier asignatura del curriculo escolar y en nuestro caso el professor de basquetbol , dominar como se produce el aprendizaje como product de conocer los procesos cognitivos , el procesamiento de la informacion en la memoria , y la motivacion, entre otros tantos conceptos son basicas, son fundamentals para orientar adecuadamente el aprendizaje.

    Por favor hagale llegar mis respetos al profesor Farias.

    Abrazos.

    Gil

  2. Basquete Brasil 18.04.2015

    Obrigado, amigo Gil, e certamente comunicarei seu pedido ao Alfredo, afinal somos todos egressos da arte de ensinar a ensinar, tão em falta nos dias atuais. E a luta continua…
    Um abração, Paulo.

Deixe seu comentário