A CHUTACAO QUASE CENTENARIA, UMA CONQUISTA (From Dublin)…

Dublin, cidade onde vive o Joao David, filho mais novo, a dez anos. Antiga, geralmente nublada, e muito, muito fria, onde o vento constante lança a temperatura ao congelante, como no belo passeio pelos Gardens, curtido em um terço pelo vento cortante, deixando no gélido ar o quão impactante seja num ensolarado dia de verão, ou primavera. Ser conhecida como a Ilha Esmeralda faz justiça a uma Irlanda verdejante a não mais poder, mesmo num inverno mais do que rigoroso. Porem, a breve convivência com o filho caçula compensa as baixas temperaturas, onde um bom vinho é sempre bem vindo…

Compensações existem, como as tecnologias instaladas em sua casa, e com as quais trabalha no PayPal, dando a mim a oportunidade de estar ligado a qualquer momento com o Brasil, e mesmo poder assistir em alta definição as programações de nossa TV e os jogos de basquetebol que desejar analisar neste humilde blog…

Assisti uns poucos e medíocres jogos, onde a mesmice endêmica que se instalou definitivamente no pais se faz presente sem cerimonias, mas foi num relatório de jogo, Paulistano x Sao Paulo, que tive a mais absoluta certeza de que dificilmente conseguiremos emergir do abissal fosso em que meteram o grande jogo, da forma mais absurda e suicida, e para dirimir quaisquer duvidas, ai vão os terríveis e inacreditáveis números, num jogo com uma prorrogação e placar final de 98 x 92 para o Paulistano:

– Nos 2 pontos – 18/41 para o Sao Paulo é 17/27 para o Paulistano.

– Nos 3 pontos – 14/38 para o Sao Paulo e 17/55 para o Paulistano.

– Temos então – 35/68 nos arremessos de 2 pontos e 31/93 nos de 3 pontos, numa conclusiva definição do fracasso defensivo e ofensivo em que caminha no fio de uma navalha o grande jogo tupiniquim. Triste e vergonhoso que estrategistas disfarçados de técnicos imponham ao basquetebol uma fraude nominada de “ basquetebol moderno”, onde estrangeiros, agora em numero de quatro por franquia, façam e desfaçam técnica é taticamente o que querem em quadra, e claro, seguidos pelos nacionais que os suplementam, sob o aplauso consentido daqueles que deveriam incutir preparo fundamental e sistemas de jogo decentes, criativos e coletivistas, e não esses espetáculos onde a mediocridade seria elogiosa demais. Inadmissível que se chegue perto de 100 arremessos de 3 pontos numa partida de basquetebol, mesmo prorrogada, num testemunho vivido e constrangedor da mais absoluta pobreza de técnica individual e coletiva, irmanada a pobreza muito alem de miserável de um “NBB como nunca se viu”, o que realmente concordo com a apeladora definição, porem acrescentando …de tão ruim, ridiculo e descaracterizado do que venha a ser um verdadeiro jogo de basquetebol”, como nunca deveria ser visto num pais de tantas tradições no grande jogo…

Afinal, o que querem provar com tanta ausência, omissão e descompromisso para com o basquetebol, esse fechado e inóspito corporativismo que se apossou do mesmo, em nome de um deletério “sistema moderno de jogo”? O que querem meus deuses? Mata-lo de vez?…

Agora mesmo o inenarrável Confef, faz uma parceria com a CBB para preparar técnicos para a nova modalidade de 3 x 3, admitida na Olimpiada de Toquio, e aqui faço a pergunta primal – Com que competência legal e técnica um absurdo conselho de educação física se considera apto na formação de técnicos desportivos, função de caráter superior em escolas superiores de educação física, e não por conselhos destinados originariamente as observâncias trabalhistas dos que denominam profissionais de educação física? Quer dizer que de agora em diante teremos um Confef e seus Crefs estaduais formando técnicos esportivos em cursos (?) de alguns dias para depois “provisiona-los” como tem feito por todo este imenso, injusto é desigual pais desde sua fundação? E qual será o próximo passo, o Bacharelato e a Licenciatura? Com que direitos, e quais leis federais o autorizam? Um conselho criado a mais de vinte anos e que é gerido em sucessivas eleições por uma única pessoa desde sua fundação, não pode ser levado a serio, assim como o gestor semi eterno, destituído do COB agindo da mesma forma, e prestes a ser cobrado e investigado pelas fraudulentas empreitadas na organização e realização das competições mundiais aqui realizadas recentemente. ..

“Oficializar” a formação de técnicos, seja em que esporte for, através reuniões e palestras inócuas em um ou mais fins de semana é um engodo que tem trazido o mais devastador prejuizo ao grande jogo, técnica, tática e na mais básica de suas necessidades, a formação de base…

É tempo de se por a limpo as finalidades de um conselho que interfere exclusivamente na educação fisica, disciplina curricular desde o ensino de primeiro grau ate o universitário, nao se conhecendo conselhos nas demais disciplinas em nenhum desses niveis de escolaridade. Por que so a educação fisica, porque? Ou sua importância na estruturação mais do que presente da industria do corpo, com seus bilhões movimentados a cada ano, na qual os futuros bacharéis prestam seus estágios nas holdings gestoras das milhares de academias a preço vil?…

Honesta é sinceramente pergunto – Qual o verdadeiro interesse de um conselho de educação fisica na formação de técnicos de basquete excedendo suas funções perante a lei?…

Pobre basquetebol brasileiro sob tantas e negativas influencias. Torco para que os deuses o possam ajudar, mas tenho la minhas bem pensadas e solidamente embasadas duvidas,,,

Amem..

Fotos – Arquivo pessoal e divulgação CBB.



Deixe seu comentário