CACOS…

P1080522-001P1080547-001

Semaninha complicada essa, com muito ego inflado e desvarios recordes nos arremessos, e muito mais, vejamos:

 

Caco 1 – Está ficando na moda técnico culpar jogadores por derrotas, copiando o mote clássico do futebol – Eu ganho, nós empatamos, eles perdem- adaptando ao basquete o cretino – Eu ganho, eles perdem…Porque não se olham  num espelho antes? Ficariam realmente envergonhados…

 

Caco 2 – Vou a um poderoso site para conhecer as equipes e seus jogadores que atuarão no NBB7, percorrendo um a um os escudos, até, que em um único deles me deparo com a foto do técnico, numa exposição bem parecida com a de um outro do volei (só que num ginásio – vide foto), numa explícita ação de culto à personalidade, lamentável em termos desportivos, e educacionais…

 

Caco 3 – A LNB se lança nas transmissões de jogos pela internet, ação louvável, porém um tanto pretensiosa no que se refere ao modus operandi, pois tenta copiar a fórmula das emissoras de TV, num aparato que deveria ser bem mais contido, mais técnico, sem rapapés dispensáveis para quem realmente gosta e entende do grande jogo, resguardando as vultosas verbas para, em videos, disponibilizar os demais jogos, crús, somente com o som ambiente, levando aos muitos interessados imagens importantes para o desenvolvimento da modalidade em todo o país, através os vídeos que são obrigatoriamente feitos em cada partida, e que pelo que consta, são somente veiculados para os técnicos das equipes participantes.

 

No NBB2 veiculei alguns destes videos aqui no blog quando dirigi o Saldanha, e que mostrou a muita gente o que propunhamos e efutuamos junto aquela equipe. Porque não repetir a experiência com todas as equipes, sairia mais barato (o You Tube é uma possibilidade) e muito mais eficiente em termos técnicos e de massificação do grande jogo…

 

Caco 3 – Fala-se e escreve-se muito sobre evolução técnico tática em nosso basquetebol, com técnicos inovando e propondo sistemas universais, defesas estratosféricas, mobilidade rivalizando com o moto contínuo jamais conseguido pela ciência, preparação física monolítica, no entanto, estancar uma hemorragia que afunda cada vez mais o jogo entre nós, nada, nadinha, tendo inclusive os argentinos que se encontram agora em equipes nacionais aderindo à febre desenfreada dos três, das bolinhas salvadoras, autofágicas, como num suicídio coletivo e imparável. No jogo da Liga Sul Americana entre Baurru e Brasilia, foram perpetrados 32/68 daqueles torpedos, sendo que os paulistas sozinhos lançaram um 19/43 inacreditável, contra 14/35 de dois pontos, num jogo que venceram por 95 x 67. Duvido, mas duvido mesmo que o fizessem contra uma equipe com razoáveis defensores, que são quase impossíveis de serem encontrados nestas plagas, ocupados que estão no duelo de quem faz a última. apagando a luz o vencido…

 

Caco 4 – Vou ao Tijuca com meus dois filhos, e batemos com as caras na porta do interditado ginásio, entrando somente eu por ser jornalista, num jogo com duas das melhores equipe do NBB7, Flamengo e Franca. Sento-me numa cadeira de meio de quadra para fotografar melhor, quando recebo a companhia do ex aluno da UERJ e colega da UFRJ Byra Bello, comentarista da Sportv, estabelecendo daí para diante uma conversação deliciosa e estimulante, regada a grandes lembranças de um pujante basquete carioca e brasileiro, dos quais fizemos, e fazemos parte dentro e fora das quadras, como técnicos e professores de gerações amantes do grande jogo e da Educação Física em geral. Um feliz encontro que fez muito bem a nós dois, tenho certeza, esperando que se repita em breve.

 

Quanto ao jogo, que comentamos bastante, foi muito equilibrado, e duramente disputado, com ambas as equipes atuando dentro e fora do perímetro, intensamente, vencendo o Flamengo que conseguiu 32 pontos no garrafão, dez a mais que Franca, no fator que decidiu a partida por 82 x 79.

 

Finalmente, aceitei o convite dos organizadores do 2o Congresso de Direito Desportivo, a ser realizado na UFSC em Florianópolis de 17 a 19 do corrente, para fazer parte da Mesa de Debates Crise no Esporte Brasileiro no dia 18 às 19 hs.

 

Amém.

Fotos – Reproduções da Tv. Clique nas mesmas pra ampliá-las.

 

 

DSCN3069-001P1030731-001



Deixe seu comentário